Manhã é o horário de pico no email marketing

Manhã é o horário de pico no email marketingO pico de envio de e-mail marketing no Brasil se dá entre seis e oito da manhã, quando quase 40% de todas as promoções e ofertas enviadas diariamente são disparadas neste período, segundo um estudo divulgado pelo site Ofertas de E-mail.

A análise, que foi feita com base em 10 mil mensagens comerciais de 60 empresas de varejo cadastradas na plataforma, revela ainda que a categoria campeã no número de ofertas enviadas é Informática, com cerca de 35% do total de promoções por e-mail. Em seguida, surpreendentemente, o setor de Móveis e Decoração ocupa a segunda posição, com aproximadamente 22% do total de e-mails.

“É automático pensar que os e-mails marketing estão, em sua maioria, ligados a produtos de informática, tecnologia, eletrodomésticos e afins. Mas o fato é que as empresas ainda apostam muito na ferramenta, sejam elas de qualquer segmento. E nossa plataforma tem contribuído para a potencialização da eficiência, uma vez que prolonga a ‘vida útil’ do e-mail marketing”, analisa Amador Gonçalves, COO do Ofertas de E-mail.

Na terceira colocação do ranking está o setor de telefonia, com 20% do volume de e-mails com ofertas enviados aos consumidores. Na sequência, a categoria de games aparece com 15% e somente na quinta posição é que os eletroportáteis se encaixam. Por fim, Fotografia e Viagens/Turismo finalizam a lista das oito categorias mais anunciadas.

A pesquisa indica que toda a movimentação de envio de e-mails marketing começa à 1 hora da manhã e segue até meio dia, sendo que das 06h às 08h é que ocorre a intensificação. Somente no mês de março deste ano, o Ofertas de E-mail registrou uma média de 33 e-mails enviados por dia, no estudo das 60 lojas cadastradas no sistema. Cada e-mail contém, aproximadamente, 15 ofertas.

Nos últimos seis meses, o recorde de e-mails marketing enviados em um só dia foi de 49 e esse número se repetiu em três datas: 22/10/2012, 24/01/2013 e 14/02/2013. Durante a “Black Friday” no ano passado, o número chegou a 85 e-mails marketing entre os dias 22 e 23 de novembro, um recorde absoluto.

“Se formos analisar o impacto desses e-mails, somados eles chegam a 7 milhões de visualizações, o que é um número absurdamente alto se compararmos com qualquer outro mecanismo de divulgação de ofertas. Entretanto, sabemos que o período de ‘vida’ de um e-mail marketing é curto e a nossa plataforma é uma ferramenta para mantê-los úteis por mais tempo”, finaliza Gonçalves.

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