Provedor de hospedagem para Magento – Como escolher o seu em 2020

Escolher um provedor de hospedagem para Magento é uma decisão fundamental para o bom desempenho da sua loja virtual montada sobre esta plataforma.

Desde que a plataforma Magento Commerce tornou-se a coqueluche para os que desejam fazer a criação de sua loja virtual com sistema open source muito se tem falado sobre a questão do provedor de hospedagem do sistema.

Em qualquer curso sobre e-commerce você vai aprender que a Magento é extremamente exigente, mas até onde vão estas exigências. Zapeando por ai encontramos este ótimo artigo publicado por Gabriel Zamprogna, responsável pela tecnologia da Indexa. Vale a pena conferir.

Com base na experiência que temos tido ao instalar este sistema em diversas opções de provedor de hospedagem para Magento, em ambientes compartilhados ou não, vou publicar algumas informações sobre cada plataforma individualmente, aqui.

O objetivo não é favorecer qualquer uma das opções, mas informar aos lojistas que desejam encontrar uma solução de hosting para Magento apropriada para sua situação.

Locaweb

Nossas primeiras instalações de Magento, no início de 2008, foram na Locaweb. Não só por possuirmos grande número de clientes hospedados nos planos Linux deles, mas porque nossos primeiros clientes tinham preferência por este servidor e, de forma geral, o serviço era bastante rápido e estável.

No início, o serviço era realmente aceitável, mas (coincidentemente ou não) após a abertura dos planos “ilimitados” a qualidade do serviço caiu muito. A Locaweb chegou a oferecer o Magento na sua lista de softwares auto-instaláveis por algum tempo, mas voltou atrás nesta decisão após ver que lojas com um número um pouco maior de produtos exigiam bastante hardware para funções como reindexação de preços.

Um bloqueio de acesso aos servidores da Varien, feito erroneamente por esta última, fez com que muitos usuários de Magento hospedados na Locaweb ficassem sem acesso aos seus ambientes administrativos por vários dias, causando um grande transtorno aos clientes e uma baita dor de cabeça para o suporte da Locaweb.

Creio que este foi também um golpe decisivo para eles não oferecerem mais o Magento em seu instalador. Ainda temos clientes hospedados lá e as lojas funcionam razoavelmente bem, mas o maior problema continua sendo a instabilidade, tanto em planos Hospedagem I, II ou III.

  • Pontos fortes: vários clientes já instalaram suas lojas lá e existem algumas boas referências na internet para este ambiente específico; possui acesso via SSH; lojas pequenas costumam rodar sem grandes problemas.
  • Pontos fracos: o suporte é realmente desanimador (são muitos clientes e poucos atendentes, muitas vezes sem muita vontade de ajudar); o sistema oscila muito no horário comercial e quedas são freqüentes, especialmente nos planos mais baratos.

UOL Host

Há algum tempo temos orientado nossos clientes com até 1.000 produtos no catálogo a utilizar o UOL como primeira alternativa. Não só porque a contratação é rápida e simples, mas porque o serviço realmente não deixa a desejar no quesito velocidade de acesso.

Conexões via SSH e FTP são instantâneas, dependendo da sua velocidade de acesso à internet. O suporte está na média e o custo é um pouco mais alto que os serviços compartilhados concorrentes, mas a total compatibilidade com o Magento Connect (o PEAR funciona perfeitamente) torna o host a melhor alternativa “povão” no mercado nacional. A dica é pegar um plano Hospedagem I ou acima.

  • Pontos fortes: excelente velocidade de resposta do servidor; bom gerenciamento com pouquíssimas quedas; poder de processamento e memória RAM; acesso via SSH e compatibilidade com o Magento Connect.
  • Pontos fracos: Custo mais alto que a concorrência. PS: caso vá se cadastrar, coloque o e-mail contato@indexainternet.com.br como indicante, assim ganhamos uma pequena comissão pela indicação.

Kinghost

Depois de uma transferência sem sucesso de um cliente para a Kinghost, tivemos a oportunidade de efetuar uma instalação “do zero” para outra loja, em um plano Mega e, para nossa surpresa, o processo todo correu muito soft.

A dica, na verdade, é pegar um plano Mega ou superior, onde você terá acesso via SSH e uma velocidade de resposta muito legal, além de todas as extensions necessárias para o funcionamento da plataforma.

É uma alternativa mais econômica ao UOL, lembrando que os caras estão investindo forte no Brasil — tomara que o serviço continue bom!

  • Pontos fortes: excelente velocidade de resposta do servidor (planos Mega e acima); acesso via SSH; painel de controle simples e compatibilidade com o Magento Connect.
  • Pontos fracos: a Kinghost tem um histórico não muito animador com relação a instabilidades.

Como você pode ver, escolher um provedor de hospedagem para magento requer uma boa análise das questões técnicas, para que você depois não se arrependa. Mantenha-se em dia assinando a a nossa Newsletter.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Tenho minha loja virtual no Uol, tive um pico de acesso que travou meu site com erro
    ‘Fatal error: spl_autoload() [function.spl-autoload]: Class Zend_Log could not be loaded in /usr/share/uh-loja/production/1691/app/code/core/Mage/Core/functions.php on line 247’

    Estou a quinze dias fora do ar, e ainda continuo.
    Tem como migrar direto para plataforma de vcs ?
    O que vcs oferecem de serviço ?
    Pode montar minha pagina ?
    Grata,
    Renata

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here