Como aumentar a lucratividade de uma loja virtual

Saber como aumentar a lucratividade de uma loja virtual é uma verdadeira obsessão para qualquer administrador de e-commerce.

O desafio de aumentar as vendas de um e-commerce é um exercício diário para o gestor e no comércio eletrônico nem tudo é tecnologia ou um baita sistema de loja virtual ou SEO.

Muito do segredo é lógica, bom senso e objetividade. A00 Internet anda cada vez mais rápida e seus clientes em potencial também.

Facilitar a vida dos seus visitantes é um ótimo negócio para eles e para as sua vendas. É parte do Conceito de Kiss (Keep It Simple Stupid).

Proporcionar uma navegação rápida e objetiva em sua loja virtual, além de uma obrigação é um diferencial.

Resumindo a estória toda. Em uma loja virtual, mais do que nunca a usabilidade é fator fundamental. Não dá para conceber um e-commerce com dificuldades de navegação.

O comércio virtual é uma coisa rápida, exige disponibilidade de informação.

Algumas dicas para aumentar a lucratividade de uma loja virtual

Como aumentar a lucratividade de uma loja virtual não é pergunta de resposta única, já que diversos fatores acabam influindo no desempernho final

Vejamos então algumas das principais dicas para que você consiga aumentar suas vendas e atingir um resultado melhor.

1 – Checkout rápido

Não obrigue os consumidores a se registrarem antes do processo de checkout. Não peça informações que você não vai usar imediatamente.

Quem disse que ele vai fecham negócio. Convença seu cliente que você tem a melhor oferta e depois peça informações.

2 – Não frustre a compra

Não deixe seus clientes acrescentarem produtos ao carrinho para depois dizer que não tem aquele produto em estoque. Piedade!

Se você já sabe que não tem o produto em estoque, por que você não mostra logo na página de detalhe do produto?

3 – Não crie categorias vazias

Apague ou deixe indisponíveis categorias sem produtos cadastrados. Você tem categorias na sua loja virtual sem nenhum item cadastrado? Certamente sim e chama isso de “planejamento futuro”, meio redundante, mas vá lá.

Para não incomodar e decepcionar seus clientes, desabilite essa categoria para que eles não tenham que dar de cara com a mensagem “Nenhum produto encontrado”. Como aumentar a lucratividade de uma loja virtual se na verdade você não tem o que vender?

4 – Seja transparente no preço final

Mostre o preço final o quanto antes. Não espere até o final para mostrar o preço com desconto, com impostos, frete etc. O cliente quer saber o valor total, incluindo o frete na tela do carrinho de compras.

Se você precisa do CEP para descobrir calcular o frete, peça logo e guarde a informação em seu sistema para o checkout.

Como Aumentar a Lucratividade de Uma Loja Virtual

5 – Prazo de entrega

Estabeleça uma data de chegada para os pedidos. Seus clientes vão gostar de saber quando os produtos vão chegar à casa deles não acha? Não vale a pena somente informar quando o produto foi despachado, tipo, “já mandamos e vire-se”.

Você deve mostrar a data que o cliente poderá esperar pelo produto em sua casa? Isso é uma abordagem amigável e altamente vendável. Seu cliente é seu amigo e não alguém que passou pela sua loja e por acaso fez uma compra. Faça ele gostar do atendimento e voltar.

6 – Home page mais clean

Limpe a sua home page. Não é porque você tem um monte de promoções para divulgar que você tem que mostrar tudo de uma vez. Faça o cliente se interessar pelo o que você tem e não fique saturando-o de informações.

Coloque na vitrine principal o que você realmente tem de diferencial em relação aos seus concorrentes e o que realmente tem demanda. A purpurina, esqueça.

7 – Formulários redundantes

Evite entradas duplicadas em seus formulários. Se você perguntou pelo CEP no carrinho, não me faça digitar o CEP novamente no formulário de pedidos. Todo mundo odeia formulários, principalmente se perguntam a mesma coisa milhões de vezes.

Não é isso que você fala das atendentes de telemarketing das companhias de celular quando liga para lá?

8 – Administre bem suas recomendações

Não exagere nas recomendações de produtos. Se o cliente adicionou um produto ao carrinho de compras, mostre o carrinho de compras que é o que interessa. O cliente já está convencido que o produto é bom.

Não exiba uma dezena de recomendações antes de mostrar o carrinho até porque todo mundo desconfia das avaliações mesmo. Se lembram do caso da Amazon? Eu lembro mas não gosto de contar.

Como Aumentar a Lucratividade de Um E-commerce

9 – Faça descrições de produtos humanizadas

O Google te ajuda, mas não é o seu cliente alvo. Não escreva descrições de produtos para agradar ao SEO do Google, mas para agradar os seus clientes. São eles que te trazem lucro.

O SEO em lojas virtuais é importante pois o Google, Bing e outros buscadores são ótimos parceiros, mas não são o alvo principal da sua divulgação. Esqueceu para quem está vendendo?

10 – Promova a integração com as redes sociais

Outra dica para quem está interessado em saber como aumentar a lucratividade de uma loja virtual é integrá-la com as redes sociais, como por exemplo Instagram e Facebook.

Ao criar uma loja virtual no Instagram você estará abrindo mais um canal de vendas. Melhor ainda, estará vendendo em um ambiente de altíssima conversão, se os seus produtos se encaixam no perfil dos usuários dessa rede.

11 – Não exagere no e-mail marketing

Envie e-mails focados, incentive o cliente a escrever resenhas sobre os produtos. Pergunte se o pedido chegou como ele esperava, vá além dos e-mails de oferta de produtos baseados em preços, isso todo mundo faz.

Um pouco (muito pouco) de institucional não faz mal a ninguém, além disso, não se esqueça dos e-mails relacionais, como de data de aniversário e outros.

12 – Comentários negativos fazem parte

Não apague os comentários negativos. Mantenha as resenhas negativas sobre os produtos. E, se um produto recebe muitas críticas negativas, livre-se do produto, não dos clientes. Faz sentido não acha?

O chato não é o cliente, o chato na verdade é o produto que não tem saída. Já pensou em colocá-lo como brinde?

Saber como aumentar as vendas de uma loja virtual muitas vezes é apenas um exercício de loja e crítica do modelo com o qual você opera.

É claro que pensar em novas estratégias de marketing também é importante, mas criticar o modelo já existente também ajuda.

Conferindo as nossas dicas sobre como aumentar a lucratividade de uma loja virtual e confrontando-as com o seu e-commerce, o que poderia ser melhorado? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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