Girafa investe em campanhas de e-mail marketing com Virtual Target

Girafa investe em campanhas de e-mail marketingPara aprimorar o contato com os consumidores, o Girafa, loja virtual de produtos eletroeletrônicos, investiu nos serviços da Virtual Target, sistema de envio e gestão de e-mail marketing da Serasa Experian Marketing Services.

A plataforma é responsável pelo envio de ofertas, confirmação de pedido, dados de compra, atualizações de rastreio, entre outros. “Após iniciarmos o trabalho com a Experian Virtual Target, conseguimos aumentar as taxas de abertura dos e-mails, melhoramos nossa reputação nos servidores, aprimoramos as estratégias de disparo, desenvolvemos novos layouts para resolvermos problemas na entrega dos e-mails, e tudo isso sem ‘estressar’ nossa base. Pelo contrário, diminuímos a frequência dos disparos e priorizamos a relevância dos e-mails”, relata Marcelo Volpe, CEO no Girafa Comércio Eletrônico.

Atualmente, os disparos do e-commerce são realizados de duas a três vezes por semana para uma base de 300 mil contatos. As ações são segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores e histórico de compra, baseado nas informações disponibilizadas em relatórios fornecidos pela ferramenta com dados de vendas e acessos da loja virtual.

O Girafa chegou a registrar picos de 6% na taxa de abertura dos e-mails e, após uma nova estratégia estabelecida com a Virtual Target, o índice aumentou para 30%. A tendência é que os números aumentem ainda mais.

A loja virtual passou a utilizar réguas de relacionamento, que são e-mails automáticos com caráter transacional, de acordo com o comportamento do cliente ou ação no site. “Algumas réguas como aniversário, e-mail de boas vindas, inatividade, saudade e carrinho abandonado são muito fáceis de implementar. De acordo com estudo feito pela Cheetahmail, e-mails de carrinho abandonado possuem uma receita 20% maior que mensagens de ofertas padrões.  Já segundo a Forrester, menos de 8% de e-mails transacionais chegam na caixa de spam. São envios para gerar engajamento”, diz Marco Salvi, Head of Marketing & Client Services da Virtual Target

“É imensurável o que se pode agregar para a marca com estratégias bem definidas de e-mail marketing. Hoje o preço é apenas um detalhe. Em nossas comunicações, focamos em conteúdo sobre produtos, queremos que o cliente saiba os benefícios do que estamos ofertando e que muitas vezes não são explorados pelos concorrentes”, diz Rocha.

Na visão do executivo, para obter sucesso com as campanhas, é necessário um trabalho colaborativo entre uma boa ferramenta e dedicação humana. “Não basta contratar o serviço e achar que os resultados simplesmente surgirão, pelo contrário, é bastante arriscado não se dedicar a esta estratégia. Para que a plataforma de email marketing traga retorno, é imprescindível o fator humano. O Girafa soube entender esta realidade e sem o acompanhamento e orientação dos profissionais da Experian não teríamos obtido os bons resultados que conseguimos em 2012. Estamos a cada dia alinhando nossas estratégias, desenvolvendo novas ações e temos certeza que este é o caminho do sucesso”, finaliza.

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