Erros comuns na otimização de sites

A Otimização de Sites se tornou uma necessidade com o crescimento da concorrência na internet e também, com a evolução dos usuários que, ao invés de seguirem vasculhando até a ultima página de resultados do buscador, preferem alterar as palavras da pesquisa e dificilmente seguem até a terceira página de resultados.

Por tal motivo tornou-se essencial estar bem posicionado nas SERPs (Search Engine Results Page – Páginas de Resultados).

As estratégias para a Otimização de Sites sugiram justamente para “resolver” justamente isto, estar bem posicionado. Porém, comumente alguns erros são cometidos pelos Webmasters/Webdesigners/Programadores e afins. Veja alguns itens/erros importantes:

Conteúdo duplicado

Isso não é totalmente prejudicial para  seu site, os motores de busca não irão excluir o seu site da internet, até porque a concorrência pode fazer isso para te prejudicar. Você simplesmente não vai ganhar pontos para subir no ranking, devido ao fato do conteúdo duplicado não ser considerado pelos SERPs. Além disso, se alguém está procurando algo especifico, e lê a mesma coisa num outro site, um dos dois perderá a credibilidade do usuário. Por isso é melhor não arriscar qual será o escolhido. Concluindo, é melhor produzir e ofercer conteúdo totalmente original em todas as páginas do seu site.

Anchor text mal definido

Você provavelmente já deve ter criado muitas ligações (links) com o anchor text como “clique aqui”. Bem, está é definitivamente uma chamada à ação, mas não tem peso nenhum para o Google. Tente sempre utilizar as palavras-chave principais do seu nicho no texto de ancoragem, os resultados irão te impressionar.

Processo único

SEO não é uma questão de aplicar um conjunto de regras e achar que seu site está otimizado. SEO é uma questão de tentativa e erro, de investigação e observação da evolução. Não cometa o erro de descansar quando você terminar de otimizar uma página. Confira os resultados ao longo do tempo e ajuste a sua estratégia de palavras-chave.

Estratégia de keywords

É comum as pessoas entenderem erroneamente o conceito de palavras-chave. Palavras-chave não são as que você gostaria de ser encontrado a partir delas, mas sim as que dizem respeito ao seu conteúdo, mas é claro que dá para mesclar isso.

É um erro comum preencher as METAs com as palavras mais incríveis e independentes, na maioria das vezes na página inicial.

O desenvolvimento de uma estratégia-chave é feito em estreita relação com a estrutura do site, concentre-se em escolher palavras-chave que vão de mãos dadas com o conteúdo real e tópicos voltados para o usuário, ao invés de palavras-chave que você acha que podem ser representativas.

Esse são os erros mais comuns cometidos nos sites, evitando isso é possível rankear melhor seu site. Não fará milagres, até porque nesta área não há milagres, apenas um conjunto de soluções e táticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here