Definindo uma estratégia de preços para seu e-commerce

Definindo uma estratégia de preços para seu e-commerceDe início analisaremos dois comportamentos dos consumidores, que acabam impactando os preços na internet. A internet é a ferramenta, não intencionalmente criada, mais eficaz na hora de pesquisar produtos e preços. Nenhuma compra é realizada, hoje em dia (fisicamente ou virtualmente), sem antes de uma pesquisa no Dr.Google. Na web o internauta compara preços, atributos, potenciais vantagens (condições, descontos, garantia) ou qualquer outro fator que ache importante na hora da compra.

Sabemos que o consumidor brasileiro é sensível ao preço e condições de pagamento  (parcelamento). Sendo assim, quanto maior a competitividade de seu ramo, maior será a  competitividade de suas condições de pagamento. Aí entra a importância de um ótimo planejamento financeiro visto que conceder condições de parcelamento, vai exigir capital de giro (grana extra) e boas condições de compra com fornecedores.

Sem contar que quanto mais virtuais forem seus métodos de pagamento, mais suas margens sofrerão redução. As taxas de cartões, sistemas de pagamento intermediadores – Pagseguro, Paypal, entre outros, antecipações, ciclo financeiro de seu produto e poder de barganha de seus fornecedores (alto) podem acabar com a lucratividade de seu produto. Temos ainda os gastos “operacionais” (frete, funcionários, custos com site) e com publicidade digital (altamente impactante nos resultados do e-commerce) tudo isto deve ser medido e atribuído ao preço de seu produto.

Ainda discuti-se se à gestão da loja deve ser independente da loja física, mas quanto maior o tamanho da operação, mais independente dever ser à gestão. E não podemos esquecer que quanto menos focada é sua equipe no ambiente virtual maior à chance do negócio dar errado.

É comum na internet os preços serem bastante atraentes (discutível), levando a criação de percepção que os produtos na internet são mais baratos. Mais um “problema” na hora de definir seus preços. Por isso acreditamos que a criação de valor de seu produto é vital. A importância do atendimento no e-commerce pode criar valor a seus produtos. Surpreenda seu cliente e saia na frente de seus concorrentes.

Crie um ambiente pessoal em seu atendimento, gaste uma ligação para entrar em contato com seu cliente, na sua primeira compra, isto irá gerar confiança e um bom valor percebido. Ofereça canais de relacionamento (redes sociais, e-mkt, 0800, chat, blogs) para diminuir a distância de seu cliente. Trate-o como uma nova namorada, ligue, mande mensagens relevantes, escreva uma carta, enfim, leve a sério o atendimento ao cliente.

As melhores lojas virtuais acabam tendo que criar métodos para impactar o mínimo possível o preço final de seus produtos. Crie valor para seu negócio (atendimento surpreendente), busque formas de diminuir custos de frete, use sua experiência, conheça quanto os sistemas de pagamento impactam no preço unitário, faça as lições de casa e prepara-se para inovar e  surpreender.

Por Denis de Oliveira

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