Compras Coletivas

outubro 18, 2011 publicado por Blog do E-commerce

GroupOn não devolve dinheiro de consumidores lesados

   

GroupOn rasga o Código de Defesa do Consumidor

GroupOn se recusa a devolver dinheiro de consumidores lesados e rasga Código de Defesa do ConsumidorO GroupOn vai de mal a pior. Depois das sucessivas ofertas problemáticas que resultaram não não efetivação da entrega de produtos, o GroupOn partiu agora para uma estratégia de não devolução dos valores pagos em promoções não honradas em uma visível afronta ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e outras leis do país. Se o objetivo da empresa é acabar com a imagem dos sites de compras coletivas, está no caminho certo.

No recente, e ainda em andamento, Escândalo dos Tablets, o GroupOn tem se negado sistematicamente a devolver os valores pagos, mesmo extrapolado em muito o prazo de entrega. A empresa tem se valido de e-mails evasivo e não conclusivos para tentar prorrogar o prazo de entrega, sem se preocupar se os usuários querem ou não esperar. O GroupOn, do alto de sua arrogância corporativa, resolveu criar procedimentos próprios em relação ao Código de Defesa do Consumidor, obrigando os compradores do referido tablet a uma espera infindável. Temos comprovação de que mesmo pedindo o ressarcimento do valor pago, através de inúmeros e-mails e ligações telefônicas, não há uma solução para o caso e a empresa insiste em dizer que os tablets já estão a caminho.

Reclamações contra o GroupOn são inúmeras

O problema com os tablets não é o único. Na página do GroupOn no Facebook podemos ver todos os dias pessoas reclamando sobre pacotes de viagens, serviços de buffet, serviços de estética, aparelhos eletrônicos e toda sorte de produtos anunciados no site. Ao que parece, o GroupOn, na contra mão do mercado, resolveu ter como regra o engodo e como exceção o cumprimento da oferta. O volume de consumidores lesados é tamanho que até mesmo grupos foram criados no Facebook como o Lesados pela Fluent Celular/Groupon/Groupalia e o Processo Coletivo: Groupalia, GroupOn e Fluent Celular. Neles é possível encontrar milhares de consumidores lesados que tentam se organizar para terem seus direitos respeitados. O gráfico abaixo só confirma o problema.

Reclamações contra o GroupOn

O que diz o Código de Defesa do Consumidor

O CDC é bem claro nesses casos. A devolução dos valores pagos deve ser feita imediatamente em caso de descumprimento de cláusulas contratuais. Não é isso que vem ocorrendo no caso do GroupOn. Ele tenta ganhar pela insistência. A página do GroupOn no Facebook está repleta de reclamações nesse sentido (pelo menos até a hora em que eles apagam os comentários contrários), mas a empresa se nega a solucionar o problema. O fato é que houve quebra de contrato nesse caso e em inúmeros outros que podem ser verificados no site do Reclame Aqui e na própria página do GroupOn no Facebook. Diante disso, a única atitude decente que a empresa poderia ter era devolver o dinheiro, com a mesma rapidez que teve na hora de debitar do cartão de crédito ou receber o valor do boleto. Infelizmente não é isso o que vem ocorrendo.

Sites de compras coletivas precisam ser mais responsáveis

O consumidor não está interessado nas 200 razões pelas quais o “parceiro” não entregou o produto e nem está interessado em prorrogar o prazo de recebimento. As pessoas compram coisas para consumir e não para ficar em discussões com a empresa que vendeu o produto. Não adianta o site de compras coletivas jogar a culpa para o parceiro, pois em termos legais, ele é parte da transação comercial e por isso mesmo, igualmente responsável. É obrigação do GroupOn devolver o dinheiro imediatamente, e em espécie e não em créditos do GroupOn. Créditos do GroupOn (se é que depois de tantas trapalhadas a empresa terá algum crédito) não é moeda corrente, ou será que a empresa agora irá criar seu próprio papel moeda?

