Todo lojista é um consumidor

Todo lojista que se preza é intrinsecamente um nato consumidor comercial e/ou pessoal, ou seja, ele conhece todos os meandros das necessidades de uma negociação que o deixam satisfeito e principalmente com vontade de continuar sendo cliente do estabelecimento. Então não é errado dizer: que o melhor consultor para o lojista é o próprio lojista, para lhe dizer se os processos de vendas, atendimentos e pós-vendas são excelentes e lhe agradam. Listamos alguns fatores que fazem com que qualquer consumidor sinta-se bem atendido e logo se torne um cliente contumaz.

Informações Claras e Objetivas

Todo consumidor sente mais seguro e respeitado quando consegue facilmente encontra o que procura, não sente que existam informações escondidas. É importante que todas as informações pertinentes ao negócio estejam dispostas para criar um ambiente confiável, por exemplo, forma de contato sempre visível, conteúdo relevante destacado.

Vários Canais Atendimento Rápidos e Diretos

Quando mais canais de atendimentos, como por exemplo, telefones, bate-papo online, e-mails, trará ao consumidor uma ser tranqüilidade na hora de sanar suas dúvidas antes de executar a compra, e sendo esses atendimentos rápidos e com o resultado satisfatório para o cliente, irá criar um marca única e indelével no cliente. Por que todo mundo gosta de ser bem atendido.

Preços Competitivos

O preço não é um fator único e diferencial na concretização da venda, porém se estiver muito acima dos padrões de mercado, ainda mais hoje em dia com as facilitadoras ferramentas de comparação de preço. Poderá fazer com que o cliente mesmo sendo assíduo da loja, desista da compra, pois o fator preço não é único mais tem grande peso na decisão de compra.

Condições Especiais

Oferecer sempre condições mais do que especiais, faz com que os consumidores possam se aproveitar dessas situações para alcançar seus desejos de consumos e ao mesmo tempo aumentar suas experiências de compra. Muitas vezes oferecer frete grátis pode fazer com que suas vendas dobrem, visto que este não será mais um fator impeditivo no fechamento do pedido.

Diferencial Único

Criando ferramentas, processos ou sistema que os consumidores só encontram na loja virtual, e que facilitam suas compras, será um fator a mais na hora de decisão da compra. Por exemplo, digamos que o produto da loja virtual seja peças para carro e essa loja oferece um sistema onde é possível cadastrar os veículos de interesse do cliente e automaticamente as peças que compõem a vitrine serão destinado para ele, ou ainda, uma ferramenta que auxiliem a montagem de grupo de produtos para geração de um produto final.

Sentimento de Cliente Importante

Todo consumidor durante o processo de compra quer se sentir um cliente especial, porque ele decidiu gastar o seu dinheiro na loja, e espera que seja lhe dada toda atenção possível para que sua experiência de compra seja espetacular. Cada cliente que ao final do processo se sentir único e importante, será um cliente fiel e também um propagandista da loja sem custo algum e com o peso da sua divulgação muito mais convincente que qualquer propaganda paga. Fazer com que o cliente sinta-se importante, não custará mais do que já custa hoje.

De lojista a consumidor
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