Manual de Administração da osCommerce – Parte 2

Manual da osCommerce

Dando continuidade a série que apresenta o Manual Administrativo da osCommerce estamos publicando a segunda parte deste manual. Muita gente reclama do fato de lojas open source não terem manuais de referência. A equipe do Blog do E-Commerce então está tentando dar uma ajuda para solucionar este problema. Para maiores informações sobre esta plataforma gratuita para loja virtuais veja a Seção osCommerce de nosso site.

Para acessar a primeira parte do manual clique em – Manual Administrativo da osCommerce – Parte 1

Informações do Cliente – Definimos os campos necessários para colher as informações dos seus clientes no formulário de cadastro de sua Loja Online.

  1. Sexo (Masculino/Feminino): Solicitar que o cliente informe o sexo no formulário de cadastro de clientes. Escolha (true) para sim ou (false) para não.
  2. Data de Nascimento: Solicitar que o cliente informe a data de nascimento no cadastro de clientes. Escolha (true) para sim ou (false) para não.
  3. Empresa: Solicitar que o cliente informe a empresa onde o mesmo trabalha no cadastro de clientes de sua Loja Virtual. Escolha (true) para sim ou (false) para não.
  4. Bairro: Solicitar que o cliente informe o nome do bairro onde o mesmo reside no cadastro de clientes de sua Loja. Escolha (true) para sim ou (false) para não.
  5. Estado: Solicitar que o cliente informe o estado onde mora no cadastro de clientes de sua Loja Online. Escolha (true) para sim ou (false) para não.

Remessa/Embalagem – As configurações dos pacotes que irão armazenar os produtos oferecidos pela sua loja serão definidas neste setor.

  1. Código do País: Informar seu país, normalmente já estará selecionado corretamente e você não precisará modificar.
  2. CEP: Digite aqui o CEP de onde você está estabelecido/ residindo.
  3. Entre o peso máximo do pacote que irá entregar: Definimos aqui o peso máximo do pacote que irá entregar o produto. Digite o peso máximo para entregas, se digitar 20, o sistema entenderá 20 quilos.
  4. Peso Normal dos Pacotes: Digite aqui o peso médio dos seus produtos oferecidos, simplesmente para informação ao sistema, pode deixar 0 (zero) caso queira.
  5. Pacotes grandes Incrementar porcentagem: Nesta opção definimos uma porcentagem que poderá ser cobrada junto as entregas dos pacotes considerados por você muito grande. Portanto basta definir aqui o valor percentual adicional que será cobrado. Por exemplo: Caso queira adicionar o valor de 8%, digite o valor 8 sem o sinal da porcentagem (%).

Listagem de Produtos – Aqui definimos as configurações de todos os produtos listados em sua loja.

  1. Mostrar Imagem do produto: Nesta opção você define se as imagens dos seus produtos serão exibidas em sua loja online como listas, para utilizar este padrão, digite 1 (um). caso você não queira utilizar esta formatação (que normalmente é o formato mais utilizado), defina a tabela como 0 (zero).
  2. Mostrar nome dos Fabricantes: Se você deseja que o nome dos fabricantes dos produtos vendidos por você sejam exibidos na lista, digite 1 (um). Se desejar ocultar este nome em sua lista, digite 0 (zero).
  3. Mostrar modelo dos produtos: Definimos aqui se os modelos dos produtos irão aparecer como listas. Caso você queira utilizar este formato, digite 1 (um), caso não queira esta formatação, digite 0 (zero).
  4. Mostrar nome dos produtos: Para exibir o nome dos produtos, digite 1 (um).
  5. Exibir preços dos produtos: Digite 1 (um) para exibir os preços dos produtos oferecidos.
  6. Mostrar quantidade dos produtos: Você pode definir nesta opção se a quantidade dos produtos serão exibidas ao seu cliente, lembramos que se anteriormente você optou por checar os estoque em “ Estoque “, digite 1 (um). caso não deseje mostrar esta quantidade. digite 0 (zero).
  7. Mostrar peso dos produtos: Se desejar mostrar o peso dos produtos, digite 1 (um). Caso você não queira (que é o formato mais comum), digite 0 (zero). OBS.: Para que a sua loja virtual calcule o frete, você deverá informar o peso do produto ao cadastrá-lo em sua loja mesmo que este peso não apareça para o cliente. Se você não definir que o peso dos produtos sejam exibidos, nada será alterado. O cliente apenas não irá visualizar o peso do produto adquirido, mas a sua loja continuará calculando o frete.
  8. Mostrar coluna Compre Agora: Para autorizar que o cliente compre seus produtos diretamente pela lista de exibição, digite 1 (um). Caso não queira este formato, digite 0 (zero).
  9. Exibir filtros categorias/ fabricantes: Habilite este recurso digitando 1 (um). Para desabilitar o mesmo, caso queira, digite 0 (zero).
  10. Escolha a localização dos botões Anterior/ Próximo: É possível manter este botão no início da página digitando 1 (um). Para utilizar os botões no final da página, digite 2 (dois), e para utilizar ambos os recursos, digite 3 (três).

