A importância da segurança no e-commerce

Muitas vezes relegada a um segundo plano, a importância da segurança no e-commerce merece uma atenção especial dos novos empreendedores do varejo online, tanto quanto a escolha da plataforma ou outro aspecto qualquer de um projeto de e-commerce.

Muitos empreendedores focam sua preocupação na questão dos meios de paramento online, com a falsa impressão de que a importância da segurança no e-commerce se restringe a garantir o recebimento das compras efetuadas na loja, mas a coisa vai muito além.

É claro que a segurança das transações eletrônicas de uma loja virtual precisa ser alvo de preocupação e muito planejamento, mas a questão da segurança também influencia a experiência de compras dos seus cliente. Quem se arriscaria a fornecer informações sobre cartões de crédito, por exemplo, em um ambiente que não inspira segurança?

O desafio de vencer a barreira da desconfiança no e-commerce

Algumas pesquisas mostram que ainda é grande o número de pessoas que tem medo de realizar compras pela Internet usando cartões de crédito ou transferência eletrônica. Isto explicaria até mesmo a elevada taxa de compras efetuadas através de boletos bancários que hoje gira em torno de 20% segundo o último relatório Webshoppers.

A importância da segurança no e-commerceA questão da segurança no e-commerce ainda é uma grande barreira para o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil. Afinal de contas, para muita gente, comprar pela Internet ainda é uma coisa nova, principalmente nas classes C, D e E que ingressaram a bem pouco tempo neste mercado.

Por isso, conquistar essa confiança é um desafio tão importante para o administrador de uma loja virtual. A importância da segurança no e-commerce é uma questão muito maior do que simplesmente proteger os pagamentos feitos na loja, passa também por proteger o cliente das ações dos bandidos virtuais.

O problemas da segurança no comércio eletrônico envolvem os dois lados, o lojista que por muitas vezes vê seu site invadido e seus dados roubados ou adulterados, e também o do consumidor, que pode ter seus dados pessoais roubados e usados de forma fraudulenta.

Os riscos que uma loja virtual corre

Nos dias de hoje, um e-commerce está sujeito a basicamente três tipos de de ameaças:

  • Invasão do site para dano na estrutura do site
  • Invasão para uso de recursos do sistema
  • Invasão para o roubo de informações do banco de dados de pagamento
  • Invasão para roubo de outros tipos de de dados, como mailing da loja

No primeiro caso, trata-se de uma invasão que tem como objetivo causar dano à estrutura do site, como as invasões para Defacement, onde o invasor modifica as páginas de um site.

A internet está cheia de programas maliciosos, conhecidos como “malwares” que tem como principal objetivo se instalarem no servidor onde a loja virtual está instalada e invadir o banco de dados para furtar informações e promover modificações de informações.

Se engana quem pensa que a importância da segurança no e-commerce se restringe à integridade do site e das informações sobre pagamento. Como em muitas plataformas as informações sobre cartões de crédito não ficam armazenadas no servidor da loja e sim no banco de dados do facilitador, gateway ou agente financeiro final, um outro alvo da invasão pode ser os dados de e-mail da loja.

Como proteger o seu e-commerce

Em qualquer ambiente em se processem dados pessoais ou empresariais, é necessário que o ambiente seja protegido por uma certificação digital. A função de um certificado digital é criptografar e descriptografar os dados que transitam nestas operações, garantindo assim que, mesmo sendo interceptadas, estas informações não possam ser usadas de forma fraudulenta.

É o certificado digital que faz som que seja exibido o tão famoso “cadeado amarelo” nas páginas onde se processam as transações. Isso ocorre porque ao se instalar o certificado digital, a loja passa a trabalhar no protocolo HTTPS. Essa é uma atitude, que além de proteger as informações, transmite segurança a quem acessa e compra em sua loja.

Além de toda esta questão sobre certificados de segurança, é importante também, para garantir a segurança da sua loja virtual, que ela esteja hospedada em um provedor que siga as boas práticas de segurança na Internet. De nada adianta cercar o seu e-commerce de certificações se o provedor é um verdadeiro “queijo suíço” em termos de vulnerabilidades.

Por Alberto Valle no Guia de E-commerce

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