GroupOn não devolve dinheiro de consumidores lesados

GroupOn não devolve dinheiro de consumidores lesados

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GroupOn rasga o Código de Defesa do Consumidor

GroupOn se recusa a devolver dinheiro de consumidores lesados e rasga Código de Defesa do ConsumidorO GroupOn vai de mal a pior. Depois das sucessivas ofertas problemáticas que resultaram não não efetivação da entrega de produtos, o GroupOn partiu agora para uma estratégia de não devolução dos valores pagos em promoções não honradas em uma visível afronta ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e outras leis do país. Se o objetivo da empresa é acabar com a imagem dos sites de compras coletivas, está no caminho certo.

No recente, e ainda em andamento, Escândalo dos Tablets, o GroupOn tem se negado sistematicamente a devolver os valores pagos, mesmo extrapolado em muito o prazo de entrega. A empresa tem se valido de e-mails evasivo e não conclusivos para tentar prorrogar o prazo de entrega, sem se preocupar se os usuários querem ou não esperar. O GroupOn, do alto de sua arrogância corporativa, resolveu criar procedimentos próprios em relação ao Código de Defesa do Consumidor, obrigando os compradores do referido tablet a uma espera infindável. Temos comprovação de que mesmo pedindo o ressarcimento do valor pago, através de inúmeros e-mails e ligações telefônicas, não há uma solução para o caso e a empresa insiste em dizer que os tablets já estão a caminho.

Reclamações contra o GroupOn são inúmeras

O problema com os tablets não é o único. Na página do GroupOn no Facebook podemos ver todos os dias pessoas reclamando sobre pacotes de viagens, serviços de buffet, serviços de estética, aparelhos eletrônicos e toda sorte de produtos anunciados no site. Ao que parece, o GroupOn, na contra mão do mercado, resolveu ter como regra o engodo e como exceção o cumprimento da oferta. O volume de consumidores lesados é tamanho que até mesmo grupos foram criados no Facebook como o Lesados pela Fluent Celular/Groupon/Groupalia e o Processo Coletivo: Groupalia, GroupOn e Fluent Celular. Neles é possível encontrar milhares de consumidores lesados que tentam se organizar para terem seus direitos respeitados. O gráfico abaixo só confirma o problema.

Reclamações contra o GroupOn

O que diz o Código de Defesa do Consumidor

O CDC é bem claro nesses casos. A devolução dos valores pagos deve ser feita imediatamente em caso de descumprimento de cláusulas contratuais. Não é isso que vem ocorrendo no caso do GroupOn. Ele tenta ganhar pela insistência. A página do GroupOn no Facebook está repleta de reclamações nesse sentido (pelo menos até a hora em que eles apagam os comentários contrários), mas a empresa se nega a solucionar o problema. O fato é que houve quebra de contrato nesse caso e em inúmeros outros que podem ser verificados no site do Reclame Aqui e na própria página do GroupOn no Facebook. Diante disso, a única atitude decente que a empresa poderia ter era devolver o dinheiro, com a mesma rapidez que teve na hora de debitar do cartão de crédito ou receber o valor do boleto. Infelizmente não é isso o que vem ocorrendo.

Sites de compras coletivas precisam ser mais responsáveis

O consumidor não está interessado nas 200 razões pelas quais o “parceiro” não entregou o produto e nem está interessado em prorrogar o prazo de recebimento. As pessoas compram coisas para consumir e não para ficar em discussões com a empresa que vendeu o produto. Não adianta o site de compras coletivas jogar a culpa para o parceiro, pois em termos legais, ele é parte da transação comercial e por isso mesmo, igualmente responsável. É obrigação do GroupOn devolver o dinheiro imediatamente, e em espécie e não em créditos do GroupOn. Créditos do GroupOn (se é que depois de tantas trapalhadas a empresa terá algum crédito) não é moeda corrente, ou será que a empresa agora irá criar seu próprio papel moeda?

A verdade é que estamos vendo o GroupOn rasgar o Código de Defesa do Consumidor e debochar de milhares de consumidores. Se tivessem feito isso em seu país de origem, os Estados Unidos, seus diretores já estariam na cadeia. Mas no Brasil ……

P.S. em 19/10, pelo menos uma pessoa deu notícia que o GroupOn havia prometido a devolução do dinheiro. Não podemos confirmar, porque o GroupOn deu um prazo de 5 a 10 dias úteis para realizar o estorno.

