Conquistando o cliente – Da vitrine aos detalhes do produto

Conquistando o cliente - Da vitrine aos detalhes do produtoUm produto tem o poder de seduzir o cliente e, por isso, a falta de tê-lo em mãos no momento da compra pode diminuir o desejo de consumo. No comércio eletrônico, a vitrine e a página de detalhes são as responsáveis por manter vivo no e-consumidor esse encantamento com o produto e a vontade de consumí-lo, tornando-se importantes instrumentos de venda.

Vitrine

A cada 20 clientes que entram em uma loja, 15 foram atraídos pela vitrine. 50% das compras efetuadas são motivadas por ela. Quando bem elaborada, a vitrine age sobre o cliente como um incentivo à compra, principalmente as efetuadas por impulso. Ela é a encarregada de causar a primeira impressão. Portanto, é preciso saber usá-la.

A vitrine é a porta de entrada do internauta na loja virtual e, por isso, nada melhor do que expor produtos e ofertas que chamem a atenção do público-alvo para convencê-lo a explorar o interior da loja.

Os itens exibidos na vitrine devem mostrar com clareza a identidade da loja para que o internauta logo identifique os tipos de produto que ele pode encontrar ali. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade de informações dispostas na tela inicial. A vitrine é apenas uma pequena parte da loja, e não um catálogo completo. Enchê-la de produtos e ofertas gera um efeito reverso no consumidor.

É preciso tratá-la como uma espécie de teaser, que, expondo uma quantidade regulada de produtos de interesse do consumidor a preços atraentes, instiga-o a explorar melhor a loja para conhecer os benefícios que ela oferece.

Todas essas informações devem ser exibidas de acordo com uma hierarquia. Pela agilidade típica da internet, é preciso expor logo no topo da página os produtos que tenham maior potencial de atração de consumidores, pois a maioria deles não ficará no site tempo o suficiente para explorar a barra de rolagem até o final.

A vitrine é apenas a primeira metade do caminho a ser percorrido pelo cliente até a efetuação da compra. Portanto, é preciso também uma atenção especial para a segunda metade deste caminho: a página de detalhes do produto.

Detalhes do produto

A página de detalhes do produto é, além de uma extensão da vitrine, o último passo antes da compra. Por isso deve ser tratada com o mesmo empenho. Por não ter o produto em mãos, o principal meio que o cliente tem para se apaixonar por ele são as fotos.

Não economize nas imagens. É muito importante oferecer para o cliente um número grande de fotos do produto em diferentes ângulos. Cada cliente deseja ver nas fotos um determinado aspecto do produto, portanto, fotografe todos eles.

Atente para a qualidade das fotos. Imagens com aspecto amador são extremamente prejudiciais para as vendas, principalmente se for a primeira compra do cliente.

Como complemento das fotos, a loja deve oferecer a descrição do produto. Por isso, as especificações devem ser suficientes até mesmo para o cliente que desejar saber os dados mais técnicos do produto.

O objetivo de oferecer uma descrição rica e álbum de fotos completo é proporcionar ao cliente todas as informações que ele obteria se estivesse em uma loja física. Dessa forma ele se sente seguro para realizar a compra.

Nada pior do que acessar uma loja virtual e se interessar por um produto que tem apenas uma foto ou pouca descrição. Pode ter certeza que se isso acontecer em sua loja virtual, o cliente vai anotar o nome do produto e procurá-lo em uma loja física ou virtual melhor preparada para atendê-lo.

Por Túlio Zacareli

Conquistando o cliente – Da vitrine aos detalhes do produto
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