Nasce Um Gigante – Pão de Açúcar & Casas Bahia

Na última sexta-feira foi anunciada a fusão entre as Casas Bahia e o grupo Pão de Açúcar que vão criar um grupo de e-commerce que reunirá as lojas online www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e www.casasbahia.com.br . As três marcas serão preservadas, mas administradas por uma nova empresa, ainda sem nome definido. Trata-se da maior operação entre empresas ligadas ao e-commerce brasileiro e que demonstra o potencial deste mercado. Nenhuma delas é ingênua e sabem o que tem a ganhar no mercado ainda incipiente no Brasil.

A nova empresa online terá seu capital distribuído em 83% para os atuais sócios do Pão de Açúcar e 17% para os controladores das Casas Bahia. Durante encontro com jornalistas os diretores de ambas companhias disseram que vão unificar suas operações on-line e infra estrutura de tecnologia da informação. O grupo não soube dizer qual será o valor economizado com a sinergia das operações de TI. Uma coisa se sabe, uma tem muito a ensinar à outra.

A expectativa da gigante do e-commerce brasileiro que nasce com a fusão das três lojas,  Extra, Ponto Frio e Casas Bahia é de um faturamento já em 2010 de pelo menos R$ 2 bilhões. A nova empresa on-line deve rivalizar com o grupo B2W, resultado da fusão das Lojas Americanas e Submarino, que até agora ocupava o trono do e-commerce brasileiro. A B2W sofreu uma pesada queda nos preços de suas ações logo após ao anúncio da fusão das duas mega-varejistas.

Juntas, as duas empresas somam 1.015 lojas físicas espalhadas por 337 municípios em 18 estados. A operação cria um novo líder brasileiro no varejo físico, já que a soma do faturamento de Pão de Açúcar e Casas Bahia colocam o grupo à frente do Carrefour, que não expressa nenhuma reação relevante em termos de investimentos no varejo on-line.
O Que Isso Significa?

Quando empresas deste porte partem para operações tão arrojadas é sinal que existe um imenso mercado a ser explorado. O Grupo Pão de Açúcar pagou caro pelo seu pioneirismo no comércio eletrônico de grande escala, mas aprendeu bastante, dando a volta por cima e viabilizando economicamente suas atividades no mundo digital. Isso o deu a exata proporção do que era possível e talvez o fôlego para propor e concretizar parcerias. A fusão com a Casas Bahia consolida a aposta das duas empresas no e-commerce brasileiro e dá uma demonstração do potencial deste mercado.

A presença de um gigante como esse não significa o fim de oportunidades para empresas menores, muito pelo contrário. Com a participação de grandes empresas como o Pão de Açúcar e Casas Bahia, o público desenvolve uma “cultura de compras” pela internet, que leva a mais negócios em todo o segmento, principalmente em nichos de mercado. A Teoria da Cauda Longa se faz presente e abre novos mercados para os pequenos e médios e-empreendedores.

A presença de grades lojistas digitais, no atual momento do e-commerce brasileiro, leva este mercado a níveis de confiança ainda maiores e abre oportunidades para cada vez mais empresas participarem dos negócios on-line.

Movimentação Atípica de Preços nas Bolsas de Valores

As ações preferenciais do Pão de Açúcar registram forte alta de 8,50%, negociadas a R$ 61,79, em conseqüência do anúncio da associação com a Casas Bahia. O modelo da operação surpreendeu, com a integração das atividades do Extra Eletro e da Casas Bahia no Ponto Frio/Globex. As ações da Globex, que não tem uma grande negociação na Bolsa de Valores abriram em forte alta. Por volta das 12h30 de sexta-feira, os preços das ações disparavam 23,40%, para R$ 17,88. O valor dos negócios com ações da empresa era de R$ 3,69 milhões, mais que o triplo do dia anterior ao anúncio da fusão, quando a ação disparou 35%, provavelmente por conta de investidores que já desconfiavam da operação.

A Comissão de Valores Mobiliários deverá investigar a movimentação atípica de preços e volumes de ações negociadas para avaliar um possível vazamento de informações que tenha beneficiado alguns investidores. A investigação será altamente benéfica, inclusive para os investidores estrangeiros que vêem no mercado brasileiro um grande potencial para o comércio eletrônico. Nada mais profilático do que a luz do Sol.

Cadastre seu e-mail em nosso Boletim Informativo ou assinar nosso Feed Completo
Novo Gigante No E-Commerce
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here