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28 COMENTÁRIOS

  1. Comprei uma oferta pelo site Groupon no dia 27/05, que me daria direito a 1 ingresso para o Show do Ira no clube Jundiaiense, no dia 21/06. Fiz o pagamento através de transferência bancária no mesmo instante da compra, porém o site alega que houve um erro no sistema SafetyPay e que meu pagamento não foi identificado. Liguei para o SAC várias vezes, enviei o comprovante de pagamento para o e-mail indicado e mesmo assim ninguém resolveu meu problema. Toda vez que entro em contato com o SAC os atendentes me dizem que um setor está analisando meu problema. Ja passou pro setor de atendimento, pro setor de pagamentos, pro financeiro, e nada de me darem uma responta concreta sobre meu problema. Hoje, dia 09/06/2014 entrei em contato novamente e me disseram que o setor financeiro ainda está analisando meu problema e que depois que analisarem ainda tem um prazo de 10 dia ÚTEIS para fazer o reembolso do valor que gatei comprando a oferta pelo site. Ou seja, comprei um produto e não recebi, o dinheiro saiu da minha conta bancária no mesmo instante em que comprei, eu fiquei sem o produto e sem o dinheiro, já se passaram 13 dias corridos, 9 dias ÚTEIS, e a empresa GROUPON não teve se quer a consideração de tentar resolver meu problema. Os atendentes do SAC não tem culpa, mas a maioria deles são despreparados e na maioria das vezes não dão a mínima pro que está acontecendo com o consumidor! Desrespeito total!!! Aconselho sim a todos que tenham a oportunidade de ler essa reclamação que não comprem, que não indiquem ninguém a comprar por esse site pois infelizmente quando você precisa ninguém te atende, não existe ética e muito menos respeito por seus clientes!!

  2. É triste perceber que no Brasil os empresários fazem o que querem! Neste site existem reclamações desde 2011 contra o Groupon que claramente infringe o Código de Defesa do Consumidor negando-se a reembolsar o dinheiro do cliente. É o que está acontecendo comigo agora. Hoje mesmo liguei e não querem reembolsar meu dinheiro. No caso a empresa não pode fornecer o serviço de pilates porque está com as turmas lotadas. Ou seja, alheio a minha vontade! Mas, o Groupon não está ligando e conta com que os consumidores deixem seu dinheiro como crédito pra eles. O MEU NÃO!!!

  3. o sac do grupon é inútil, comprei uma escova definitiva que não consegui fazer e estou a 1 mês tentando receber meu dinheiro de volta e não consigo. Cuidado quando comprar no grupon pois quando dá problema eles são omissos para resolvê-lo, só fazem promessa de que vai resolver mas o que fazem é tentar vencer o consumidor pelo cansaço.
    Conselho: não percam tempo tentado resolver o não cumprimento do serviço com o sac do grupos, entrem logo na justiça!!!!!

  4. sabe o que acontece com o groupon, no lançamento da sua oferta eles oferecem as empresas que supostamente estão anunciando mil e uma oportunidade,lucros pequenos mais vendidos em grande quantidade um lucro bom, e quando o anunciante percebe que foi enganado, é tarde de mais, eles deixam a oferta tempo a mais do que foi combinado lançam antes do tempo sem deixar o parceiro se organizar para a oferrta com o parceiro não pagão o que foi combinado e outra quando o parceiro percebe foi enganado completamente entrando em um buraco sem tamanho e fora os processos que acabam passando e os constrangimentos com alguns clientes do gruopon é horrível os passeiros sofrem muito mais do que os clientes seria muito bom se o juiz ouvisse também o lado dos parceiros e acabace com essa mafia de esterionatarios

  5. Tá dificil mesmo alguns Hotéis não cumprem o que foi proposto. Vendem um serviço e oferecem outro. Tá um absurdo comprei 2 viagens uma já vi que não é nada do que foi oferecido. O hotel alegou que as vagas já estão reservadas. Como? se no proprio site determina o periodo o qual você vai reservar o hotel. Estranho demais. Só sei de algo não compro mais nesse site.

  6. Rralmente o que eles fazem é um absurdo com o consumidor! Eu fico besta com tanta falta de respeito! Se acham onipotentes, zombam da sua cara, fingem que nao entendem orquestra vc esta dizendo, mandam emails automáticos, cancelam sua compra e depois dizem que vc nao pagou!

