Banimento do Google – O Castigo Maior

Como dito no artigo Primeiro Lugar no Google, muita gente que garante o famoso top rank, além de não conseguir cumprir a promessa acaba causando um mal ainda maior, o banimento do site ou loja virtual das páginas de respostas do Google, simplesmente o principal canal de acesso a qualquer site hoje em dia. Isso significa que a sua loja vai passar um bom tempo sem aparecer nas ferramentas de busca, pelo menos nas respostas orgânicas.

O Que é Banimento de Ferramentas de Busca

A coisa é bem simples. O Google exige que todos os sites concorram em pé de igualdade conquistando colocações em função da excelência das páginas exigidas. Por isso, sites que tentam burlar este critério simples, são penalizados com a exclusão de suas URLs das páginas de respostas do Google. Nada mais justo. Afinal, todo mundo sabe o quanto é importante estar entre os dez primeiros no Google.

A punição é severa. O site é sumariamente eliminado das páginas de respostas das ferramentas de busca por um bom tempo,  três meses ou mais e toda a pontuação obtida para o page rank da URL é apagada. Em caso de reincidência a punição é de um tempo bem maior ou a eliminação definitiva do site. Não adianta enviar milhares de e-mails para o buscador dizendo que você “nem sabia” que isso estava acontecendo porque não vai adiantar de nada. Se o site é seu, a responsabilidade sobre o conteúdo e o que é feito nele é toda sua e por isso não adianta apresentar centenas de desculpas para o fato de ter usado técnicas de Black Hat para inflar o seu Page Rank, a administração dos buscadores vai simplesmente ignorar suas mensagens. Em mais de 8 anos nesta área, nunca soube de um caso em que contestações tenham adiantado de alguma coisa.

O Que é Black Hat

Existem alguns procedimentos não éticos de programação e até mesmos sistemas que geram situações que fazem com que um determinado site atinja uma ótima colocação nas ferramentas de busca em pouquíssimo tempo. É o que chamamos de Black Hat SEO. Estas técnicas são usadas por várias “empresas” que garantem resultados “milagrosos” para o seu site a um preço “baratinho” e em “poucos dias”. O resultado realmente aparece, mas em pouco tempo você descobrirá que perdeu não somente a posição de destaque que ocupava, mas também qualquer referência no Google, Yahoo ou Bing/MSN.

Como É Descoberto

Para o Google e outros buscadores isso é bem simples. Na primeira varredura os buscadores aplicam o algoritmo que calcula o Page Rank de forma automática e atribuem a classificação a URL. É nesse momento que o seu site consegue uma ótima colocação, só que essa alegria vai durar pouco. As novas colocações passam então a ser analisadas pelo Google para verificar possíveis distorções ou mudanças muito abruptas de colocação. As ferramentas de busca sabem que ninguém conquista o top 10 das páginas de resposta de uma hora para outra. Uma vez constatada a variação violenta no posicionamento, os buscadores retornam à URL em questão e fazem uma análise bem mais detalhada. É ai que a farsa é descoberta e é aplicada a punição. Não demora nem uma semana.

Black Hat Involuntário

Também é comum o banimento por Black Hat involuntário. As vezes, em função da falta de treinamento específico para o cadastramento em ferramentas de busca, a pessoa que está gerenciando o site ou loja virtual, sem querer, acaba usando procedimentos que caracterizam uma ação de Black Hat SEO e o site acaba sendo penalizado mesmo sendo uma ação involuntária. A situação mais comum é a repetição excessiva de palavras-chave no conteúdo da página. Existem limites para isso e ferramentas apropriadas para medir e avaliar este tipo de ação. Outras ações como o uso de palavras-chave indevidas também levam ao banimento no Google. A melhor forma de evitar este tipo de problema é ter pessoal com treinamento em SEO para desempenhar este tipo de atribuição em seu site, blog ou loja virtual.

Como Evitar o Problema

Em primeiro lugar procure pessoas e empresas realmente qualificadas para este tipo de serviço. Não dá para se iludir com lindos anúncios garantindo um lugar no céu. Se o anúncio garantir qualquer posição nas ferramentas de busca descarte imediatamente. Isso não existe e desafio a qualquer um provar o contrário. Em segundo lugar, para garantir que não vai ocorrer o problema de Black Hat involuntário, é essencial que a pessoa que administra o site ou cadastra produtos em uma loja virtual tenha treinamento na área de otimização de sites. Conhecendo as técnicas ninguém corre o risco de fazer besteira e nem precisa usar de procedimentos não éticos para conseguir uma boa posição nas páginas de respostas das ferramentas de busca.

Por Alberto Valle consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Banimento do Google – O Castigo Maior
Avalie este artigo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here