A verdade é que estamos vendo o GroupOn rasgar o Código de Defesa do Consumidor e debochar de milhares de consumidores. Se tivessem feito isso em seu país de origem, os Estados Unidos, seus diretores já estariam na cadeia. Mas no Brasil ……

P.S. em 19/10, pelo menos uma pessoa deu notícia que o GroupOn havia prometido a devolução do dinheiro. Não podemos confirmar, porque o GroupOn deu um prazo de 5 a 10 dias úteis para realizar o estorno.

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28 Comments

  • Comprei uma oferta pelo site Groupon no dia 27/05, que me daria direito a 1 ingresso para o Show do Ira no clube Jundiaiense, no dia 21/06. Fiz o pagamento através de transferência bancária no mesmo instante da compra, porém o site alega que houve um erro no sistema SafetyPay e que meu pagamento não foi identificado. Liguei para o SAC várias vezes, enviei o comprovante de pagamento para o e-mail indicado e mesmo assim ninguém resolveu meu problema. Toda vez que entro em contato com o SAC os atendentes me dizem que um setor está analisando meu problema. Ja passou pro setor de atendimento, pro setor de pagamentos, pro financeiro, e nada de me darem uma responta concreta sobre meu problema. Hoje, dia 09/06/2014 entrei em contato novamente e me disseram que o setor financeiro ainda está analisando meu problema e que depois que analisarem ainda tem um prazo de 10 dia ÚTEIS para fazer o reembolso do valor que gatei comprando a oferta pelo site. Ou seja, comprei um produto e não recebi, o dinheiro saiu da minha conta bancária no mesmo instante em que comprei, eu fiquei sem o produto e sem o dinheiro, já se passaram 13 dias corridos, 9 dias ÚTEIS, e a empresa GROUPON não teve se quer a consideração de tentar resolver meu problema. Os atendentes do SAC não tem culpa, mas a maioria deles são despreparados e na maioria das vezes não dão a mínima pro que está acontecendo com o consumidor! Desrespeito total!!! Aconselho sim a todos que tenham a oportunidade de ler essa reclamação que não comprem, que não indiquem ninguém a comprar por esse site pois infelizmente quando você precisa ninguém te atende, não existe ética e muito menos respeito por seus clientes!!

  • É triste perceber que no Brasil os empresários fazem o que querem! Neste site existem reclamações desde 2011 contra o Groupon que claramente infringe o Código de Defesa do Consumidor negando-se a reembolsar o dinheiro do cliente. É o que está acontecendo comigo agora. Hoje mesmo liguei e não querem reembolsar meu dinheiro. No caso a empresa não pode fornecer o serviço de pilates porque está com as turmas lotadas. Ou seja, alheio a minha vontade! Mas, o Groupon não está ligando e conta com que os consumidores deixem seu dinheiro como crédito pra eles. O MEU NÃO!!!

  • Olá pessoal, tudo bem?

    Somos alunas da universidade de São Paulo (USP), e ao ver todas as reclamações relacionadas a sites de compras coletivas, nos incentivamos a realizar um estudo sobre o assunto.

    O estudo tem como objetivo entender os defeitos desse sistema de compras e como isso afeta vocês, os consumidores.

    É super rápido, é só clicar nesse LINK !

    https://docs.google.com/forms/d/15ip2GsfPoz-fsGTmQuep-7fTC71Yoa1Q3Fl_SmLSWTE/viewform

    Obrigada!

  • Essa empresa é uma grande piada, pior SAC que eu já vi. Tratam o consumidor como lixo.

  • o sac do grupon é inútil, comprei uma escova definitiva que não consegui fazer e estou a 1 mês tentando receber meu dinheiro de volta e não consigo. Cuidado quando comprar no grupon pois quando dá problema eles são omissos para resolvê-lo, só fazem promessa de que vai resolver mas o que fazem é tentar vencer o consumidor pelo cansaço.
    Conselho: não percam tempo tentado resolver o não cumprimento do serviço com o sac do grupos, entrem logo na justiça!!!!!

