Dicas práticas para aumentar a taxa de conversão das lojas virtuais

Ensinamentos da Conversion ConferenceDepois de participar de dois grandes eventos nos EUA focados em comércio eletrônico neste ano, o Internet Retailer e o Shop.org, ambos com mais de 3.000 participantes, decidi por participar de um evento menor e focado em um tema específico. Após receber o convite do CEO da empresa que esta organizando o Conversion Conference, Tim Ash da SiteTuners.com, acabei me inscrevendo. O evento, que aconteceu no último dia 09 de outubro, é focado em dicas práticas para aumentar a taxa de conversão das lojas virtuais, um dos temas mais procurados atualmente, por ser o caminho com o melhor desempenho para incrementar lucros em comércio eletrônico. Como na maioria dos eventos que participamos, o conteúdo é conhecido, mas não aplicamos. Portanto, esses eventos acabam servindo como um empurrãozinho para fazermos as coisas acontecerem. E, nesse sentido vou compartilhar com vocês o que for apresentado de mais interessante.

A palestra de abertura foi feita pelo próprio Tim Ash e o tema foi  “Creating Offers That Tempt the Subconscious”. O primeiro slide dizia que 95% das nossas decisões são pré-conscientes. O que quer dizer que fazemos muitas coisas no “piloto automático”, pois o ser humano é, muita vezes, preguisoso e impaciente. Partindo desse princípio, se oferecermos um pequeno número de opções claras com o objetivo de guiar os potenciais consumidores no formato de um wizard, e não simplesmente oferecer filtros para refinar busca, a tendência é de ter resultados melhores. Uma das dicas práticas apresentadas e que difere daquilo que 99% das lojas fazem atualmente é: Não usar banners rotativos, pois as pessoas prestam atenção nas coisas que se movem subconscientemente e acabam não focando onde deveriam. Outra dica foi de uma ferramenta interessante para fazer o mouse tracking das suas páginas para sua loja: www.crazyegg.com.

A partir da segunda palestra, como em quase todos os eventos aqui dos EUA, temos várias sessões simultâneas e optei por assistir a palestra “Wins & Flops from 100k Usability Tests” do Darrel Benatar da UserTesting.com, onde foi apresentada a importância dos testes de usabilidade já que o funil atual aqui nos EUA é que de 100% das pessoas que acessam uma loja, 60% realmente navegam, 10% colocam algo no carrinho e somente 3% efetivamente finalizam uma compra. E, o objetivo desses testes é identificar problemas de usabilidade e corrigí-los para melhorar os resultados da parte de baixo do funil e aumentar o ROI. Existem vários testes que podem ser realizados, mas devemos começar pelo teste da “primeira impressão” ou teste dos 5 segundos. O objetivo desse teste é captar de forma rápida o que está sendo relevante ou não na primeira impressão do usuário ao acessar uma página da sua loja e, para isso, foram indicadas várias ferramentas interessantes como: silverbackapp.com, fivesecondtest.com, usertesting.com e attentionwizard.com.

Vale a pena dar uma olhada e ver como podem ser utilizadas no seu negócio. Outros testes importantes são da facilidade de utilização da busca e relevância nos resultados, facilidade de navegação e intuitividade do checkout.

Para finalizar a parte da manhã, assisti à palestra do Chris Goward, da WiderFunnel.com, que é uma agência especializada em estratégias para aumento de taxa de conversão, um perfil que ainda não encontramos no Brasil. O tema era “How to Develop a Conversion Optimization Strategy”, que já subiu o nível da conversa abordando em detalhes a parte estratégica e apresentando algumas plataformas que a agência utiliza para fazer o trabalho de aumento de conversão. Goward começou citando uma frase do Avinash que diz “Invista 10% em ferramentas e 90% nas habilidades das pessoas” para mostrar que o aumento de conversão depende principalmente de pessoas capacitadas para fazer acontecer. Ele mostrou técnicas muito interessantes e de alto nível, mas que seria complicado transmitir por um simples texto. Portanto, deixo aqui a dica para assistirem um Webinar disponibilizado no site dele e que contém essas informações: www.widerfunnel.com/conversion-optimization-webinar.

Por Alexandre Soncini

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