Como usar o blog para o marketing da sua empresa

Os weblogs, que são mais conhecidos como blogs, são usados de diversas formas e com objetivos bem variados por diversas pessoas, empresas e profissionais liberais.

Alguns têm o interesse em ganhar dinheiro com programa de afiliados, outros de manter relacionamentos com clientes, tem também os que gostam apenas que as pessoas leiam seus artigos usando-os como forma de descontração.

São diversos os interesses envolvidos na criação e administração de um blog, seja ele pessoal ou empresarial.

O Blog é um bom canal de comunicação entre pessoas e podem ser bem úteis para os negócios. São muitas as empresa que têm utilizado os blogs como um canal de relacionamento com seu público.

Mas como aproveitar esse canal para os negócios?

São varias as maneiras de utilizar os blogs como uma estratégia de marketing para sua empresa, mas vou resumir esse artigo em duas vertentes de como utilizar os blogs como ferramenta do marketing da sua empresa, sendo elas:

  • Criação do blog da sua empresa ou de um profissional liberal;
  • Ações com blogs que têm o mesmo público do que o interesse do seu negócio.

Criação do blog da sua empresa

Podendo ser para as empresas que querem manter um relacionamento mais próximo com seu publico ou os profissionais liberais que querem mostrar seu trabalho (para profissionais liberais recomendo ler o artigo A importância de um Blog para o Profissional da Área de Saúde)..

As empresas podem tomar diversos caminhos para usar os blogs da sua empresa ao seu favor, sendo algumas delas:

  • Usar o blog como geração de conteúdo. A melhor forma de produzir conteúdo para seu nicho de mercado e através de um blog, com ele você poderá falar das novidades do seu setor para seu público, comunicar as novidades da sua empresa, falar dos lançamentos da sua empresa, envolver seu público com concursos culturais, eventos que você está organizando ou simplesmente informar as tendências da área de atuação da empresa.
  • Chamar os blogueiros para escrever para seu site, para isso dê incentivos para que eles escrevam e dê dicas sobre sua área. Exemplo: Se sua empresa atua com produtos voltados para moda feminina, chame blogueiras que falam sobre  moda dar dicas de beleza, enfim chame pessoas que são formadoras de opinião no seu nicho de mercado e estreite o relacionamento.
  • Com o blog você traz seu publico para ‘junto” ou dentro da sua empresa, pois é um canal aberto de comunicação com seu cliente
  • Se sua empresa está desenvolvendo um novo produto, por que não trazer seu público para participação de processo de desenvolvimento de novos produtos, crie um local exclusivo para que eles possam participar desse processo.
  • Os buscadores dão maior valor para os blogs, pois são geradores de conteúdo relevantes, ou, pelo menos deveriam ser, mas partindo do pressuposto que você está interessado em ganhar credibilidade no mercado, então irá criar conteúdo de qualidade para seu público, assim será mais fácil ser encontrado nas pesquisas feitas nos buscadores (Google, Yahoo, Bing…). Uma das melhores maneiras de otimizar seu site para os buscadores (SEO) é gerando conteúdo relevante e inédito para seu nicho de mercado.

O blog é um meio que permite que sua empresa tenha comunicação constante com seus clientes.

Algumas ferramentas disponíveis para se fazer um blog são: Blogger e WordPress, mas se você quer fazer uma coisa profissional compre um domínio, ou utilize o que você tem e use ferramentas que te dão boas possibilidades. Entre as das recomendo o WordPress.

Ações com blogs que têm o mesmo público do seu negócio

Essa é outra possibilidade de sua empresa usar os blogs a seu favor, assim quanto mais parcerias de qualidade você tiver com os blogueiros que falam de assuntos relacionados a sua área maiores são suas chances de sucesso.

As parcerias com esses blogs podem ser feitas de diversas maneiras, de forma direta ou indireta, podendo ser feitas ações conjuntas, como por exemplo, concursos com blogueiros do seu seguimento, onde vocês podem oferecer brindes aos leitores do blogueiro, que seja um produto da sua empresa.

Essas ações podem ser feitas pelo blog parceiro, onde você entra com o produto e ele com o espaço para a promoção, o que dará maior visibilidade a sua marca, e credibilidade ao blogueiro, pois ele está oferecendo oportunidades aos seus leitores, podendo assim o blog ganhar mais adeptos, ganhar mais seguidores no Twitter, ou ganhar mais fãs no Facebook.

Outra possibilidade é fazer um evento maior, com vários blogueiros, onde sua empresa seja a intermediadora da campanha, que envolva todos do seu nicho, podendo ser uma competição entre os blogueiros, ou uma campanha comum a todos…, enfim vai da criatividade e da particularidade de cada público.

Tem também as empresas que enviam seus produtos para os blogueiros formadores de opinião testarem, esperando, quem sabe no futuro, que eles escrevam bem sobre  produto.

Outras empresas apenas presenteiam seus parceiros (blogs) ou dão descontos nos seus produtos. Mas essas ações devem ser feitas com cuidado, pois o “tiro pode sair pela culatra”, ao invés de falar bem da sua empresa o blogueiro pode falar mal dos seus produtos, então cuidado vá com calma e conheça o território onde está pisando, e o principal tenha confiança que seu produto é mesmo bom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here