Saiba como abrir uma loja virtual

Vários leitores perguntam por dicas sobre como abrir uma loja virtual e por isso, demos uma pesquisada em diversos artigos que já publicamos aqui no blog e selecionamos as dicas mais comuns quando o assunto é abrir uma loja virtual de sucesso. Foi uma garimpagem grande entre os diversos artigos que falam sobre como abrir uma loja virtual, um assunto recorrente em nosso site, mas o resultado foi interessante. Um verdadeiro guia sobre como abrir um e-commerce.

Somando todos os artigos publicados girando em torno de criação de lojas virtuais, foram mais de 40, sem contar os que falam sobre gerenciamento e marketing no e-commerce. A diversidade de opiniões dos diversos autores, resultaram um uma coletânea bem interessante sobre o que levar em consideração na hora de abrir uma loja virtual.

Como abrir uma loja virtual

Como o processo de abertura de uma loja virtual envolve diversas etapas, vamos analisar algumas delas:

Planejamento acima de tudo

Se você não sabe como abrir uma loja virtual, comece pelo planejamento. Não se lance em aventuras porque a chance de sucesso tende a zero. Se você planeja seus investimentos no mundo físico, por que no mundo virtual deveria ser diferente? Pesquise e faça cursos a respeito. Não acredite que a coisa é intuitiva, porque não é.

Tenha um projeto de e-commerce

Essa foi a grande armadilha em que caíram vários empreendedores que se lançaram no mercado sem pesquisar. Criar a loja virtual é apenas uma etapa do projeto. Esteja ciente que um projeto de e-commerce é mais que uma loja virtual e questões como o marketing digital são igualmente importantes. A bem da verdade, o marketing online é atualmente o grande diferencial no e-commerce.

Conheça as ferramentas disponíveis

Tentar abrir uma loja virtual sem conhecer as ferramenas disponíveis no mercado é simplesmente tentar reinventar a roda. A maioria das ferramentas para a criação de uma loja virtual já estão prontas e podem ser contratada a um custo bem menor do que você imagina. A melhor forma para se conhecer as ferramentas disponíveis é fazer um bom curso de ecommerce, pois poupa tempo e dinheiro.

Escolha bem sua plataforma

Saber o que buscar em termos de plataforma de e-commerce é fundamental para quem deseja saber como abrir uma loja virtual. Atualmente existem diversas opções no mercado e diversas faixas de preços. Saber identificar qual delas se adapta melhor às suas necessidades iniciais e futuras pode representar a diferença entre o sucesso ou fracasso.

Não existe almoço de graça

Uma outra questão de quem procura saber como abrir uma loja virtual é a opção de lojas virtuais grátis. Esqueça propostas de abrir uma loja virtual sem gastar nada. Isso é simplesmente uma lenda. Uma loja virtual de sucesso exige investimentos em tecnologia, treinamento e marketing. Qualquer proposta de criação de um modelo de e-commerce totalmente “di grátis” simplesmente não pode ser séria.

Prepare sua logística

A logistica no ecommerce é fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Por isso, pesquise o que existe em termos de transportadoras e opções de envio pelo correio.

Orientação sobre como abriri uma loja virtual

Mantenha-se atualizado através do acompanhamento de sites especializados no comércio eletrônico. Não basta você se preocupar a respeito de como abrir uma loja virtual, você terá que se preocupar também como mantê-la atualizada. Para isso é necessário acompanhar sites de referência no assunto para acompanhar as novidades e tendências do comércio eletrônico.

E você? Tem alguma dica sobre como abrir uma loja virtual? Compartilhe com a gente deixando seu comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here