O Impacto do Plano da Banda Larga no E-Commerce

Banda Larga e E-CommerceO ano de 2010 certamente será marcado por eventos importantes para o Brasil e que serão lembrados por bastante tempo. Antes de deixar o posto mais importante da política nacional, o presidente Lula anunciou o investimento consistente no Plano Nacional da Banda Larga, o PNBL. Começamos bem , com a nomeação da Telebrás para gerir o Plano e fazer esse sonho acontecer.

O entusiasmo no que diz respeito à Telebrás tem nome: Rogério Santanna dos Santos, grande entusiasta da popularização da banda larga no país e que assumiu a condução da Telebrás com a seguinte declaração: “O desafio do século 21 é construir novas estradas para que o comércio eletrônico se estabeleça. E temos ativos humanos e de capital para que isso aconteça”. Rogério vê como premissa fundamental desse Plano o incentivo à concorrência entre as empresas do setor.

Sabemos que o caminho a ser percorrido ainda é longo e árduo. A conectividade no Brasil ainda é bastante deficiente quando comparada a outros países. Sob os diferentes aspectos, como preço, penetração da banda larga e velocidade média, permanecemos atrás de países como México, Polônia, Portugal e Austrália. Ao sermos comparados com as potências do setor como Japão e Coréia do Sul, a diferença é gritante.

Mas, vamos às boas notícias. Segundo o Ibope, temos atualmente cerca de 65 milhões de internautas no Brasil. Com o PNBL, o Governo pretende estender o acesso à Banda Larga para 40 milhões de domicílios até 2014. Hoje, esse número chega a aproximadamente 12 milhões de residências.

 

Mais usuários de banda larga no país significa um número cada vez maior de e-consumidores. Anualmente, temos acompanhado o crescimento no número de compradores nas Lojas Virtuais. Com o aumento de penetração da Banda Larga, esse gráfico crescente ganha mais um incentivo para apresentar números favoráveis ao Varejo On-line.

Outro reflexo positivo do aumento do acesso à Internet rápida é a venda cada vez maior de Computadores e Acessórios de Informática. A população começa a caminhar na direção da digitalização definitiva e os E-Empreendedores só têm a ganhar com essa tendência de crescimento.

Para concluir, é preciso lembrar que uma conexão de qualidade proporciona maior liberdade para a utilização de recursos avançados nos websites brasileiros, tornando a navegação mais atrativa ao consumidor. É importante estar atento a essa movimentação e preparar o seu negócio para a evolução dos próximos quatro anos.

Comece a programar o futuro do seu negócio hoje, pensando nos milhões de novos e-consumidores brasileiros, recém chegados e com muita vontade de participar desse mundo fascinante do Comércio Eletrônico nacional.

Estamos participando do Prêmio Top Blog 2010. Clique aqui e nos prestigie com seu voto!
 

Cadastre seu e-mail em nosso Boletim Informativo ou assinar nosso Feed Completo

 

Banda Larga Impulsiona O E-Commerce
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here