Algumas dicas para checkout em um e-commerce

Quando gerenciamos uma campanha de links patrocinados, devemos sempre pensar em ferramentas para medir a eficácia. A mais utilizada é o Google Analytics, que oferece várias formas de monitorar o desempenho das ações de marketing online, permitindo a criação de metas para serem alcançadas, uso de filtros e outros recursos para acompanhar a evolução dos dados da campanha.

Conquistar conversões para um site pode significar alcançar uma página, ou ver os dados de contato da empresa, mas no caso de e-commerce a conversão sempre está ligada ao checkout, ou seja, saber se o cliente fechou o pedido.

A falta de informação durante o checkout, por exemplo, pode ser um obstáculo ao fechamento do pedido. Confira abaixo oito dicas para evitar que os clientes abandonem o carrinho durante uma compra.

1. Mostrar os passos

Se sua loja utiliza um checkout com múltiplas páginas não esqueça de exibir os passos que ainda faltam até a conclusão da compra. Mostrar os passos que ainda faltam para concluir a compra ajuda a eliminar uma possível frustração do consumidor. Resuma todo o processo de pagamento em no máximo três páginas.

2. Mostrar ícones de pagamento

Não há nada pior do que completar todos os campos do checkout e só descobrir no final que a loja não aceita o tipo de pagamento que você deseja. Oferecendo esta informação logo no início, os compradores estarão preparados e ficarão menos frustrados.

3. Informe o consumidor

Coloque instruções importantes na página onde elas devem aparecer. Não inclua todas as informações em um único lugar ou no topo da página, poucas pessoas vão ler.  Coloque a informação próxima do local onde pode surgir a dúvida, ao lado de um campo que deve ser preenchido, por exemplo.

4. Exiba o status da entrega

Muitas lojas virtuais precisam de um tempo para o processamento dos pedidos. Deixando o cliente ciente de que as encomendas só serão despachadas depois de determinado período, você pode evitar problemas em relação aos prazos de entrega.

5. Ajude o cliente a encontrar os códigos de segurança do cartão

Indique onde fica esse código de segurança no cartão. Não imagine que todos já sabem onde ficam estes códigos.

6. Ofereça um Live Chat para os usuários

Se sua loja virtual oferece um recurso de chat ao vivo, mostre isso durante todo o processo de pagamento (checkout) para que os clientes possam tirar alguma dúvida.

7. Exiba possíveis erros de maneira clara

Destaque os erros na cor vermelha, tanto na parte superior da página quanto no local onde o erro se encontra. Durante o preenchimento de um cadastro, por exemplo, facilite a localização do campo onde está o problema.

8. Só exija informações necessárias

No formulário de cadastro não exija muitas informações do usuário, isso pode fazer o comprador desistir. Depois de trazer o cliente para o seu site, através de uma campanha de links patrocinados, estas dicas certamente ajudarão o cliente a efetuar a compra e fechar o ciclo de marketing e vendas online.

Por Gustavo Lima no HSM

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