  • sabe o que acontece com o groupon, no lançamento da sua oferta eles oferecem as empresas que supostamente estão anunciando mil e uma oportunidade,lucros pequenos mais vendidos em grande quantidade um lucro bom, e quando o anunciante percebe que foi enganado, é tarde de mais, eles deixam a oferta tempo a mais do que foi combinado lançam antes do tempo sem deixar o parceiro se organizar para a oferrta com o parceiro não pagão o que foi combinado e outra quando o parceiro percebe foi enganado completamente entrando em um buraco sem tamanho e fora os processos que acabam passando e os constrangimentos com alguns clientes do gruopon é horrível os passeiros sofrem muito mais do que os clientes seria muito bom se o juiz ouvisse também o lado dos parceiros e acabace com essa mafia de esterionatarios

  • Tá dificil mesmo alguns Hotéis não cumprem o que foi proposto. Vendem um serviço e oferecem outro. Tá um absurdo comprei 2 viagens uma já vi que não é nada do que foi oferecido. O hotel alegou que as vagas já estão reservadas. Como? se no proprio site determina o periodo o qual você vai reservar o hotel. Estranho demais. Só sei de algo não compro mais nesse site.

  • Rralmente o que eles fazem é um absurdo com o consumidor! Eu fico besta com tanta falta de respeito! Se acham onipotentes, zombam da sua cara, fingem que nao entendem orquestra vc esta dizendo, mandam emails automáticos, cancelam sua compra e depois dizem que vc nao pagou!

  • Todos criticam estes sites, mas uma coisa está certa para todos. Consumidor brasileiro é burro. Não sabe ler nada, compra por compulsão, é consumista e sem vergonha. Antes a Groupon fazia devolução de valores sem o menor piscar de olhos, mas por conta de gente safada e trapaceira, eles começaram a burocratizar todos seus procedimentos. Nos primeiros semestres do site, não existia o negócio da validação. Com isso, tinha gente que usava e abusava e depois cancelava, tendo o dinheiro de volta após ter fanfarreado até não querer mais com a cara do “parceiro”. Fora a questão de receber o produto e depois ligar lá pra cancelar por que “não tinha recebido”. Após estes foras que dezenas de clientes deram com o site, é claro que os mesmos não iriam deixar barato. E, quanto aos créditos, é uma forma de reembolso com respaldo na legislatura.

  • Qual o endereço para promover a citação do Groupon em caso de ação de danos morais? Sou do Rio e gostaria de levar o meu caso a justiça, mas sem o endereço para citação não dá. Alguém sabe?

  • Bom dia a todos , Não comprem esses pacotes do groupon eles não retornão reclamações e vendem pacotes de empresas que nem estão nos lugares anunciados e os telefones não respondem tambem , cuidado por exemplo estão vendendo pacote de fotos da Iris maringa que não entregaram nem os pacotes anteriores vendidos.Vejam no link abaixo.
    http://www.groupon.com.br/deals/maringa/iris-color/8421131?nlp&CID=BR_CRM_1_0_0_205&a=1425

  • Já eu, caí no conto da carboxiterapia, um tratamento que em poeterior conversa com dermatologista, fiquei sabendo que não resolveria meu problema. Erro 1-compramos,e o estabelecimento executa e diz que o tratamento é lento. Comprei varios pacotes na tentadora promoção. Numa segunda clínica,ao tentar fazer as marcações, fui informada de que a clínica não tinha um profissional capacitado e com registro no conselho regional de madicina. Erro 2- O groupon não averigua a infra estrutura da empresa contratada. Parcelei a compra em 3x no cartão de crédito, continuo pagando após inúmeros pedidos de cancelamento, e eles, continuam mandando e-mail técnicos e formados dizendo: não efetuamos devolução após 15 dias da compra. Acho que quando se trata de saúde, a coisa é muito mais séria. Ser furada várias vezes, passar por um processo doloroso, sem saber quem é o profissional. É o fim do mundo, muita falta respeito.

