Veja 4 dicas para encontrar seu nicho no e-commerce

Veja 4 dicas para encontrar seu nicho no e-commerceTalvez você já tenha descoberto que deseja ter um e-commerce, mas ainda não decidiu o que vender. Escolher o nicho em que se vai atuar é mesmo uma decisão que merece atenção, já que ela deve ser a intersecção de seus interesses, suas paixões e, claro, da viabilidade do mercado.

Um comércio virtual pode ter sucesso focando em apenas poucos produtos ou oferecendo uma variedade de forma especial. Veja algumas dicas, listadas pelo Practical Ecommerce, para fazer uma boa escolha:

Liste suas paixões

Seja qual for o negócio, é essencial unir lucro ao prazer. É como ter um relacionamento, fica difícil mantê-lo se não existe sentimento. Lembrando ainda, que na maioria das vezes que a pessoa vai empreender ela está infeliz no seu atual trabalho.

Por isso, é necessário ter uma atividade agradável. Liste o que você mais gosta de fazer ou que gasta o seu tempo fazendo sem nem perceber. Após isso, tente associar produtos aos itens da sua lista.

Encontre um problema

Encontrar um problema é muitas vezes a solução. Por exemplo, duas irmãs decidem vender cobertores de bebê. As duas já produziam para os familiares e resolveram expandir as vendas. Ao procurar o material ideal e mais “lucrativo” para produzir em massa, elas descobriram que a bobina de linha grande não encaixa em suas máquinas convencionais. A partir daí, um amigo engenheiro ajudou a produzir um equipamento em que é possível usar estas bobinas em suas máquinas.

Assim, um segundo nicho foi encontrado, para comercializar este novo equipamento. Por menor que seja o problema, você também pode identificar um nicho por meio dele.

Networking

Ter contatos é essencial. Ao ter uma ideia do nicho em que irá trabalhar, peça opiniões de diferentes pessoas, vá a palestras, convenções e eventos relacionados. Procure o mediador de algum destes eventos, por exemplo, e pergunte se ele pode te indicar uma ou duas pessoas para conversar sobre o assunto de seu negócio.

Estas conversas podem ser muito produtivas e te dar grandes ideias de marketing.

Teste de viabilidade

Depois de decidir com o que vai trabalhar, basta fazer uma pesquisa de mercado. Verificar quais são os concorrentes, o que oferecem e o que você pode fazer de diferente.

Veja quem vai fornecer os produtos e quais são as condições. Ou caso você produza, como e onde será manufaturado? E o marketing? Como sua loja será divulgada?

Analise estas questões e compartilhe as ideias com pessoas confiáveis de sua rede de contatos.

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