Métricas sobre clientes em uma loja virtual

Uma loja virtual precisa monitorar o seu progresso diariamente. Dia após dia o desempenho precisa ser observado e novas estratégias precisam ser elaboradas no intuito de alavancar o desempenho da loja.

Pensando nisso, nós da Rakuten elaboramos para você uma lista de dez métricas que precisam ser observadas diariamente para que sua loja virtual consiga superar o desafio do constante crescimento.

Análise de tráfego

A primeira coisa que você precisa entender é como os visitantes vieram parar na sua loja. Em uma loja física é comum os vendedores perguntarem aos clientes como os descobriu.

No e-commerce existem ferramentas que permitem essa análise que vai desde a origem do usuário, passando pelos produtos mais visitados, até os produtos que são mais lucrativos para a empresa.

Atenção ao e-mail marketing

Não adianta você enviar um ou outro e-mail marketing para o cliente. Você precisa ter uma periodicidade de envio de e-mail marketing. O ideal é que cada perfil de clientes receba entre dois e três e-mails por semana. E não de vez em quando.

Somente assim você conseguirá mensurar a qualidade das estatísticas de envio de uma maneira que realmente mostre resultado. Caso contrário, o e-mail marketing nunca irá surtir efeito.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição (ou bounce rate) é o percentual de pessoas que deixam seu site logo na primeira página. Ou seja, olham e vão embora. Essa taxa é calculada com base nos sites que redirecionam seus usuários para a sua loja. Por isso é muito importante saber direcionar o usuário certo para que a visita valha a pena.

Se necessário, revise o seu programa de afiliados, seus links patrocinados para tentar normalizar a taxa a um percentual aceitável. Além de não dar resultado, uma alta taxa de rejeição mostra que você pode estar desperdiçando dinheiro em campanhas que não valem a pena.

Monitore a sua reputação

Você sabe o que as pessoas estão falando a respeito da sua loja? Monitore o que as pessoas estão falando de você na internet. Sites de reclamações, redes sociais e sites de avaliação de lojas virtuais.

Uma referência negativa de um usuário, ou de um site em algum lugar pode ferir a reputação de sua loja. Portanto, interaja e monitore sempre o que as pessoas estão falando sobre a sua marca.

Fique de olho nas buscas

30% das pessoas da razões porque uma pessoa desiste de comprar em uma loja virtual tem a ver com o fato do visitante não encontrar o produto que estava procurando.

E o pior é que muitas vezes a loja tem o produto, mas a busca não está afinada o suficiente para entender o que o consumidor procura. Portando analise as buscas dos consumidores em seu site.

Recuperação das vendas

Você precisa identificar onde os usuários estão abandonando seus carrinhos. Muitas vezes existe dificuldade em alguma das etapas do processo de compras, pode ser a falta de informação sobre o frete no carrinho de compras, ou a falta de informação técnica na página de detalhe do produto.

Ao detectar a razão porque os clientes abandonam seus carrinhos, você precisa identificar as causas dos problemas para que seja possível reverter a situação.

Monitore a concorrência

É preciso saber como a concorrência se comporta. Isso é essencial. Por isso, cadastre-se nas lojas concorrentes e veja como eles se comportam no envio de e-mail marketing, de promoções personalizadas e como eles divulgam seus produtos.

É importante você saber como a concorrência trata o consumidor. O que o site oferece, quais são as suas promoções diárias, preços e condições.

A taxa de cliques está aumentando?

Você precisa saber até onde os seus anúncios e suas campanhas estão funcionando. É preciso monitoramento constante para saber como eles atingem os visitantes. E também é preciso saber como o visitante se comporta perante o anúncio.

Top Rated

Você precisa monitorar constantemente os produtos mais vendidos para entender porque eles são os produtos mais vendidos. Uma promoção, lançamento esperado, ou algum evento sazonal podem estar ligados às vendas e é preciso ficar por dentro disso. Por outro lado é preciso saber o que vende menos. E tentar entender porque não está vendendo.

E é necessário elaborar uma estratégia para dar giro a esses produtos. Portanto, não deixe de monitorar de perto esses fatores que impactam diretamente no faturamento e no desempenho de sua loja.

Ciclo de vida da loja virtual

Assim como um produto nasce, cresce, atinge a maturidade e morre, pode acontecer o mesmo com uma loja virtual. Portanto fique atento ao seu desempenho. Fique atento às inovações, novidades de design e tecnologias de aprimoramento disponíveis no mercado. Quando você é interessante, e cheio de novidades sempre haverá clientes querendo fazer negócios com você. Esses são apenas alguns dos fatores que precisam ser observados diariamente para assegurar que as operações de sua loja virtual estejam em crescimento. Portanto, fique atento aos indicadores, e quando eles não estiverem correspondendo às metas, trabalhe rápido para reverter o resultado.

Fonte: Blog Rakuten

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