Das 20 maiores lojas de e-commerce do Brasil, apenas 6 tem blog

Maioria das grandes lojas não tem um blogEu estava olhando recentemente as atividades de mídia social das 20 maiores empresas de e-commerce do Brasil, e descobri um fato interessante: apenas 6 das 20 maiores lojas virtuais do Brasil mantem um blog ativamente:


1. Submarino. Não tem blog
2. Americanas. Não tem blog
3. Saraiva. SIM!! Tem blog
4. Netshoes. SIM!! Tem blog
5. Magazine Luiza. SIM!! Tem blog
6. Shoptime, Não tem blog
7. PontoFrio. Não tem blog
8. Extra. Não tem blog
9. Casas Bahia. Não tem blog
10. CompraFácil. SIM!!! Tem blog

11. Walmart. SIM!! Tem blog
12. FastShop. Não tem blog
13. Sacks. SIM!! Tem blog
14. FNAC. SIM!! Tem blog
15. Kalunga. Não tem blog
16. RicardoEletro. Não tem blog
17. Colombo. Não tem blog
18. Polishop. Não tem blog
19. Marisa. Não tem blog
20. Onofre. Não tem blog


Um Blog, como todos já sabem, é um web site onde você pode compartilhar pensamentos, imagens, artigos, análises, vídeos, pesquisas, tendências, enfim, o que você quiser sobre as coisas que a empresa faz.

O blog é uma espécie de making-off do negócio, e uma incrível possibilidade de marketing para a empresa se aproximar dos seus clientes e hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas de Marketing Digital.

Por que uma loja virtual deveria ter um blog?

1 – O blog é uma mídia super interativa onde o lojista tem a possibilidade de receber comentários autênticos e imediatos sobre os produtos que vende.

2 – O comércio no Brasil é muito toma-lá-dá-cá. Dá para contar nos dedos de uma mão – e ainda ficam sobrando dedos – as lojas brasileiras de “shopping” que te convidam a permanecer no seu interior sem necessariamente comprar nada.

Eu diria que apenas as livrarias como a Cultura e Saraiva, e as cafeterias como Starbucks e Frans Café estimulam a permanência de clientes dentro de suas dependências independente de comprar alguma coisa ou não. Todo o resto te estimula a se retirar caso não vá comprar nada.

O blog é uma oportunidade virtual do comércio brasileiro mudar essa percepção estimulando a maior permanência do cliente dentro do espaço virtual com questões que não são necessariamente comerciais.

3 – As ferramentas que administram os blogs são preparadas para os mecanismos de busca tipo Google. Ou seja, todos os posts do blog são indexados pelo Google e aparecem no resultado orgânico aumentando as possibilidades de uma loja virtual aparecer no Google.

4 – Os compradores online estão procurando o tempo todo por informações na web para tomar decisões de compra. Os blogs são a ferramenta ideal para o lojista prover as informações que faltam na web para ajudar o cliente a decidir pelo produto correto.

5 – O blog é uma excelente maneira de humanizar a loja eletrônica e diferenciar um negócio que aparentemente é apenas sobre cliques objetivos. As vezes o produto que você vende é exatamente igual ao produto que o seu concorrente vende. A foto do produto é a mesma, a descrição é a mesma, e até o preço as vezes é o mesmo. Como se diferenciar? Se você tiver um blog você pode escrever sobre o produto de um maneira que o seu concorrente não faz, e assim aumentar a confiança do cliente em você e na sua loja.

Eu sou fã-zão do Blog da Amazon. Desde que os caras levantaram o blog eu comprei dezenas de produtos a partir dos posts do blog.

Eu descobri novos produtos, e decidi pelas compras a partir das resenhas autênticas e humanas postadas no blog onde eles misturam comentários de críticos com informações comerciais etc. Hoje eu leio o blog da Amazon todos os dias e visito a loja virtual a partir do blog.

Apenas 25% das maiores lojas virtuais do Brasil estão usando blog para conversar com os clientes. Isso significa que você – que não faz parte do ranking das 20 maiores – tem a oportunidade de se diferenciar dessa turma levantando o seu blog.

Quando você vai começar a blogar sobre a sua loja virtual?

Como evitar esse tipo de problema

Essa e outras técnicas de marketing digital você pode aprender no Curso de Marketing Digital que é ministrado pela equipe do Curso de E-Commerce todos os meses no Rio de Janeiro. Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o curso e fazer sua inscrição.

#Fail – Apenas 6 das Maiores Lojas Tem Um Blog
Avalie este artigo

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, estou lendo seus post e todos muito interessantes e completos vou adotar várias dicas e mudanças sugeridas pois acredito que vai melhorar em muito meu e-commerce, tenho uma pergunta este blog da loja deve ser integrado a loja virtual em sim no mesmo dominio ou devo fazelo em outro como um blogspot da vida? Obrigado e parabén pelo trabalho

    • Se possível, tente hospedar no mesmo domínio, acaba dando força para o rankeamento da loja como um todo. Quanto a plataforma, não aconselhamos uma solução gratuita como o Blogspot por não passar o profissionalismo que é necessário neste tipo de negócio. Indicaríamos a plataforma WordPress com hospedagem própria.

      Um grande abraço

      Rodrigo Lima

  2. Realmente aí está uma ótima oportunidade para as pequenas e médias empresas conseguir atrair e fidelizar clientes online. É importante ressaltar que as empresas devem investir em estrutura e treinamento para que o blog seja ágil como espera o consumidor na web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here