Conteúdo duplicado no e-commerce é obstáculo para SEO

Conteúdo duplicado no e-commerce é obstáculo para SEOSEO. Estas três letras podem ser consideradas parte elementar na construção de uma loja online. É claro que outros itens são importantíssimos, como design, navegabilidade, atendimento, demonstração de produtos, logística e etc. Mas, você já se deu conta de que tudo isso pode ser supérfluo se ninguém encontrar sua loja ou seus produtos? Por este motivo, o SEO precisa ser tratado com muito cuidado em qualquer investida na web.

Segundo o site Alexa, o Google.com é o site mais acessado do mundo. Sendo assim, é possível entender a importância de estar bem posicionado nos resultados de pesquisa. Mas o tema deste artigo é outro, pois não será abordada apenas a importância do SEO, mas a importância de se olhar para uma área negligenciada das estratégias de otimização: conteúdo duplicado.

Conteúdo duplicado

Uma das últimas atualizações do Google, chamada de Panda, lançada em 24 de fevereiro de 2011, deixou muito claro que o Google está reduzindo a relevância de sites que copiam conteúdo, tem conteúdo de baixa qualidade e outras técnicas que visam apenas agradar ao algoritmo do Google, não ao leitor.

Teste

Se fizermos um teste bem simples com um produto badalado, o iPad, e entrarmos em alguns sites que o vendam, repare que todos possuem o mesmo conteúdo. Se for feita uma busca com uma das frases usadas na descrição padrão do produto (iPad, a melhor forma de explorar a web.), podemos encontrar, aproximadamente, 17 mil páginas em português com a mesma frase. E, surpresa, nenhuma das grandes lojas que vendem o produto está na primeira página (Atenção! Os resultados de busca podem variar dependendo de vários fatores).

Onde eu quero chegar com isso? A importância do conteúdo único e com valor ao cliente está se tornando a cada dia mais essencial. Além de garantir uma boa presença nos mecanismos de busca, você pode fornecer mais informações ao seu cliente e influenciar em sua decisão de compra. Automatizar a área de informações de um produto é muito mais rápido, mas lembre-se: ao invés de investir nisso, você terá que investir em outras áreas para “fisgar” o cliente.

Um site que utiliza muito bem a originalidade do conteúdo em seus produtos é o Madeira Madeira. Como este é um site que vende produtos que exigem muita atenção na hora da compra, foi possível vender algo muito específico pela web: revestimentos de madeira.

Sendo assim, SEO é muito importante na maioria das ações na Internet, mas lembre-se: o conteúdo precisa agradar ao Google e ao seu leitor ou cliente. Por este motivo, agora é um bom momento para investir em conteúdo exclusivo no e-commerce.

Por Camila Porto de Camargo no Midiabomm

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