Como e onde investir em marketing digital

Seguindo o exemplo da economia, 2010 foi o ano em que a internet bateu recordes no Brasil. O número de internautas no país ultrapassou os 80 milhões, o equivalente à população inteira da Alemanha ou duas vezes a da Argentina. O e-commerce fechou o ano com faturamento de R$ 15 bilhões e 40% de crescimento em relação a 2009, um dos maiores índices já registrados, e os sites de compra coletiva tornaram-se um fenômeno de marketing: 246 deles no ar em menos de um ano, com previsão de faturamento de R$ 300 milhões.

Por sua vez, os investimentos em marketing digital atingiram 10% do orçamento de marketing das empresas, com estimativas de aumento de 90% até 2014. Mas é bem possível que essa previsão se concretize até mesmo antes, tal a importância que essa área vem ganhando, conforme revelam as pesquisas realizadas em 2010:

  • 94% dos internautas fazem compras online no Brasil (ComScore).
  • Consumidores acessam a internet três vezes em média para pesquisar o produto que pretendem comprar (McKinsey).
  • Na nova classe média digital na América Latina, 33% das mulheres preferem internet à TV (Razorfish/Terra).
  • 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais (Ibope Mídia) para divulgar seus produtos e serviços.
  • Para 25% dos usuários, redes sociais ajudam na decisão de compra (Ibope Mídia).

Diante de tais perspectivas, investir em marketing digital em 2011 deixou de ser uma questão de se (vale a pena), quando ou quanto, mas de como. O intuito aqui é apresentar os principais pontos a serem considerados em 2011, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte (PMEs). São elas:

e-Commerce: as plataformas de e-commerce são cada vez mais acessíveis, seguras e com vários recursos para administração, controle de estoque, vendas e formas de pagamento. O desafio atual para o sucesso no comércio eletrônico está no atendimento, logística (tanto na entrega quanto na devolução e troca de mercadorias) e segmentação.

Publicidade online: à medida que mais e mais empresas intensificam sua atuação na internet, todos também querem e precisam aparecer para conquistar a atenção dos consumidores e clientes. Diante disso, os investimentos em publicidade online também precisam ser aprimorados. Não se trata necessariamente de aumentar a verba, mas atuar de forma diferenciada para destacar a empresa. Para tanto, é preciso buscar formas criativas de utilizar ferramentas tradicionais, como links patrocinados, otimização e e-mail marketing, e avaliar o investimento em sites de compra coletiva e programa de afiliados.

Redes socias: torna-se quase obrigatório estar presente nas redes e mídias sociais devido a abrangência entre os internautas e crescimento em importância nas decisões de compra. Mas para se obter resultados efetivos é necessário considerar duas variáveis essenciais: seu público-alvo e a forma como ele interage em cada rede social. A partir desta avaliação é possível definir a melhor forma de atuação, que pode ser promover seus produtos, prestar serviços ou atendimento, esclarecendo dúvidas ou prestando esclarecimentos aos consumidores.

Tendências: na internet as novas tecnologias e tendências surgem a todo o momento. Umas evoluem aos poucos, outras parecem surgir do nada e tornam-se fenômenos rapidamente. Em 2011, a tendência que merece mais atenção é o mobile marketing. Acompanhe a popularização dos smartphones com conexão à internet, do iPad e tablets (computadores sem teclado), que possibilitam novas formas de publicidade, como aplicativos (apps) e games.

Profissionalização: O último e talvez mais importante aspecto a ser considerado é a profissionalização da gestão do marketing digital. Seja por meio de profissionais próprios ou de uma agência, é necessário ter a orientação e suporte especializado para planejar, executar e acompanhar as diversas ações, que além de tudo precisam estar alinhadas e integradas a outras atividades comerciais e de marketing da empresa.

Fonte: Ecommerce News

Como investir em marketing digital em 2011
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4 COMENTÁRIOS

  1. Ótima essa matéria, a internet deixou de ser um acesso para poucos, é uma realidade que o e-commerce esta crescendo como mostram as pesquisas, sou profissional da área de desenvolvimento dessa ferramenta e vejo todos os dias a procura intensa de médias, pequenas empresas e profissionais liberais por essa ferramenta e o que a internet cersceu nos últimos 15 anos vai crescer 3 vezes mais em apenas 1 ano, é um grande momento para comerciantes investirem em marketing digital. Como disse Bill Gates “Quem não estiver no marketing digital esta fora do mercado”.

  2. Bem legal este post, pois trabalhar com marketing digital passou e ter um “respeito profissional” por aqueles que realmente estão no dia-a-dia online atuando neste especialidade! Profissionalismo na gestão e atualização cosntante são requisitos fundamentais para quem quer crescer no ambiente web! Boa matéria! AH

  3. Sem dúvida alguma, o marketing digital no Brasil deve passar por um aprimoramente. Além da falta de profissionais da área, as propagandas e as mídias pecam em alguns momentos da divulgação. Ora é desrespeito com o usuário da web, ora é “uma certa poluição” na web. Dessa forma, as empresas do e-commerce deve avaliar e planejar um marketing de foco, onde esse irá atingir somente as pessoas que porventura houver interesse do produto ou serviço.

  4. Concordo com a questão da profissionalização da gestão do e-commerce, vemos muitos “profissionais junior” que navegam na internet e que acham que entendem de internet, mas não é bem assim. Vemos os casos de alguns sites de vendas coletivas que acabam comprometendo a integridade comercial de vários clientes com suas ofertas. Vamos ter mais atenção ao escolher os e-commerces com gestão séria.

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