  • eai povo prejudicado relaxem!!!!! e causa ganha este groupon vai teique pagar caro por isso…. então recorram na justiça peçam seus direitos lembrem do codigo do consumidor e pesam indenizaçao!!!! falem com um advogado e entrem na justça ate sem advogado, mais se esclarecam primeiro dos seus direitos Tá!!!conheço um caso que um rapaz recorreu por conta de uma pizza de 15reais e ganhou 5.000reais de indenizaçao ne!!!!bem feito para o groupom quem manda trabalhar errado !!recorram mesmooooo!!!!!

  • Também já fui lesado pelo enGroupon e quando falei que ia ao Tribunal Especial Civel eles nem aí…

  • tambem fui enganado com duas compras q fiz e ja faz mais d 4 meses e nenhuma resposta…….

  • Fui lesionado também e estou com os mesmos problemas. Não devolveram o dinheiro, já abri 5 protocolos de atendimento e não obtive nenhuma resposta.
    Aconselho a todos a levarem seus casos para o Procon e Justiça, colocar em mídias sociais e espalhar o máximo que puder para tentar proteger novos consumidores.

  • Groupon, NUNCA MAIS!!!!!!!

  • Prezados Senhores: Quanto à situação abaixo, tenho a informar que O descumprimento de cláusula contratual gera o direito imediato ao consumidor de receber seu valor em moeda, a qual foi paga, ou seja, EM DINHEIRO, estornado ao cartão utilizado para compra. Não quero crédito groupon. Aguardo a devolução EM ÉSPECIE – r$, ou terão mais um trabalho, o de se explicarem ao PROCON e ao JEC. Maria da Gl…ória Fonseca Rodrigues._________
    Gildeane Ribeiro Sousa, Nov-10 09:10 (BRST): Olá Maria, Tudo bem? Encaminhamos a sua solicitação para o setor responsável que fará o crédito no valor de R$ 297,00 em sua conta Groupon, no prazo de até 5 dias. Cancelamos o groupon da oferta:Cupom: 106/4202 – Cód. Verificação: 44D9C42004 – É muito fácil utilizar o seu crédito Groupon: … “Use seu crédito” e pronto! Você pode utilizar o seu crédito para futuras compras em nosso site. A validade é de 12 meses.

    • Veja bem, a pessoa pagou, vocês receberam o dinheiro.
      É uma afronta dar um limite de tempo pra a pessoa usar o crédito. Afinal, é como se depois de 12 meses,
      a pessoa é roubada automaticamente.
      Mesmo porque, o dinheiro não recebe correção, nem juros.
      Ou seja, o Groupon, lucra com o dinheiro em conta.

      Definir um limite para gastar, é como você por o dinheiro na conta de um banco e se não usar em 12 meses, o Banco pegar o dinheiro.

  • Depois de muita reclamação em sites externos, visto que os internos são inoperantes, consegui reaver minha compra em julho.
    Não compro mais nunca em site de compra coletiva.
    Bandidagem explicita.

  • Bom, eu caí no conto do Nintendo Wii. Fiz o lance, não recebei conformação de compra, não responderam meus questionamentos e efetuaram a cobrança no meu cartão. Agora está sendo um parto pra reaver o dinheiro… se é que vou reaver.

