Com quantos Tweets se faz um Trending Topic?

Veja com quantos Tweets se faz um Tranding TopicsHoje, principalmente para a turma que lida com marketing nas redes sociais, o grande mistério da Internet é como um assunto entra na lista de assuntos quentes do Twitter, os famosos Trending Topics. Quando surgiram, em abril de 2008, eles eram o que muitos acham que eles ainda são: um ranking das palavras mais tuitadas. Na época, estimou-se que entre 1 200 e 1 900 mensagens de 500 a 900 usuários diferentes, dependendo do horário, botavam um termo na lista.

Como os assuntos se repetiam muito, o Twitter mudou a lógica dos trending topics. Desde janeiro de 2010, não são as palavras mais tuitadas que entram na lista, mas as que tiveram um aumento súbito – e, assim, milhões respiraram aliviados ao abrir seus perfis e ver que Justin Bieber não estava mais lá.

A equipe do Twitter também pode editar a lista, censurando assuntos que julgue inadequados ou fazendo inserções publicitárias, os promoted trending topics. Custa US$ 100 mil – o único número garantido para emplacar um assunto na lista #madeinbrazil.

Alguns assuntos que entraram no Trending Topics

Todos os dias, uma série de assuntos entram para os Trending Topics, mas alguns, em função de uma determinada situação específica, se tornam verdadeiros cases. Abaixo listamos algumas dessas situações que criaram Trending Topics antológicos.

Topics que tornamos trendy

#leavexuxaalone

Quando – Agosto de 2009.
O quê – Apelo de fã da Xuxa, atacada por tuitar em CAIXA ALTA (“EH O MEU JEITINHO”, escreveu). Não adiantou: a rainha dos baixinhos deixou o Twitter.

#putafaltadesacanagem

Quando – Abril-maio de 2010.
O quê – Reclamação de uma fã da banda Restart, depois do cancelamento de um show. A reclamação foi imortalizada em vídeo, e o resto é história.

#calabocagalvao

Quando – Copa 2010.
O quê – Recado para Galvão Bueno. Com interesse internacional, criou-se a lenda de que era uma campanha para salvar pássaros. Depois que um vídeo “explicativo” bombou, deu até no New York Times.

#Mick JaggerFDP

Quando – 2 de julho de 2010.
Por quê – O rolling stone foi à copa, mas não deu sorte: todo time que ele apoiava perdia. Acompanhado de Lucas, seu filho brasileiro, ele torceu para o Brasil contra a Holanda e… perdemos de 2 a 1. Em protesto contra o pé-frio, os brasileiros apelaram para essa manifestação pouco educada.

Agora que você já sabe com quantos Tweets se faz um trnding topic, qual será o próximo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here