  7. Todos criticam estes sites, mas uma coisa está certa para todos. Consumidor brasileiro é burro. Não sabe ler nada, compra por compulsão, é consumista e sem vergonha. Antes a Groupon fazia devolução de valores sem o menor piscar de olhos, mas por conta de gente safada e trapaceira, eles começaram a burocratizar todos seus procedimentos. Nos primeiros semestres do site, não existia o negócio da validação. Com isso, tinha gente que usava e abusava e depois cancelava, tendo o dinheiro de volta após ter fanfarreado até não querer mais com a cara do “parceiro”. Fora a questão de receber o produto e depois ligar lá pra cancelar por que “não tinha recebido”. Após estes foras que dezenas de clientes deram com o site, é claro que os mesmos não iriam deixar barato. E, quanto aos créditos, é uma forma de reembolso com respaldo na legislatura.

  8. Qual o endereço para promover a citação do Groupon em caso de ação de danos morais? Sou do Rio e gostaria de levar o meu caso a justiça, mas sem o endereço para citação não dá. Alguém sabe?

  9. Já eu, caí no conto da carboxiterapia, um tratamento que em poeterior conversa com dermatologista, fiquei sabendo que não resolveria meu problema. Erro 1-compramos,e o estabelecimento executa e diz que o tratamento é lento. Comprei varios pacotes na tentadora promoção. Numa segunda clínica,ao tentar fazer as marcações, fui informada de que a clínica não tinha um profissional capacitado e com registro no conselho regional de madicina. Erro 2- O groupon não averigua a infra estrutura da empresa contratada. Parcelei a compra em 3x no cartão de crédito, continuo pagando após inúmeros pedidos de cancelamento, e eles, continuam mandando e-mail técnicos e formados dizendo: não efetuamos devolução após 15 dias da compra. Acho que quando se trata de saúde, a coisa é muito mais séria. Ser furada várias vezes, passar por um processo doloroso, sem saber quem é o profissional. É o fim do mundo, muita falta respeito.

  10. eai povo prejudicado relaxem!!!!! e causa ganha este groupon vai teique pagar caro por isso…. então recorram na justiça peçam seus direitos lembrem do codigo do consumidor e pesam indenizaçao!!!! falem com um advogado e entrem na justça ate sem advogado, mais se esclarecam primeiro dos seus direitos Tá!!!conheço um caso que um rapaz recorreu por conta de uma pizza de 15reais e ganhou 5.000reais de indenizaçao ne!!!!bem feito para o groupom quem manda trabalhar errado !!recorram mesmooooo!!!!!

  11. Fui lesionado também e estou com os mesmos problemas. Não devolveram o dinheiro, já abri 5 protocolos de atendimento e não obtive nenhuma resposta.
    Aconselho a todos a levarem seus casos para o Procon e Justiça, colocar em mídias sociais e espalhar o máximo que puder para tentar proteger novos consumidores.

  12. Prezados Senhores: Quanto à situação abaixo, tenho a informar que O descumprimento de cláusula contratual gera o direito imediato ao consumidor de receber seu valor em moeda, a qual foi paga, ou seja, EM DINHEIRO, estornado ao cartão utilizado para compra. Não quero crédito groupon. Aguardo a devolução EM ÉSPECIE – r$, ou terão mais um trabalho, o de se explicarem ao PROCON e ao JEC. Maria da Gl…ória Fonseca Rodrigues._________
    Gildeane Ribeiro Sousa, Nov-10 09:10 (BRST): Olá Maria, Tudo bem? Encaminhamos a sua solicitação para o setor responsável que fará o crédito no valor de R$ 297,00 em sua conta Groupon, no prazo de até 5 dias. Cancelamos o groupon da oferta:Cupom: 106/4202 – Cód. Verificação: 44D9C42004 – É muito fácil utilizar o seu crédito Groupon: … “Use seu crédito” e pronto! Você pode utilizar o seu crédito para futuras compras em nosso site. A validade é de 12 meses.

    • Veja bem, a pessoa pagou, vocês receberam o dinheiro.
      É uma afronta dar um limite de tempo pra a pessoa usar o crédito. Afinal, é como se depois de 12 meses,
      a pessoa é roubada automaticamente.
      Mesmo porque, o dinheiro não recebe correção, nem juros.
      Ou seja, o Groupon, lucra com o dinheiro em conta.

      Definir um limite para gastar, é como você por o dinheiro na conta de um banco e se não usar em 12 meses, o Banco pegar o dinheiro.

  13. Depois de muita reclamação em sites externos, visto que os internos são inoperantes, consegui reaver minha compra em julho.
    Não compro mais nunca em site de compra coletiva.
    Bandidagem explicita.