Estoque – É possível expor por intermédio deste setor as informações relacionadas ao estoque dos seus produtos aos clientes quando estes estiverem realizando suas compras.

  1. Checar Estoque: Defina (true) para que o seu sistema cheque o estoque quando uma compra for realizada. Caso não queira utilizar este recurso, defina (false).
  2. Subtrair do Estoque: Defina (true) para que o sistema subtraia do seu estoque em tempo real os produtos envolvidos em cada venda realizada. Caso não queira utilizar este formato, informe (false).
  3. Permitir ir ao caixa: É possível autorizar que o cliente realize uma compra mesmo quando o produto envolvido não conste em seu estoque, defina este recurso como (true). Caso não deseje autorizar este recurso, defina (false).
  4. Marcar produtos fora do estoque: Caso você deseje que os produtos que estejam sem estoque sejam evidenciados você deve definir esta configuração aqui, geralmente utiliza-se “***”. Portanto mantenha este recurso.
  5. Estoque baixo: Defina aqui a quantidade crítica (valor considerado mínimo) de estoque para a sua loja. Desta forma será possível visualizar que os produtos estão em quantidade reduzidas. Informe a quantidade 5 (cinco).

Registro – Neste setor, registramos todas as informações de acesso efetuadas pelo usuário.

  1. Analisar o tempo na página da loja: Escolha (true) para que seja possível armazenar o tempo que a página possa ser analisada.
  2. Destino do log: É o diretório e nome do arquivo da página que analisará o tempo do log. Não recomendamos que você altere esta opção.
  3. Formato da data do log: Formato da data do log.
  4. Mostrar a página analise tempo: Mostra a página análise tempo (deve estar habilitado), escolha (true) para sim ou (false) para não.
  5. Armazene as informações do banco de dados: Armazena as informações do banco de dados na página análise do tempo do log (somente no PHP4), escolha (true) para utilizar este recurso ou (false) para não usufruir de tal configuração.

Cache – Aqui é disponível um bloco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente.

  1. Usar Cache: Se você desejar que sua loja OsCommerce utilize cache escolha (true) para armazenar este conteúdo. Marque (false) para não utilizar esta função.
  2. Diretório do cache: É o caminho da pasta onde o cache de sua loja será armazenado, não recomendamos alterar a pasta padrão: /tmp/. Ou seja, mantenha este padrão já utilizado.

Configurações de E-mail – Nesta opção definimos as características do serviço de e-mail utilizado pela sua loja.

  1. E-Mail método de envio: Defina se este servidor usa uma conexão local para sendmail ou usa uma conexão de SMTP via TCP/IP. Os servidores que executam em Windows e MacOS deverão mudar a configuração para SMTP. Portanto esta configuração irá variar de acordo com o sistema utilizado.
  2. E-Mail Linefeeds: Define a seqüência de caracteres que costuma separar cabeçalhos do email. mantenha a atual configuração já utilizada.
  3. Use MIME HTML quando enviar Emails: Para enviar e-mails em formato HTML, escolha (true). Caso você não queira utilizar este padrão HTML, marque (false).
  4. Verifique endereços de E-mail por DNS: Para verificar endereço de e-mail por um servidor de DNS, marque (true) .Marque (false) para não utilizar este este recurso. Indicamos a utilização da opção (false).
  5. Enviar E-mails: Para manter o envio de e-mails, escolha (true). Para não executar o envio das mensagens, marque (false).
Manual Administrativo osCommerce – Parte 2
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1 COMENTÁRIO

  1. Deu problema no meu oscommerce e perdi as informações de todos os clientes que haviam comprado na loja. Tenho um backup antigo, alguem sabe me dizer qual arquivo vai conter o registros dos usuarios? Preciso de pelo menos e-mail deles para poder solicitar novo cadastro.. alguem ajuda?

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