Dicas para abrir uma empresa na internet

Dicas para abrir uma empresa na internetApesar dos fatos e números não deixarem dúvida que o país vive, hoje, um excelente momento para negócios virtuais, pesquisas apontam que erros de planejamento em marketing, em tecnologia apropriada, em meios de pagamentos e logística são as principais falhas que levam a “morte” empreendimentos virtuais.

O mundo dos negócios online nunca foi tão atraente, mas é preciso saber descer a onda pra não morrer afogado e por isso o marketing inteligente é um dos pré-requisitos para se destacar na rede.

O Melhor da Vida (www.omelhordavida.com.br) empresa virtual que vende memoráveis experiências às pessoas, como jantares, cursos e passeios e hoje conta com mais de 2.500 experiências para gente de todo o país. O empreendedor desenvolveu um modelo de negócios com três fontes de renda; contam com um quadro de funcionário reduzido e já cresceu 25%.

A Cia das Mães (www.ciadasmaes.com.br) é uma empresa virtual, criada há apenas dois meses, que vende de roupas a móveis de bebês e logo no 1º mês o negócio contou 10 mil usuários únicos. Possuem um sistema de pagamento virtual através do Buscapé e, conforme o aumento de demanda pretende negociar diretamente com as bandeiras de cartões de crédito. A empreendedora ressalta a importância que tem a exibição de produtos atraentes aos olhos de seus consumidores para tornar sua loja virtual sempre convidativa.

A Ilentes (www.ilentes.com.br) é uma loja virtual que apostou na venda de lentes de contato e só no ano passado alcançou um faturamento de R$ 1 milhão. O empreendedor utilizou uma estratégia que poucos conhecem e comprou vários domínios que levam a ILentes. No total são seis endereços eletrônicos que direcionam ao site oficial. O empreendedor também procura manter contato com seus clientes de perto e acredita no boca a boca para tornar sua marca conhecida e fidelizar clientes.

Ei! Não pense que foram apenas glórias. Esses empreendedores fizeram escolhas erradas e tiveram que modificar muitas coisas até terem seus negócios “nos eixos”.

Consultores apontam os caminhos para quem quer abrir uma empresa na Internet

É preciso identificar uma oportunidade de negócio, observar concorrentes, fazer pesquisa de mercado, analisar custos, fornecedores e montar um plano de negócios para clientes cada vez mais exigentes e que acessam a Internet em busca de praticidade e inovação.

O consultor Gastão Mattos ensina: “No caso de pequenas e médias empresas, anunciar em grandes portais é praticamente inviável. É caro e atrai público generalista. A melhor forma é investir na divulgação de buscadores, seja com palavras-chave – links patrocinados – ou fazendo SEO – Search Engine Optimization, estratégia que faz com que o site fique mais bem posicionado nos resultados de busca orgânica.”. Esse é um importante investimento a ser feito logo de início.

Para Alberto Valle, instrutor e consultor da equipe do Curso de E-commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital, “o importante para o suicesso de um negócio na Internet está em ujm modelo de negócio inovador que supra uma necessidade imediata do usuário, aliado a uma estrutura de marketing digital que garanta visibilidade em todos os canais disponíveis na Internet, como ferramentas de busca e mídias sociais” afirma o consultor.

Outra estratégia importante é utilizar as redes sociais para o estreitamento do seu negócio com o seu cliente.

Abel Reis, presidente da agência click, aponta outro fato importante a ser levantado: “uma empresa presente na internet tem de levar em conta a oferta de conteúdo pelo celular”. O celular é apontado como tendência de plataforma para todas as áreas.

Portanto, empreendedores virtuais, negócios on-line exigem um bom investimento, uma vitrine chamativa e ótima navegabilidade, sem falar numa reserva financeira e boas soluções de pagamento e logística.

Fonte: Empreendedor Online

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