Marketing digital para pequenas empresas

É cada vez maior a busca por soluções de marketing digital para pequenas empresas nos dias de hoje. Não é para menos.

O Brasil conta atualmente com oitenta milhões de Internautas e empresário algum pode se dar ao luxo de ignorar um público desses.

Mais ainda, o mercado do marketing online não se restringe aos usuários de computadores, pois os dispositivos móveis como smartphones e tablets já possuem 53 milhões de usuários acessando a Internet através deles.

Por que a opção pelo marketing digital para PMEs?

A aplicação ou não de estratégias de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção e sim uma imposição do mercado. Da mesma forma que a empresa ter ou não um site já é discussão passada, estar ou não presente no ambiente do marketing online também já é uma questão de sobrevivência para as PMEs.

Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um público que atualmente realmente faz toda a diferença. Com a convergência digital, querendo ao não todos estão, de alguma forma conectados, seja em seus computadores, smartphones, tablets ou vídeo games. É inevitável. A Internet está por toda parte.

Marketing digital versus Marketing Convencional

Quando indicamos o caminho do marketing digital para pequenas empresas, não estamos de maneira alguma dizendo que você deve ignorar daqui por diante o marketing tradicional, muito pelo contrário, estamos falando na sinergia do marketing digital com o convencional. Os dois se completam e se fortalecem quando usados de forma coordenada.

Um bom plano de marketing digital deve ter como base a integração dos diversos canais disponíveis, tanto no marketing digital como também no marketing convencional, e para isso é necessário entender a função de cada canal em seu ambiente para poder criar a ponte entre um e outro.

Sua empresa ainda não tem um plano de marketing digital?

O primeiro passo para a criação de um plano de marketing digital é definir muito claramente seus objetivos e orçamento disponível. Sem isso você estará simplesmente jogando dinheiro fora em suas ações de marketing online.

Para ter sucesso no marketing digital é preciso identificar claramente seu público alvo, canais utilizados, padrões de utilização e outras características, para então poder desenvolver uma estratégia de marketing online realista e que surta efeito de verdade.

Sua empresa no mundo online

Imagine a quantidade de negócios que sua empresa pode gerar através de uma bem estruturada campanha de e-mail marketing ou então através de uma boa audiência nas redes sociais. Pense no quanto seu negócio poderia lucrar com uma grande exposição nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo.

O marketing digital para pequenas empresas abre portas para um mundo novo de oportunidades de negócios e a conquista de novos mercados que por uma questão até mesmo de logística, o marketing convencional não consegue atingir. São essas as oportunidades que tem levado cada vez mais, pequenos e médios empresários a buscarem as técnicas e ferramentas do marketing online para divulgação de suas empresas na Internet.

A resistência cria um diferencial

O cenário do marketing digital para pequenas empresas é promissor, mas infelizmente alguns empresários ainda resistem à ideia de criar uma presença sólida na Internet, mas essa resistência pode acabar se transformando em um grande diferencial para a sua própria empresa.

Se o seu concorrente resolveu ignorar o potencial publicitário do marketing online, talvez seja essa a chance que você estava esperando para partir para a tomada do mercado que ele vem desprezando nessa área. Já pensou nisso?  A teimosia do seu concorrente pode estar jogando no seu colo uma fatia de mercado que em outras situações lhe custaria caro conquistar. É o marketing digital entrando como diferencial da sua empresa.

A descoberta de um mundo novo

Você pode argumentar que não tem uma estratégia de marketing digital simplesmente porque não conhece as técnicas e ferramentas necessárias para a divulgação da sua empresa na Internet, mas isso não é desculpa.

Até bem poucos anos atrás sua empresa não tinha nem computador e muito menos acesso à Internet, mas você e seus colaboradores aprenderam a usar essa nova ferramenta, concorda? Por que com o marketing digital seria diferente?

Você pode até mesmo partir para a terceirização desse serviço, mas nós sabemos que ninguém melhor para conhecer sua empresa e seus clientes, do que você mesmo. Por isso, porque arcar com os custos de uma agência digital se você pode capacitar seus colaboradores para desempenharem essa tarefa de forma profissional? Pense nisso.

Histórias que se repetem

Durante nossos cursos de marketing digital sempre temos a oportunidade de ouvir histórias de sucesso que vem confirmando o que acabamos de mostrar. São centenas de empresários que ao ingressarem no mundo do marketing digital para pequenas empresas acabam descobrindo um leque de oportunidades até então desconhecido por eles.

O marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade no Brasil e ignorar esse novo componente do mundo negocial pode custar muito cara aos seus negócios.

Fonte: Academia do Marketing

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here