Marketing Pessoal nas Mídias Sociais

Como criar seu marketing pessoal nas mídias sociais. Dicas para quem deseja criar uma presença pessoal nas redes sociais.Em um mundo cada vez mais conectado, o marketing pessoal nas redes sociais passou a ser fundamental para a promoção pessoal e atualmente é uma obrigação e não mais apenas uma opção de promoção pessoal. Cada vez mais a referência do mundo moderno se encaminha para as redes sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas redes sociais ganha cada vez mais importância, principalmente no mundo corporativo. Porém, ter uma presença nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital.

Atualmente, a pesquisa por informações profissionais passa obrigatoriamente pelas redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn e por isso o marketing pessoal nas mídias sociais é tão importante nos dias de hoje.

Planejando seu marketing pessoal nas mídias sociais

Como em qualquer campanha de marketing nas mídias sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico. Muita gente ao ouvir isso pensa que essa abordagem tira a espontaneidade do perfil e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim. O marketing pessoal nas mídias sociais precisa ser estruturado por um único motivo: ele também possui uma meta a ser alcançada, que é a projeção pessoal, e como nós sabemos, para se atingir um determinado objetivo é necessário um planejamento prévio. Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais. Simples assim.

Obviamente esse planejamento é bem mais fácil de ser feito do que o planejamento de uma campanha online para promoção de um produto ou empresa, pois os objetivos são bem mais específicos.

Os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas mídias sociais

Qualquer ação de marketing pessoal nas redes sociais tem um objetivo claro divulgar quem é o profissional, dando uma prévia de quem é a pessoa, quais são suas habilidades e expertises, aspirações profissionais e o que vem sendo feito para alcançá-las. Basicamente, é o que fazemos quando estamos trabalhando uma campanha de marketing político eleitoral. Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:

  • Promoção da marca pessoal nas redes sociais;
  • Divulgação de trabalhos e realizações;
  • Criar laços de relacionamento com outros profissionais.

Traçando estratégias de marketing pessoal nas mídias sociais

Antes de sair por ai criando blogs e perfis, detalhe qual será sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais. Minha sugestão inicial é que você defina o tipo de conteúdo que irá publicar, a linha editorial em cada rede social, a frequência de publicação e como será feita a interação com o público. Para os profissionais de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você.

Obviamente nossa campanha de marketing pessoal pode ter uma estrutura mais elaborada (Google Analytics no blog pessoal não é exagero), mas o essencial é estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando as armadilhas do marketing pessoal na Internet, que são muitas. O importante é ter uma diretriz

Seu marketing pessoal nas mídias sociais é uma verdadeira carta de apresentação, portanto, cuide bem dela.

Marketing Pessoal nas Mídias Sociais
Avalie este artigo

3 COMENTÁRIOS

  1. É interessante observar que quanto mais pesquisas e mais estudos, mais o poder da intelectualidade. Quero parabenizá-los, pois busco uma forma de melhorar o meu marketing pessoal nas redes sociais, e assim, como esse artigo eu vejo muitos outros interessantes. Isso tem me ajudado na constante busca pelo melhor planejamento do meu futuro profissional.

  2. Muito bom o artigo, atualmente, não é somente a aparência que pode prejudicar o profissional. Como dito no artigo não são mais raras as vezes em que os recrutadores investigam os perfis sociais para ter uma melhor visão das características dos candidatos. Portanto, é importante estar atento a alguns cuidados, pois, da mesma forma que pode ser usado de forma positiva, um perfil no Twitter, Facebook ou Linkedin pode gerar um efeito contrário e acabar atrapalhando a carreira.

    Mais uma vez deixo meus parabéns pelo artigo.

    Equipe Qualifica

  3. Ótimo artigo, é extremamente importante o bom uso das mídias sociais atualmente em nossos projetos, tanto para atrair mais público, mas para também como uma especie de portfólio online do nosso trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here