Check list para um e-commerce bem sucedido

Negociar produtos ou serviços na internet é uma forma de vida para muitas empresas atualmente, que nem chegam a existir no mundo “real”, ou seja, não têm locais físicos para atendimento. Lançar um negócio virtual requer um conjunto de qualidades que envolvem empreendedorismo, arte, tecnologia e ciências.

Veja alguns passos que ajudam a fazer deste lançamento um sucesso.

1. Construa em plataforma de código aberto e gratuito

Existem inúmeras vantagens pela adoção dessas ferramentas para seu site ou loja; a principal é a comunidade que existe por trás delas. Além de oferecer largo suporte, ainda é possível contar com novos desenvolvimentos de componentes gratuitos, adoção de melhores práticas rapidamente, como SEO. E há também milhares de usuários testando e homologando a ferramenta.

2. Analise e compreenda o mercado potencial

Identifique onde os clientes “virtuais” estão em sua maioria localizados e como interagem uns com os outros. Com essas respostas será possível criar uma campanha de mídia para ser compartilhada por eles através de mídia social.

3. Crie um blog e atualize no mínimo três vezes por semana

Desenvolva conteúdos regularmente para novos leitores lerem e principalmente comentarem. Interaja com os leitores através dos comentários. Foque os tópicos com as palavras chave da estratégia do seu negócio para alavancar suas visitas através do SEO.

4. Aplique as “medalhas sociais”

Utilize links para seus perfis de mídia social. Utilize sempre botões para Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube, Google +1… Coloque também ferramentas para compartilhamento pelas principais redes através de plugins. Isso ajudará a promover o negócio com a comunidade através das duas vias de comunicação.

5. Faça análise da concorrência

Sempre há concorrentes para 99.9% dos negócios, por isso faça um estudo que identifique de três a cinco maiores e siga as pegadas digitais dessas empresas para verificar quais são os seus principais movimentos e novidades. Outra dica é configurar o “Alerta do Google” para termos específicos sobre sua empresa, produtos e concorrentes, porque dessa forma seremos alertados toda vez que algo for publicado na internet.

6. Instale o Google Analytics

Devemos sempre acompanhar as informações sobre: as páginas de entradas, páginas de saídas, tempo no site, taxa de rejeição, taxa de retorno, origem dos visitantes, termos de buscas. Essas informações são valiosas para identificar possíveis falhas e acertos.

7. Oferta especial para fãs no Facebook

Crie ofertas no Facebook para auxiliar seu negócio a ser mais conhecido rapidamente e largamente difundido na maior rede social do momento.

8. Construa landing pages perfeitas

Landing page é a página de “aterrissagem” – onde o usuário cai ao entrar no site ou clicar em um link de um anúncio, por exemplo. Uma página construída com o propósito de converter com certeza será um fator determinante para o sucesso do negócio virtual.

9. Campanha de marketing viral

São ofertas ou recompensas para a comunidade que incentivam a indicação para amigos, através da rede social ou outros meios convencionais.

10. Use vídeos direcionados

A largura da banda e a utilização de smartfones e tabletes têm aumentado muito rapidamente. Crie vídeos de 1 a 2 minutos através de um canal no YouTube para aplicação de promoções exclusivas neste canal.

11. Garanta melhores práticas de SEO

Grande parte dos novos negócios nasce da intenção dos próprios clientes. Esse movimento em grande parte vem através das buscas, por isso é importante estar bem localizado, para ter visibilidade e aumentar as chances de conquistar novos clientes.

Existem outras ações que podem ser nomeadas, porém consideramos essas as principais e básicas para garantir o sucesso de comércio eletrônico.

Check list para um e-commerce bem sucedido
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