  • Comprei uma viagem pelo Groupon, a agencia de viagem não mandou a passagem no tempo marcado. Pedi ao Groupon o cancelamento e a devolução do dinheiro, isto em 16/ set e até hoje não me atenderam. Não viajei nas férias porque não tive o dinheiro devolvido. Já fiz várias ligações interurbanas, mandei vários emails e nada. É uma total falta de respeito!
    já fiz várias compras pela internet, tv’s, geladeira, som de carro, notebook e nunca tive problemas, mas sempre em sites de lojas conhecidas nacionalmente. E vou continuar comprando, mas de sites de compra coletiva, jamais, nunca mesmo, pode ser R$ 1,00 que não compro.
    Vou ter que recorrer a Justiça para ter meu dinheiro devolvido.
    É um sentimento horrível de total falta de respeito!

  • Cai no conto do Pendrive Kingston de 32Gb. Comprei no início de agosto com 35 dias úteis para entrega que não ocorreu. Acionei o Groupon e a parceira IMPORTX que se comprometeu a entregar em mais três semanas alegando problemas com o seu fornecedor. Três semanas passadas e nada. Pedi a restituição do dinheiro ao GROUPON e eles disseram que, embora conste na sua política de reembolso a devolução do valor em até 7 dias após o recebimento (conforme determina o Código do Consumidor), eles não reembolsal cupons validados. Então paguei, não recebi e não serei ressarcido segundo a informação do GROUPON. Já reclamei na coluna EM DEFESA DO CONSUMIDOR do jornal O GLOBO e acho que todos os lesados devem fazer o mesmo. Quem sabe eles publicam uma reportagem detonando de uma vez por todas o GROUPON….

  • Eu também.. mais um.. falar oque.. é pura raiva..
    oque preciso agora é do endereço do escritorio do goupon e cnpj dessa ***, perdi com tablet pela compre da china, fotos com iris color.. e ja comprei um monte.. to loco pra cancelar minha conta e parar de receber esses email diarios de “vai que pega+1″,

    quem saber como f***** eles escrevam

    hubertcomh@hotmail.com

  • O pior de tudo é que mesmo depois desse fiasco, no meu caso, que comprei um home theater de 1000w rms, DTS, feito em madeira MDF, com HDMI, me mandam um e-mail propondo fazer uma troca por um som de 100w rms, sem hdmi, sem DTS, da Lenoxx… ta de brincadeira né Groupon

  • Estou exausto de tanto reclamar no Groupon e Fluent Store.
    Estão apurando dinheiro de consumidores honestos.
    Essas duas empresas deviam ser banidas do mercado, mas antes devolver aquilo que foi pago.
    Não cumprem nada do que prometem.

  • O GroupOn está prejudicando todos os sites de compras coletivas com esse tipo de atitude. A solução do problema seria fácil:

    1 – Devolução imediata do dinheiro de todos os consumidores lesados

    2 – Melhor critério na seleção de parceiros

    Se nem esses dois simples passos a administração consegue dar, o melhor é encerrar o negócio.

    O comportamento do GroupOn está maculando a imagem de centenas de sites que trabalham de maneira séria e respeitosa. O universo dos sites de compras coletivas não é composto apenas por empresas desorganizadas e inescrupulosas. Muito pelo contrário, é composto, em sua grande maioria por empreendedores sérios e dispostos a criar empresas sólidas e de boa reputação perante ao público.

  • Acredito que, depois do “Boom” dos sites de compras coletivas de menor porte (geralmente locais) está atrapalhando a vida do Groupon, Clickon e outros, o que está levando essas empresas a fazerem inúmeras promoções duvidosas (citando o exemplo do ClickON, que faz várias promoções de produtos pelo Walmart, porém, os produtos sofrem um aumento considerável de preço pelo site do Walmart para que o desconto seja “aparente”, aconselho a todos verificarem pelo Buscapé antes de comprarem qualquer produto por esses sites).
    O Fato é que sites de Compras Coletivas já deixam muita gente com um pé atrás, e se continuar nesse ritmo isso vai piorar cada dia mais.
    O MAIOR fator de sucesso das empresas que lidam com vendas é, além do preço e qualidade, o atendimento ao cliente no pré e no pós venda. É preciso atenção.

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