O calendário do e-commerce brasileiro

O calendário do e-commerce brasileiroHá muito tempo, datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, entre outras, funcionam como ferramenta para impulsionar o consumo e, consequentemente, as vendas do varejo. Sendo assim, não seria nenhuma novidade dizer que este movimento atinge também o comércio eletrônico.

No e-commerce brasileiro, as vendas dos chamados períodos sazonais crescem a cada ano. Mas, o que chama a atenção é que as. Mais interessante ainda é saber que estas datas são próprias do e-commerce, comprovando o início de sua independência do varejo tradicional.

São os casos do Black Friday, Cyber Monday, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis. Estas são datas marcadas pela mobilização em massa das lojas virtuais que realizam, por 24 horas, uma megaliquidação com descontos acima do normal. O recurso funciona para os varejistas, que podem liquidar estoques, fidelizar clientes e gerar leads; e para os consumidores, que aproveitam as promoções para adquirir produtos com preço reduzido.

A criação destas datas mostra o amadurecimento do mercado de e-commerce no Brasil, que deve faturar R$ 22,5 bilhões neste ano, 20% a mais do que em 2011, segundo o e-bit. Confira abaixo as novas datas sazonais do ecommerce brasileiro:

Black Friday – 23 de Novembro 

Inspirada na data tradicional do varejo americano, que acontece sempre na sexta-feira seguinte ao dia de ação de graças, o Black Friday – www.blackfriday.com.br – chegou ao Brasil em 2010. Neste dia, durante 24 horas, grandes players do e-commerce entram no clima de megaliquidação e oferecem cupons de descontos grátis que podem chegar a até 70%. De acordo com a consultoria e-bit, a versão brasileira do Black Friday em 2011 teve o maior volume de transações da história já registrado pelo comércio eletrônico em um único dia. Foram mais de 237 mil pedidos realizados em um período de apenas 24 horas. No total, foram movimentados aproximadamente 100 milhões de reais.

Cyber Monday – 26 de novembro

Também popular nos Estados Unidos, a Cyber Monday é uma data exclusiva do e-commerce e funciona como um saldão na segunda–feira seguinte ao Black Friday.

Boxing Day – 26 de dezembro

O Boxing Day – www.boxingday.com.br – acontece no primeiro dia útil depois do Natal e foi realizado no e-commerce brasileiro pla primeira vez em 2011. Dezenas de lojas virtuais ofereceram produtos com descontos que variavam de 20% a 70%. Segundo dados do e-bit, o Boxing Day movimentou R$ 58,9 milhões para o e-commerce, sendo a segunda data com mais vendas no ano (atrás do Black Friday). Foram registrados 170.632 pedidos via internet, sendo que o ticket médio ficou em R$ 345.

Dia do Frete Grátis – Abril

Em Abril deste ano aconteceu a primeira edição do Dia do Frete Grátis. Inspirado em data do e-commerce americano (Free Shipping Day), mais de 50 lojas virtuais brasileiras ofereceram produtos sem cobrar pelo preço do frete. Cerca de 1,8 milhão de pessoas realizaram cadastro no hotsite criado especialmente para o evento – www.diadofretegratis.com.br – a fim de aproveitar a promoção e ter acesso as principais ofertas. O Dia do Frete Grátis acontece na última sexta-feira de Abril.

Posso afirmar que as datas citadas não são passageiras. Elas já fazem parte do calendário do e-commerce brasileiro, representando os dias com o maior número de vendas. Ciente disso, o consumidor se sente mais atraído para dar aquela espiadinha nas promoções. Com mais visitantes nos sites das lojas virtuais, mais vendas acontecem. Varejistas que souberem utilizar bem o recurso do desconto sairão na frente e certamente serão lembrados por esses clientes no futuro.

Calendário de datas comemorativas do e-commerce no Brasil
Datas comemorativas do e-commerce no Brasil

Pedro Eugenio é CEO do Busca Descontos

O calendário do e-commerce brasileiro
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here