Fatores para o insucesso de uma loja virtual

Fatores que levam ao fracasso no e-commerceO negocio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negocio e oferece certos riscos de investimentos. Infelizmente, no Brasil, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida, por que isso acontece e como evitar? É importante conhecer os motivos principais que levam à decadência.

Falta de planejamento

Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro. Talvez seja esse o motivo de o Sebrae apontar um insucesso na casa dos 53% para as micros e pequenas empresas nos 3 primeiros anos de vida. É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o plano de negocio, o pontapé inicial que deve ser dado respondendo às seguintes questões: O que vou vender? Quem vai montar minha loja? Quem é o meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o meu negocio.

Foco no mercado – Nichos

Não tente vender de tudo, deixe isto para as grandes lojas. Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu publico é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento especifico é o começo. Na internet, uma pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores. Basta ter “foco”.

Falta de mão de obra qualificada

Esse é um problema crônico no e-commerce brasileiro. Não basta saber navegar na internet, é importante conhecer minimamente o gerenciamento de ecommerce: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de trafego. e redes sociais. Busque bons cursos e mantenha-se atualizado através de sites de referência no setor.

Falha na divulgação

Para dar um  pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fachadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e, portanto, ninguém irá comprar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação”, para otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes sociais, divulgação em outros sites e assessoria de imprensa.

Falta de planejamento logístico

Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom fazer um planejamento de maneira delicada e detalhada do seu sistema de logística.

Fraude

A fraude, principalmente na venda com cartões de creditos, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando ao seu fechamento, ale, de acabar devendo às operadoras em função de antecipações negativas em suas contas. Portanto, não é bom arriscar neste campo minado, utilize portais especializados em pagamentos com sistema antifraude, conferindo grande segurança às transações.

Falta de monitoramento

Muitas lojas acabam fracassando, pois a sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que está ocorrendo em termos de analise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões – na maioria das vezes erradas – baseadas em posições. Sendo assim, a web analise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual sendo primordial que o web empreendedor  se familiarize com o Google Analytics.

Falha no atendimento

Muito se fala em atendimento – e deveria se falar muito mais – Sua loja pode ser virtual. Mas o seu cliente precisa saber exatamente o que está acontecendo com o seu pedido de compra, seu site precisa ter um bom canal de comunicação co o cliente e transmitir a ele credibilidade.

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