  14. Bom, eu caí no conto do Nintendo Wii. Fiz o lance, não recebei conformação de compra, não responderam meus questionamentos e efetuaram a cobrança no meu cartão. Agora está sendo um parto pra reaver o dinheiro… se é que vou reaver.

  15. Comprei uma viagem pelo Groupon, a agencia de viagem não mandou a passagem no tempo marcado. Pedi ao Groupon o cancelamento e a devolução do dinheiro, isto em 16/ set e até hoje não me atenderam. Não viajei nas férias porque não tive o dinheiro devolvido. Já fiz várias ligações interurbanas, mandei vários emails e nada. É uma total falta de respeito!
    já fiz várias compras pela internet, tv’s, geladeira, som de carro, notebook e nunca tive problemas, mas sempre em sites de lojas conhecidas nacionalmente. E vou continuar comprando, mas de sites de compra coletiva, jamais, nunca mesmo, pode ser R$ 1,00 que não compro.
    Vou ter que recorrer a Justiça para ter meu dinheiro devolvido.
    É um sentimento horrível de total falta de respeito!

  16. Cai no conto do Pendrive Kingston de 32Gb. Comprei no início de agosto com 35 dias úteis para entrega que não ocorreu. Acionei o Groupon e a parceira IMPORTX que se comprometeu a entregar em mais três semanas alegando problemas com o seu fornecedor. Três semanas passadas e nada. Pedi a restituição do dinheiro ao GROUPON e eles disseram que, embora conste na sua política de reembolso a devolução do valor em até 7 dias após o recebimento (conforme determina o Código do Consumidor), eles não reembolsal cupons validados. Então paguei, não recebi e não serei ressarcido segundo a informação do GROUPON. Já reclamei na coluna EM DEFESA DO CONSUMIDOR do jornal O GLOBO e acho que todos os lesados devem fazer o mesmo. Quem sabe eles publicam uma reportagem detonando de uma vez por todas o GROUPON….

  17. Eu também.. mais um.. falar oque.. é pura raiva..
    oque preciso agora é do endereço do escritorio do goupon e cnpj dessa ***, perdi com tablet pela compre da china, fotos com iris color.. e ja comprei um monte.. to loco pra cancelar minha conta e parar de receber esses email diarios de “vai que pega+1″,

    quem saber como f***** eles escrevam

    hubertcomh@hotmail.com

  18. O pior de tudo é que mesmo depois desse fiasco, no meu caso, que comprei um home theater de 1000w rms, DTS, feito em madeira MDF, com HDMI, me mandam um e-mail propondo fazer uma troca por um som de 100w rms, sem hdmi, sem DTS, da Lenoxx… ta de brincadeira né Groupon

  19. Estou exausto de tanto reclamar no Groupon e Fluent Store.
    Estão apurando dinheiro de consumidores honestos.
    Essas duas empresas deviam ser banidas do mercado, mas antes devolver aquilo que foi pago.
    Não cumprem nada do que prometem.

  20. O GroupOn está prejudicando todos os sites de compras coletivas com esse tipo de atitude. A solução do problema seria fácil:

    1 – Devolução imediata do dinheiro de todos os consumidores lesados

    2 – Melhor critério na seleção de parceiros

    Se nem esses dois simples passos a administração consegue dar, o melhor é encerrar o negócio.

    O comportamento do GroupOn está maculando a imagem de centenas de sites que trabalham de maneira séria e respeitosa. O universo dos sites de compras coletivas não é composto apenas por empresas desorganizadas e inescrupulosas. Muito pelo contrário, é composto, em sua grande maioria por empreendedores sérios e dispostos a criar empresas sólidas e de boa reputação perante ao público.

  21. Acredito que, depois do “Boom” dos sites de compras coletivas de menor porte (geralmente locais) está atrapalhando a vida do Groupon, Clickon e outros, o que está levando essas empresas a fazerem inúmeras promoções duvidosas (citando o exemplo do ClickON, que faz várias promoções de produtos pelo Walmart, porém, os produtos sofrem um aumento considerável de preço pelo site do Walmart para que o desconto seja “aparente”, aconselho a todos verificarem pelo Buscapé antes de comprarem qualquer produto por esses sites).
    O Fato é que sites de Compras Coletivas já deixam muita gente com um pé atrás, e se continuar nesse ritmo isso vai piorar cada dia mais.
    O MAIOR fator de sucesso das empresas que lidam com vendas é, além do preço e qualidade, o atendimento ao cliente no pré e no pós venda. É preciso atenção.

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