Compras coletivas: Tome cuidado com a nova febre da Internet

Cuidados que você deve tomar nas compras em sites de compras coletivasProdutos e serviços com descontos que chegam a 90%. Difícil resistir à tentação, mesmo que à venda estejam itens não essenciais à sua vida, como café da manhã em hotel, tratamento contra celulite ou rodízio de sushi. Esse impulso está levando milhões de brasileiros aos sites de compras coletivas, a nova febre da internet. Em setembro, 4,5 milhões de pessoas entraram em páginas desse tipo, segundo o Ibope-Nielsen. Porém, se de um lado há empolgação com a novidade, de outro começa a surgir muita insatisfação.

As reclamações, em geral, referem-se à restrição de datas e horários para atendimento, e até de quantidade, em caso de refeições em restaurantes.

"As pessoas estão comprando cupons sem conhecer o serviço. Apesar do desconto, é preciso se informar antes. Basta navegar no site ou ligar para ter esse retorno" – disse Victor Haikal, especialista em Direito digital, do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados.

Cuidados na hora de comprar

  • Antes de comprar o cupom, visite o site do estabelecimento que está vendendo o produto ou o serviço. Vale a pena navegar na página ou ligar para a loja e apurar se a prestação está sendo feita de forma satisfatória;
     
  • Observe os Termos de Uso e Condições de Participação da compra;
     
  • Verifique a política de desistência da participação na compra coletiva;
     
  • Conheça a política de privacidade do organizador da compra coletiva para saber o tratamento que este dará aos dados fornecidos;
     
  • Fique atento à página de pagamento da oferta, checando se opera em ambiente de navegação segura e possui certificados digitais de segurança;
     
  • Verifique se há telefone de contato ou endereço para que o consumidor possa reclamar, caso algo dê errado.

Direitos do participante

  • Caso o número mínimo de participantes não seja atendido, o comprador deve ser ressarcido pelo que pagou;
     
  • O consumidor deve ser indenizado em caso de falhas na emissão do cupom para aquisição do produto ou serviço oferecido;
     
  • Se o estabelecimento ou fornecedor se recusar a receber o cupom, o organizador da compra coletiva (o site) responderá pela recusa;
     
  • Aceitando o cupom de pagamento, cabe ao estabelecimento cumprir com as condições oferecidas no mesmo;
     
  • O cupom dever ter informações explícitas sobre condições de uso, tais como dia da semana, horário, validade e eventuais restrições;
     
  • A empresa deve cumprir rigorosamente com o que ofereceu e na forma que ofereceu, ou seja, não pode cobrar taxas ou praticar preços diferentes das oferecidas no site.

A quem recorrer

Se o consumidor tiver qualquer problema em utilizar as ofertas dos sites de compras coletivas deverá, primeiramente, procurar resolver diretamente com o estabelecimento. Se não for atendido, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor como o Procon (telefone 1512) para um acordo amigável. Se ainda assim nada for resolvido, pode recorrer aos juizados especiais  – indenizações de até 40 salários mínimos R$ 20.400, ou à Justiça comum.

Cuidados com as compras coletivas
Avalie este artigo

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá eu tinha uma visão totalmente “queimada” sobre compras coletivas. A 2 Semanas tive a oportunidade de conhecer uma empresa deste segmento por dentro, e vi que vai muito além de oferecer descontos, existe um comprometimento muito grande por parte da empresa, principalmente por conta de não ser um grande Player do mercado e sim uma empresa de compras regionalizadas. Isso faz com que aumente a reputação da marca e da empresa na região em que atua e fidelizar os clientes tanto os compradores, como os parceiros que anunciam suas ofertas no site. Tanto é que o Peixe Urbano, “saiu queimado” de Americana – SP e o Poca Plata é o maior site de compras coletivas de Americana.

    Forte abraço!

  2. Olá, compro através dos sites de compra coletiva a muito tempo, embora minhas compras eram restritas a cursos online, há duas semanas resolvi inovar comprando a revelação de 50 fotos digitais com preço muito bom e com frete grátis na Clickon, com a empresa UniKo fiquei muito feliz com a compra, pois chegou em menos de duas semanas e com ótima qualidade. Bjos Jo

  3. Esse site está publicando venda de produtos e nas letras pequenas constam prazo de entrega de mais de 40 dias. Eu já cai no site http://www.rota86.com.br, onde paguei por celular com prazo desses e estou há quase 1 ano esperando a encomenda. Cuidado! Cuidado!. Isso é perigoso. o preço está muito barato! Eu nunca mais caio nisso. Cuidado! Pode haver golpe, fraude, tentativa de estelionato. Exemplo, eles ofertam um aparelho para clarear os dentes por 36 reais com frete grátis vindo da china. Só o frete já custaria quase esse valor, então cuidado!

