Como funciona o Google Adwords, o sistema Pay Per Click do Google

O Google Adwords é uma maneira simples e rápida de fazer publicidade no Google. Os anúncios são mostrados online, ao lado dos resultados de pesquisa, quando um usuário procura por determinado produto ou serviço, bem como em outros sites parceiros da rede Google como o nosso.

Se o usuário clicar no anúncio, é levado para o seu site, ligando-se desta forma eficaz quem procura informação de quem oferece serviços ou produtos.

O fato deste sistema se basear apenas no pagamento de cliques efetivos, faz com que seja chamado pay per click (ou pague por clique).

Seus anúncios aparecem entre os primeiros listados nas pesquisas do Google dependendo do valor que você oferece por cada clique.

O anúncio só aparece associado a pesquisas por palavras selecionadas, que devem ser relevantes para o seu site. Ou seja você atrai tráfego qualificado.

Como se cria uma campanha Adwords

Quando criar uma campanha Adwords, pode escolher determinadas palavras-chave que vão acionar os anúncios e determinar o valor máximo a pagar por cada clique (custo por clique, ou CPC) que esse anúncio receber.

Se a campanha for exibida também em sites parceiros da rede Google (como o nosso por exemplo), você pode escolher exatamente em que sites deseja que a sua campanha apareça e vai pagar um preço por cada 1.000 vezes que o anúncio é mostrado (ou CPM).

Orçamento mínimo de uma campanha AdWords

Não existe um orçamento mensal mínimo para as campanhas Google Adwords. Apenas será cobrado um valor nominal de ativação de campanha, no início da mesma.

O anunciante tem completo controle sobre a campanha no AdWords, podendo calibrar o orçamento e CPC ao mais ínfimo pormenor, inclusive ao nível de palavras-chave, de modo a gastar o mínimo possível, com o maior retorno de visitantes.

Por onde começar uma campanha Pay Per Click

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o Google AdWords, vamos ver o que é necessário para começar uma campanha nesta plataforma de anúncios. Em primeiro lugar, você precisará responder às seguintes perguntas:

  • O que faz a sua empresa? Qual é a sua linha de produtos ou serviços?
  • Qual é a seu público-alvo potencial? Existem diferentes públicos-alvos, que vão exigir que selecione diferentes palavras-chave para cada um deles?
  • O que pretende promover e que ação quer que os visitantes vindos da campanha tomem no seu web site?
  • O que consideraria um bom resultado da sua campanha Adwords?
  • Qual seria um bom retorno do investimento em Adwords?

Se respondeu a todas elas, tem o que se chama “advertising goals” ou seja, os objetivos da sua campanha de marketing online através de PPC Adwords. A partir das respostas poderá saber como melhor organizar a sua campanha.

Por dentro de uma campanha Google Adwords

Uma campanha Adwords é constituída por grupos de anúncios (ad groups) e dentro destes por anúncios (ads) e por palavras-chave (keywords) ligadas a cada anúncio.

Sempre que alguém procura por uma palavra-chave selecionada, o anúncio ligado a ela é mostrado. Quando ocorre um clique, esse clique é atribuído a essa palavra-chave,
grupo de anúncio e campanha, respectivamente.

As posições dos anúncios e o Quality Score

Como para determinadas palavras-chave existe muita concorrência, o Google Adwords baseia-se num sistema de leilão, para determinar em que posição um anúncio vai ser mostrado.

O valor mínimo que estamos dispostos a pagar (CPC mínimo) é um fator determinante para assegurar determinada posição, mas não é o único. O Google Adwords diferencia-se dos outros sistemas de PPC por insistir na relevância dos anúncios que apresenta aos usuários.

Por esta razão um conjunto de fatores, a que é dado o nome genérico de Quality Score, determina a posição final do anúncio. Nestes fatores incluem-se: o CPC mínimo, a relevância do texto do anúncio e a relevância do site a que esse anúncio vai apontar quando for clicado.

Otimizando as campanhas Adwords

À medida que a campanha Google Adwords corre, agrega dados estatísticos que servem para aferir da sua performance. Existem 3 valores básicos que funcionam como barômetro da performance de uma campanha Adwords: cliques, CTR e ROI.

O número de cliques mostram, de maneira evidente, o sucesso da campanha. O objetivo de qualquer campanha PPC é obter cliques nos anúncios. Se estiver descontente com o número de cliques obtidos, deve focar-se nas suas palavras-chave; possivelmente incluindo mais palavras-chave, poderá obter mais cliques.

O CTR (click through rate) é uma medida percentual obtida dividindo o número de vezes que um anúncio aparece pelos cliques obtidos. Quanto menos vezes um anúncio tem de aparecer para ser clicado, mais ele é eficaz.

Para aumentar a performance do CTR, devemos fixar-nos na qualidade do texto dos anúncios e no uso de palavras-chave negativas (negative keywords).

O ROI (return on investment), ou retorno do investimento, é uma medida que mede o sucesso global do investimento em Google Adwords. Compara o investimento global lado a lado com os resultados mensuráveis obtidos (leads, vendas, downloads e outros).

Geralmente observa-se uma melhoria do ROI otimizando a campanha nos seu todo (keywords, anúncios e landing pages).

Como se pára uma campanha e se inicia outra?

O Adwords é muito flexível. Pode a qualquer momento pausar a sua campanha e retomá-la quando quiser, ou estabelecer em que momento do dia, da semana ou mês os seus anúncios vão aparecer.

Quando uma campanha acabar, pode começar outra, dirigida a um produto ou serviço diferente, estabelecendo novas keywords, orçamento e textos de anúncios.

Em linhas gerais é mais ou menos assim que as coisas funcionam no AdWords. De início parece meio complicada a “sopa de letrinhas”, mas com o tempo você se acostuma e até acaba gostando.

Se for demais para você, ainda existe a opção de fazer um curso sobre AdWords ou então contratar uma consultoria para fazer isso, o que torna as coisas bem mais fáceis é claro. Em nosso site vários anunciantes prestam este tipo de serviço, é uma questão de pesquisar para saber qual deles atende às sua necessidades.

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