A importância do provedor de hospedagem

Uma das coisas mais importantes na criação de uma loja virtual é a qualidade do serviço prestado pelo provedor que vai hospedar a sua loja virtual.

Se você fizer a escolha errada prepare-se para vários aborrecimentos e um fraco desempenho da loja.

A prostituição no mercado de hosting mundial é um fato. Por isso vejamos o que deve ser levado em conta na hora de decidir a onde você deve hospedar seu sistema de e-commerce.

Capacitação Técnica

O provedor de hospedagem é o alicerce de sua loja virtual, portanto não faz o mínimo sentido você investir dinheiro em um ótimo sistema e depois economizar centavos na hospedagem de sites. Provedores de hospedagem pequenos dificilmente conseguem dar conta do processamento de um sistema robusto e exigente como é o de uma loja virtual seja ela qual for.

Hospedar páginas HTML é uma coisa, mas sistemas complexos que envolvem a comunicação com vários serviços externos como os Correios, Google e formas de pagamento on-line além de muito processamento é outra coisa e certamente não é para qualquer um.

Tipo de Hospedagem

Existem atualmente dois tipos de hospedagem ou web hosting, a própria e a revenda. No primeiro caso a hospedagem é realmente feita pela empresa que tem acesso e controle efetivo sobre os servidores.

Essa pode solucionar qualquer problema de imediato. Já no caso da revenda, a empresa está simplesmente intermediando e revendendo o serviço prestado por outra e não tem controle algum sobre a questão técnica dos servidores.

Isso é um problema, pois no caso de suporte o tempo de resposta vai ser muito maior e seus clientes certamente não vão ficar esperando sua loja voltar a funcionar para fazerem suas compras.

Tradição no Segmento

Provedores de hospedagem com tradição em sistemas de lojas virtuais certamente são os mais indicados, pois já possuem experiência no segmento e certamente já tem instalados todos os recursos necessários para a instalação de sistemas mais exigentes como cartões de crédito e cobranças on-line.

Um detalhe importante, nem sempre quem diz hospedar lojas virtuais tem experiência e capacidade técnica para isso, portanto não se iluda com anúncios de provedores que dizem possuir sistema próprio de e-commerce, pois isso não significa ter experiência no segmento.

Na maioria das vezes estes sistemas “próprios” são sistema open source como por exemplo a osCommerce e o provedor não tem nenhum comprometimento com o funcionamento.

Suporte ao Usuário

Se o sistema de suporte for deficiente você terá uma fonte inesgotável de aborrecimentos. Um provedor de hospedagem deve ter um sistema rápido e eficiente de atendimento e solução de possíveis problemas técnicos.

Um sistema de comércio eletrônico não pode se dar ao luxo de ficar esperando 24, 48 horas por uma solução ou informação simples que pode resolvida através do painel de controle ou uma informação rápida dada por telefone. Provedores que tem como ponto de partida para a solução de seus problemas a indicação de “abrir um chamado” , pode esquecer, vão lhe trazer problemas.

Preço do Serviço

Uma das formas de identificar um bom provedor está justamente no preço. O preço de um bom serviço de hospedagem oscila entre 25 e 30 reais.

Qualquer coisa abaixo disso é para levantar sérias suspeitas em termos de qualidade, pois nesse setor não há como fazer mágica. Os salários são altos e os custos de manutenção e atualização também, portanto, não tem como inventar formulas mágicas e cobrar menos.

Esses são alguns pontos que devem ser levados em consideração ao fazer uma escolha tão importante como a da hospedagem de sua loja virtual.

É claro que toda regra comporta algumas exceções, mas se dois ou mais itens acima citados se encaixarem no perfil do provedor que você pretende contratar você deve ficar preocupado. A indicação do desenvolvedor do sistema continua sendo a maneira mais pratica de evitar armadilhas e problemas futuros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here