  4. Faço compras coletivas com ressalvas. Já tive pequenas decepções; Uma delas foi com a revelação de fotografias, que levou muito mais tempo que o anunciado para enviar as fotos (utilidade pública: o nome da empresa é TILISOFT!)Com a última, eu cheguei a alertar o Clube do Desconto sobre a parceria: Era um delivery de massa que servia 4 pessoas, mas quando recebi, era uma bandejinha que servia não mais de 2 (uma porção que não valia de forma alguma o valor integral e ainda ficava um pouco cara mesmo com o desconto de 60%)! Propaganda enganosa descarada! Deveriam haver fóruns na internet, ou os próprios sites de Compras coletivas deveriam ter um espaço para os clientes fazerem seus relatos e alertas!

  5. Fabiane, sei como vc se sente, mas, acredite, os sites de compras coletivas exigem que os estabelecimentos cumpram na satisfação dos clientes. Infelizmente, esse estabelecimento só fez manchar a própria imagem.
    Espero que tenha mais sorte com outros estabelecimentos

  6. Fiz minha primeira compra pelo bananarama e estou totalmente insatisfeita. Comprei 2 cupons para revelação de fotos pela Revelaweb e, embora as fotos tenham sido enviadas em 04/03/11 e o prazo de entrega escrito no cupom fosse de 20 dias, até hoje não recebi nada. A taxa de entrega eu paguei à parte conforme estabelecido na promoção. Já enviei vários e-mails para o site revelaweb e me responderam que as fotos estavam sendo enviadas, mas já faz mais de 15 dias. Me sinto super mal por ter acreditado, e o pior, não existe telefone para reclamações, muito menos endereço. Não sei como fui acreditar nisso…

  7. Olá

    Eu gostaria de comprar muitas coisas. Só que eu não entendi essa ofertas além de ter visto descontos e tudo mais.Como devo comprar?Eu li nos sites “o que é compra coletiva” mais não explica direito.
    mande pelo mail.

    grata

  8. Eu já fiz inúmeras compras nesses sites de compra coletiva e posso dizer que estou 98% satisfeita.
    Porém acredito que esteja na hora de criar um blog especificamente para que consumidores possam se unir, caso tenham problemas, pois as informações estão muito soltas, sei que o assunto é recente.
    Os dois porcentos que não me satisfez se referem a CLICK ON que ofereceu um passeio com 62% de desconto e quando cheguei ao tal passeio, o valor era menor do que havia pago ao site na oferta coletiva. Propaganda enganos enganosa.
    E o site OFERTA UNICA não colocou data de expirar no voucher e por isso perdi, a empresa não se responsabilizou pela falha.
    Acredito que precisamos de um blog ou fórum para trocar essas experiências, melhor a nossa compra e o site de vendas também.

  9. Eu, pelo menos até o momento, não tive problemas com as compras que fiz, mas sempre tento perceber se o produto é interessante para mim. Já efetuei 3 compras.

    – Ingresos para parque aquático. Show de bola!
    – Pizza com refrigerante. Muito bom.
    – E cone de pizza. Nunca tinha comido, fui pela experiência, comi e ainda comprei outros produtos.

  10. Ja comprei em muitos sites de compra coletiva e até o momento estou satisfeita, na maioria das vezes fui em restaurantes, o desconto é ótimo e os estabelecimentos na qual participei das promoções estavam preparados para receber os clientes, inclusive com reservas! Muito bom!!!

  11. Excelente assunto. Eu fiz minha primeira compra no final de semana e a liberação de agendamento é a partir de amanhã. Estou muito curiosa para saber como funcionará este processo, tendo em vista que 1.149 pessoas adquiriram o mesmo serviço que eu. Volto pra contar.
    Abs!

  12. Excelente assunto. Eu fiz minha primeira compra no final de semana e a liberação de agendamento é a partir de amanhã, Estou muito curiosa para saber como funcionará este processo, tendo em vista que 1.149 pessoas adiquiriram o mesmo serviço que eu. Volto pra contar.
    Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here