Iniciando as vendas na Loja Virtual: Dicas para o cadastro dos produtos e controle do estoque

Ao contrário das lojas tradicionais, nas lojas virtuais o cliente não tem o contato direto com os produtos, sendo assim, fornecer informações relevantes com boa qualidade é pré-requisito fundamental para o sucesso das vendas.

Criando um título para o produto: O Título corresponde ao nome do produto e será a primeira informação que o potencial comprador terá do objeto de desejo, e como a maioria dos consumidores usa os diversos buscadores para encontrar os produtos desejados, você deve colocar no título do produto palavras que ajudem o comprador a encontrar seu produto.

Ao definir o nome do produto:

– Evite colocar um nome maior que 80 caracteres.
– Evite usar sinais de pontuação.
– Faça uma cuidadosa revisão para evitar erros de escrita.
– Não esqueça de colocar a marca e o modelo.

Exemplos:

Título inadequado                                   Título sugerido
Forno Microondas                                   Forno Microondas 22 L Píccolo NN-S46B Panasonic
Espetacular Notebook Compaq          Notebook Compaq X1000 2,4 GHZ 60 GB 512 MB DVD CD-RW Windows

Como inserir uma descrição relevante: Ao redigir a descrição do produto para venda, tente descobrir coisas que levem os clientes a se interessarem pelo produto, se colocando no lugar do comprador. Uma boa descrição é concisa, de fácil leitura e bem organizada.

Não deixe de incluir informações como a marca, o modelo, as especificações, garantia, etc.

Imagens para produto: A foto do produto é algo determinante para o sucesso de suas vendas.

Em muitos casos terá um importante peso na decisão do comprador, por isso nunca use fotos amadoras ou de baixa qualidade, procure soluções como:

– Solicitar ao seu fornecedor o catálogo de fotos dos produtos (a maioria possui).
–  Fazer uma busca nos sites de busca de imagem, como Google e Yahoo. Haverão fotos que podem estar protegidas por direitos autorais, logo procure as que tenham livre utilização.
– Caso não tenha tido sucesso nas opções acima, contrate um fotografo profissional para produzir algumas fotos, principalmente a dos produtos que são destaques.

Categorizando os produtos: A distribuição e organização dos produtos são pontos importantes, pois, o cliente deve achar facilmente o que procura e de preferência com a menor quantidade de cliques possíveis, por isso, nunca deixe de oferecer um mecanismo de busca no seu site.

Analise se os produtos estão dentro das categorias adequadas, e se houver uma variedade grande de produtos dentro de uma mesma categoria, considere a possibilidade de usar subcategorias.

Controlando o estoque: Não existe nada mais frustrante para um cliente do que comprar um produto e não receber, isso é péssimo para imagem de sua loja virtual.

Um eficiente controle de estoque é algo imprescindível para o sucesso de uma loja virtual. Se sua empresa trabalha com uma quantidade pequena de produtos, você poderá realizar este controle manualmente sem maiores problemas.

Se sua empresa possui muitos produtos ou trabalha com um estoque com alta rotatividade e constante reposição é muito importante uma atualização automática dos produtos, neste caso o sistema da loja virtual deverá se comunicar com um sistema que possa fornecer estes dados.

Fique atento aos detalhes que agregam valor a sua loja, produto e experiência de compra do seu cliente. Boas Vendas!
 

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