E-commerce personalizado potencializa vendas

E-commerce personalizado potencializa vendasO uso das lojas virtuais como ferramenta de vendas já está popularizado no Brasil, em especial em razão da assertividade e por propiciarem uma redução significativa de custos, como com estoques e infraestrutura. Com o aumento significativo do uso da internet como ferramenta de consumo, não apenas para efetuar a compra, mas também como ferramenta de suporte à decisão da compra, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes no que diz respeito a compras no ambiente on-line. “Os consumidores têm usado a internet para pesquisar preços, conhecer produtos, buscar informações da reputação das empresas, reclamações etc.”, explica José Patriota, especialista em e-commerce da eWave do Brasil*.

Dessa forma, surgeuma espécie de 2ª geração das lojas virtuais, mais completas e inteligentes, o que é a grande tendência em e-commerce. “Essas plataformas possibilitam, entre outras coisas, a personalização da venda”, conta José Patriota. Ochamado marketing onetooneé usado como solução para as empresas enfrentarem essa acirrada concorrência. Aqui, cada cliente é tratado como único, suas preferências e seu comportamento on-line são usados para identificar quais produtos e serviços está interessado. “As visualizações dos consumidores são mapeadas, mesmo sem a conclusão da compra, pois isso revela um desejo do consumidor. Assim, é possível oferecer posteriormente o produto desejado com um desconto personalizado, por exemplo.”

Estratégias bem estruturadas são essenciais

A venda combinada também é uma estratégia de inteligência que vem trazendo resultados para as empresas. No momento da compra, o sistema oferta produtos similares com os dizeres “Pessoas que compraram esse produto também compraram esses…”, ajudando a concretizar a venda com um produto que atenda melhor às necessidades deste cliente. “Alguns sites de compra como os das marcas de roupas Hollister e Abercrombie usam sistemas inteligentes de personalização desde o primeiro clique. Eles alteram a disposição das peças de roupa, o layout do site e a forma de apresentação das ofertas, como se fossem vitrines especializadas para cada perfil de consumidor”, exemplifica Patriota.

A adaptação da experiência de compra para os diferentes dispositivos também é uma preocupação do marketing onetoone. “Dessa forma, mantêm-se a identidade visual e possibilita-se ao consumidor a unificação de uma venda em diversos dispositivos, ou seja, ele pode iniciar uma pesquisa de compra em casa, utilizando um notebook ou um PC e, derepente, caso precise mudar de dispositivo, ele pode continuar do seu ipad do exato momento onde parou. Caso ele saia de casa, nada impede, ainda, que ele concluaa compra através do smartphone”, ressalta.

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