A influência dos Blogs no processo de decisão de compra

A influência dos Blogs no processo de decisão de compraCom o acesso cada vez maior às redes sociais o volume de informação sobre os mais variados produtos cresce. E tudo isso gerado por consumidores, pessoas comuns que comentam sobre sua satisfação ou não do produto, sem reservas, sem filtros ou quaisquer moderações. É mais uma forma de conteúdo gerado pelo consumidor, que irá influenciar diretamente na decisão de compra de milhares de pessoas.

Os blogs alcançaram um bom posicionamento no que concerne à influência na decisão de compra do consumidor. Hoje em dia os consumidores já não são reativos, são proativos.

Com o objetivo de mostrar o poder dos blogs no comportamento dos consumidores na decisão de compra, a influência dos mesmos, foi realizado um estudo pela JupiterResearch, (uma empresa da Forrester research), “Harnessing the Power of Blogs”.

Este estudo indica que nos últimos 4 anos houve um crescimento de 300% no número de pessoas que lê blogs. Do total de 2000 inquiridos 52% afirma que os blogs tiveram um papel crítico no momento em que decidiram avançar com o processo de aquisição. As influências foram a nível de consulta para decidir sobre um produto ou serviço, refinar as escolhas, suporte ou resposta a questões técnicas, descoberta de novos produtos, confirmar escolhas e executar a compra em si.

Anúncios em blogs tem confiança do consumidor

Relativamente aos anúncios 25% afirma confiar nos anúncios colocados em blogs, 25% diz confiar em anúncios patrocinados, e 19% afirma confiar nos anúncios dos social media sites. Estas visualizações despoletam feedback, desde visita ao site, visita ao fornecedor, pesquisa online sobre o produto ou serviço, entre outros.

Os blogs não são consumidos de forma isolada, os utilizadores habituais frequentam mais do que um blog por dia. Os utilizadores habituais utilizam o sistema de links para navegação primordial para outros conteúdos.

De acordo com o CEO da Buzzlogic “os blogs estão a tornar-se guias de confiança para utilizadores atentos, com interesses específicos. Se conseguirmos identificar onde (como) este fenómeno está a desenvolver-se na blogosfera poderemos abrir uma nova janela, avaliar a intenção para chegar a uma publicidade mais segmentada, possibilitando assim atingir o público-alvo. Esta é uma excelente notícia para os anunciantes que estão a tentar maximizar o seu negócio”.

Fonte: E-Commerce News

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