Curtidas compradas prejudicam sua fan page

Curtidas compradas prejudicam sua fan pageUltimamente a estratégia de Comprar Curtidas para uma página no Facebook parece estar seduzindo muita gente por ai, mas antes que você se anime e parta para essa estratégia, gostaria de deixar uma advertência: Comprar fãs no Facebook pode arruinar o desempenho da sua Fan Page.

Quando afirmo que Comprar Curtidas pode simplesmente arrasar todo o trabalho sério feito em sua página não estou emitindo uma opinião pessoal sem fundamentos técnicos, muito pelo contrário, esta é uma afirmação baseada em argumentos matemáticos indiscutíveis.

Como funciona a compra de fãs no Facebook

Essa história de compra de Likes no Facebook é mais uma destas pragas oportunistas, que volta e meia aparecem na Internet. Seria só mais uma besteira digital se não tivesse consequências desastrosas para o alcance das publicações feitas em uma Fan Page. Ultimamente, os vendedores de Likes têm até usado o argumento de que um número maior de fãs no Facebook melhoraria a posição do site nas ferramentas de busca, o que não passa de uma grande besteira que você pode conferir aqui nesta explicação em vídeo dada por Matt Cutts do Google.

Em nosso Curso de Facebook deixamos bem claro durante todo o treinamento, e em especial no Módulo de Construção da Base de Fãs, que o que importa para o sucesso de uma página é o engajamento e não a quantidade de Fãs.

O grande problema de comprar curtidas é que ao fazer isso, você estará correndo o risco de prejudicar seriamente o engajamento da sua página. O problema é fácil de ser entendido. Se você partir para uma estratégia de comprar curtidas, não há como garantir a segmentação do público que irá curtir a sua página e não adianta nenhum vendedor de curtidas, jurar de pé juntinho, que pode garantir essa segmentação porque a gente sabe que não pode.

O resultado disso é que sua página vai apresentar um incremento no número de fãs que não será acompanhado pelo engajamento. O resultado disso será uma queda vertiginosa do seu EdgeRank e consequentemente do seu Alcance de publicação.

Para piorar ainda mais, como essa base de fãs comprada não possui necessariamente empatia em relação ao conteúdo publicado na página, é de se esperar que o número de feedbacks negativos na página, como ocultação de publicações ou denúncias como spam seja alto, o que prejudicaria ainda mais o EdgeRank. Ou seja, uma verdadeira visão do Apocalipse.

Para entender melhor o problema, assista o vídeo abaixo, que faz parte de uma das vídeo aulas do nosso curso de Facebook online para ter uma exata dimensão do estrago que essa prática pode causar.

A alternativa para não comprar curtidas

Quem constrói uma base de fãs sólida e implementa uma linha editorial consistente e constantemente avaliada em função de resultados, não precisa recorrer a um expediente desses para ter sucesso em sua estratégia de Facebook Marketing. Se você quer saber como aumentar o número de fãs no Facebook a receita é simplesmente planejamento e conteúdo realmente relevante para o seu público.

A quantidade de fãs é obviamente uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página, mas daí a torna-la no mais importante dos indicadores de desempenho, vai uma distância muito grande.

A compra de Likes é uma dessas ideias que são vendidas na Internet e de repente, sem que haja qualquer tipo de avaliação técnica, se torna uma febre entre os leigos. Quando a coisa é apenas uma besteirinha que não trás efeito positivo nenhum, mas mal também não causa, tudo bem. Mas quando essa “besteirinha” pode comprometer todo um trabalho, ai a coisa muda completamente de figura.

Portanto, fica a dica. Se você quiser arruinar sua Fan Page, compre pacotes de milhares de curtidas e veja seu alcance despencar ladeira abaixo.

Fonte: Blog da Academia do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here