O blog como ferramenta de marketing de conteúdo

Blog como ferramenta de marketing de conteúdoExistem diversas estratégias de marketing digital, como SEO (otimização de sites para buscadores), links patrocinados e mídias sociais.

Entretanto, nenhuma delas levará ao resultado esperado, que é a conversão (seja uma venda, o preenchimento do formulário de contato ou algo definido por você) do usuário se não existir uma preocupação com o conteúdo gerado.

A relevância do conteúdo existente em seu site pode ser a diferença entre o visitante decidir pela sua empresa ou a do concorrente.

E não é apenas isso. Pois um conteúdo bem elaborado melhora substancialmente por si só o posicionamento de seu site nos buscadores (Google, Yahoo e Bing).

A melhor forma de produzir conteúdo é através de um blog, ferramenta muito conhecida de quem está acostumado a navegar na web em busca de conhecimento.

O blog é uma forma de interagir muito interessante com os visitantes, que podem comentar e dar sua opinião sobre os assuntos discutidos nos posts do blog.

Essa interação faz com que a atenção dos visitantes seja maior, pois uma dos fatos que fazem da web um sucesso é a possibilidade de se interagir com o conteúdo.

Existem diversas ferramentas para se construir um blog, como o wordpress, o blogspot e o blogger. Todavia, em minha opinião, o wordpress é uma ferramenta sem igual.

Mas como fazer um planejamento de marketing de conteúdo eficaz utilizando um blog? Vamos aos pontos:

Qual é o objetivo do blog?

Compartilhar novidades de seu segmento, mostrar o conhecimento de sua equipe técnica ou sanar dúvidas sobre seus serviços ou produtos?
É necessário analisar bem esse ponto, pois não só deve-se focar no assunto de maior conhecimento por parte da empresa, mas aquilo que seja mais interessante para seu público-alvo, pois de nada adianta escrever sobre algo que ninguém vai ler.

Quem será o responsável pela atualização do blog?

Atualizar um blog e produzir conteúdo para o mesmo requer muito tempo e trabalho. Não pense que vai ser fácil, então se você não tem um funcionário capaz de fazer o mesmo, o mais interessante ode ser terceirizar esse serviço. A terceirização sai mais barata e o resultado vai ser melhor do que fazer você mesmo ou contratar um profissional apenas para isso.

Qual a freqüência de atualização?

É necessário existir uma freqüência de atualização, pois o leitor se acostumará com essa freqüência.

Forme uma equipe de autores dentro de sua empresa, onde cada um assuma a responsabilidade de produzir conteúdo. Mais uma vez, terceirizar pode ser mais interessante.

Produzir conteúdo relevante

Produzir conteúdo não é fácil. Conteúdo de qualidade então, mais difícil ainda. É necessário conhecer a fundo sobre o assunto ao qual o blog irá trabalhar.

Abuse de ferramentas como o Youtube e o Slideshare para produzir conteúdo interessante para seu visitante. Utilize também como fonte outros blogs que falem do mesmo assunto que o seu sempre citando a origem da informação.

Redação para web

Outro ponto muito importante é o conhecimento sobre redação para web, pois é necessário escrever de acordo com linguagem de seus visitantes (exemplo: termos técnicos para adolescentes não é muito interessante) e utilizando as palavras chaves corretas, que farão com que os buscadores posicionem de forma mais interessante seus posts.

Distribua o conteúdo

Se sua empresa possui perfis em mídias sociais, distribua o conteúdo produzido através delas. O Twitter é uma das mais interessantes ferramentas para isso. Sites agregadores, como o UEBA (http://www.ueba.com.br/), o diHITT (http://www.dihitt.com.br/) são ótimos lugares para você distribuir seus posts.

Investir em conteúdo, além de “amarrar” seus visitantes no site, gera muitas visitas de pessoas que passarão a conhecer sua empresa ou que podem vir a se tornar clientes pela oportunidade.

Quer um exemplo? Vamos supor que uma empresa queira entrar no mercado do e-commerce e procure informações sobre como fazer o projeto do mesmo, digitando no Google “projeto de e-commerce passo a passo”. O 1º resultado é o do meu blog pessoal, este no qual vocês estão no momento.

Ou então vamos supor que o termo buscado seja “Marketing de busca planejamento”, para alguma empresa que tenha interesse em aparecer bem posicionado nos buscadores.

Assim, podemos ver que o blog da Magoweb Campo Grande (www.magoweb.com/cg) aparece em segundo lugar, atrás apenas da definição da Wikipédia sobre o termo. Logo na seqüência, vem mais um blog nosso (3º posição), o clínica de marketing digital (www.magoweb.com/clinicadigital).

Pessoal, fico por aqui. Realizar um bom planejamento de marketing de conteúdo através de um blog significa fidelização de clientes, exposição da marca, referência dentro de seu segmento e um aumento exponencial do número de visitas oriundas de buscadores como o Google.

Fonte: Blog do Mayko Franceschi

Blog como ferramenta de marketing
Avalie este artigo

8 COMENTÁRIOS

  1. O Blog é uma ferramenta muito importante para quem procura divulgação! Além disso, divulgar o blog também é indispensável! Ele pode ser divulgado em redes sociais, twitters e etc!

  2. Sem sombra de dúvidas os blogs são excelentes mas demandam muito tempo e conhecimento. Gostei de sugerirem terceirizar este trabalho, mesmo porque as empresas não terão tempo de permanecer online respondendo e interagindo com os consumidores.

    Essa matéria está excelente.
    Parabéns

    Alessander Raker

  3. Olá Amigos,
    O artigo é muito bom!
    Penso que o maior desafio seja a criação de artigos e conteúdo para publicar no Blog. Pensei em terceirizar mas não encontrei ainda um(a) profissional com esse perfil, especialmente pelo fato de que precisa estar afinado com a cultura da empresa, dos produtos e serviços ofertados.
    Vou tentar criar essa comunicação por aqui e depois compartilho.
    Saudações a todos
    Antonio / Campinas SP

  4. Interessante. Optei no inicio do ano por construir um blog. Foi um dos melhores investimentos que já fiz. Para quem atua com consultoria e Nao tem uma grande empresa, as ferramentas das midias sociais facilitam a interação com os clientes e profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here