Lojas virtuais Open Source

A opção por lojas virtuais Open Source é assunto recorrente em nossos projetos de e-commerce e muita gente nos pergunta sobre essa opção. O

modelo de loja virtual open source é uma solução usada por milhões de empreendedores digitais no mundo inteiro e já faz parte do arsenal de ferramentas que dispomos para quem deseja ingressar no e-commerce.

O sistema de loja virtual open source como Magento, WordPress e Presta Shop é bem simples. O código é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores e disponibilizado para download nessas comunidades.

Uma forma de desenvolvimento colaborativo que deu muito certo e que abriu as portas do comércio eletrônico para diversas empresas. Por se tratar de um sistema ecommerce grátis muitas pessoas passaram a chamá-las de lojas virtuais grátis, mas isso não corresponde a verdade.

A opção por lojas virtuais open source

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre essa questão de loja virtual gratuita.

Na verdade, as lojas virtuais open source não são uma lojas virtuais grátis tendo em vista que necessita de muitos ajustes técnicos que precisam de um profissional de programação gabaritado, e isso custa dinheiro.

Os sistemas de lojas virtuais open source de grátis só tem o código como tive a oportunidade de explicar em um artigo anterior.

Com a evolução do mercado, podemos contar hoje em dia com sistemas bem simples de serem administrados, do ponto de vista de TI – Tecnologia da Informação.

Um bom exemplo disso são as lojas virtual criadas com o WordPress. Se você montar uma loja virtual com o WooCommerce, por exemplo, precisará muito pouco acompanhamento técnico especializado para fazer a sua manutenção.

A partir do momento que você opta por uma solução open source você deve tratá-lo como um ativo da sua empresa que por isso precisa de manutenção constante.

Mantendo a sua loja virtual open source

O comércio eletrônico é um segmento em constante atualização e por isso os sistemas estão em constante adaptação. Isso requer das equipes de manutenção do software um trabalho constante para que a loja esteja sempre na vanguarda das tecnologias disponíveis.

No caso dos sistemas open source com comunidades mais ativas como o Magento, por exemplo, essas atualizações são quase mensais.

Por isso, em nossa consultoria sempre deixamos claro, quer ao adotar uma solução open source para o seu negócio virtual, é necessário sempre pensar no suporte, porque nada pior para a gestão de loja virtual do que um sistema desatualizado.

Eu, particularmente sou um grande entusiasta de sistemas de e-commerce open source, mas sempre deixo claro para nossos alunos no Curso Como Montar Uma Loja Virtual, que eles inevitavelmente envolvem o desenvolvimento de uma estrutura de suporte técnico.

As vezes me perguntam se uma loja virtual alugada não seria uma melhor opção em termos de plataforma de e-commerce. Não é uma opção a ser descartada, mas você precisa avaliar muito bem a situação.

As lojas virtuais open source acabam fazendo parte do patrimônio da sua empresa, como disse no início do artigo, e no caso das plataformas alugadas você sempre estará na mão de alguém.

Seja como for, a opção por sistemas de lojas virtuais open source em um projeto de e-commerce é válida.

Por Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here