Oferecer uma variedade de formas de pagamento é fundamental para uma loja virtual

As opções de formas de pagamento em uma loja virtual podem fazer muita diferença na hora da conversão e certamente irá afetar em muito o resultado final da sua loja virtual.

É sabido que uma das chaves para o sucesso no e-commerce é entender as necessidades dos consumidores e disponibilizar no ambiente do seu comércio eletrônico as opções que se enquadram no perfil do seu público-alvo, sejam elas em relação a produtos e até mesmo formas de pagamentos aceitas pela loja virtual.

Questões como design, layout e usabilidade, obviamente são importantes para o sucesso de um e-commerce, mas um dos principais pontos a serem observados é a disponibilidade de formas de pagamento que se enquadrem com o perfil do público-alvo.

Formas de pagamento como fator de conversão

Em nosso curso de e-commerce chamamos atenção para a necessidade de colocar o maior número possível de opções de pagamento na loja virtual como estratégia para facilitar a conversão de compra. Não há nada mais frustrante para o cliente que percorrer todo o processo de compra e no final descobrir que não existe a opção de pagamento que ele queria usar. Isso além de impedir a concretização da compra, deixa gravado na mente do cliente que aquela loja não possui a forma de pagamento preferida por ele, causando assim uma rejeição natural pela loja virtual.

Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer o maior número possível de opções de pagamento, além é claro, de facilitar também a implementação dessas formas de pagamento. Não importa de que forma você vai proceder em termos de processamento dos meios de pagamento, principalmente os pagamentos online como cartões e débito online. Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer recursos para utilização tanto dos meios de pagamento direto com as administradoras de cartões e bancos como também gateways de pagamento e facilitadores.

Falta de opção leva ao abandono do carrinho

A falta de opções de pagamento é um dos principais fatores para o abandono de carrinhos de compra, junto com o frete alto. A importante que o empreendedor entenda que grande parte das compras feitas pela Internet são compras por impulso e por isso, qualquer ruído nesse processo pode levar ao abandono do carrinho de compras. Mesmo nas compras planejadas, o ruído provocado pela falta de uma opção de pagamento costuma ser fatal.

É importante que no seu projeto de e-commerce você defina exatamente qual o seu público-alvo e os seus hábitos de pagamento para poder oferecê-los em seu e-commerce. Em caso de dúvida, parta para a solução mais abrangente, ou seja, coloque o máximo de opções possíveis.

Com informações do Blog do Curso de E-commerce

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