Família, amigos e experiência anterior são os maiores influenciadores na decisão de compra

O novo momento socioeconômico do país, somado ao contínuo desenvolvimento dos meios tecnológicos, permeia a nova realidade do consumidor brasileiro. Segundo estudo do IBOPE Media, o acesso à informação e a troca de ideias e experiências entre as pessoas evoluíram o processo de consumo para níveis que vão além dos ditados pela moda e que potencializam a individualidade do consumidor.

Neste cenário, números da nova base de dados do Target Group Index – estudo single source do IBOPE Media sobre consumo de mídia, produtos, serviços, estilo de vida e características sociodemográficas – indicam que apenas pouco mais de um terço dos consumidores com 18 anos ou mais buscam seguir a moda. Entre a maioria, no entanto, 58% afirmam que marcas conhecidas são melhores, considerando status como sinônimo de qualidade, 72% dos indivíduos são fiéis às suas marcas e 66% buscam por elas nas embalagens.

Porém, tão relevantes quanto a personalidade do indivíduo, as novas formas de interação, a partir dos avanços tecnológicos, intensificaram ainda mais a evolução dos hábitos do consumidor. É o que revela o TG.Net, estudo do IBOPE Media que combina informações do Target Group Index com uma pesquisa exclusiva feita com internautas.

A internet atua hoje como um catalizador da decisão de compra, pois ela viabiliza a troca de experiências entre os consumidores: 51% afirmam que podem fornecer muita informação sobre algum tipo de produto, 41% conversam com muitas pessoas diferentes sobre diversos produtos e 33% acham muito provável conseguir convencer outros indivíduos com suas opiniões.

Já o ciclo de influência, de acordo com o levantamento do IBOPE Media, é liderado pelas opiniões de familiares e amigos, seguidas pelas experiências individuais anteriores e, em terceiro lugar, está pela persuasão exercida pela mídia.

Fonte de informação na decisão de compra

Para Juliana Sawaia, gerente de learning & insights do IBOPE Media, experiência e relacionamentos são palavras-chave do novo panorama do consumo no Brasil. “A internet atua no processo de decisão como facilitador da interação e provedor de informação. Independentemente da categoria de produtos, estes são os principais fatores considerados em um ambiente no qual a web é mais utilizada como uma ferramenta de apoio ao consumidor que uma mídia em si”, explica Juliana.

Família, amigos e experiência anterior são os maiores influenciadores na decisão de compra

A necessidade de estar conectado à internet cresce com o surgimento dos novos padrões de consumo no Brasil. Hoje, cerca de 60% da população tem acesso ao meio, contra apenas 13% registrados em 2001. Nesse contexto, as redes sociais são consideradas importantes impulsionadoras do fenômeno da web no país.

Porta de entrada para a internet, 81% dos internautas acessam as mídias sociais regularmente. Porém, outro fator determinante para o incremento desse potencial é o atual interesse dos consumidores pelo acesso à web móvel. Cerca de nove em cada 10 pessoas têm aparelho celular, sendo que 21% deles possuem  smartphones  e 19% são usuários da internet pelo telefone.

“Esse é um número que tende a crescer porque existe uma valorização deste modelo de conexão e quanto mais conectadas as pessoas estiverem, mais simultâneo será o consumo de meios e ideias”, afirma a gerente de learning & insights do IBOPE Media.

 

Sobre a pesquisa

O estudo Target Group Index é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas.

Já o TG.Net é uma pesquisa online, realizada com 2.900 internautas de 15 a 75 anos no Brasil.  Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite análises diferenciadas em um único banco.

O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2012, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal , além de Goiânia, Nordeste, São Paulo.

Para esse estudo foi utilizado o filtro “consumidores dos últimos 30 dias com 18 anos ou mais”.

Sobre o IBOPE Media

O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados principalmente em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 12 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

Família e amigos são os maiores influenciadores na compra
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here