Os Benefícios da Computação em Nuvem – Cloud Computing

O que é cloud computingUma nova tecnologia em termos de hosting vem ganhando destaque no mercado de hospedagem de sites brasileiro, é a Computação em Nuvem, ou Cloud Computing. Este tipo de web hosting, disponibilizado por vários provedores de hospedagem no Brasil, é uma tecnologia que permite que os usuários consigam controlar aplicativos e ter acesso aos seus arquivos armazenados no datacenter de um provedor de hospedagem utilizando qualquer computador que tenha acesso à internet. Cloud Computing permite que o usuário tenha mais controle, com a eficiência da tecnologia em computação, reunindo memória, armazenamento de largura de banda e processamento. É uma tecnologia que "emula" um processo de dedicated hosting.

Gmail e Yahoo são bons exemplos de computação em nuvem, já que não há uma necessidade de um servidor ou software para utilizá-los: O único tipo de software ou hardware que você precisa é uma conexão com a internet para poder enviar e-mails. A gestão e o servidor de e-mail estão na internet e podem ser gerenciadas pelo Yahoo, Google ou um serviço parecido. O cliente pode usar esse tipo de software e desfrutar dos benefícios da sua utilização. Há três divisões dentro da computação em nuvem. São elas: aplicativos, plataformas e infra-estrutura. Qualquer um desses serviços de clou computing oferece um tipo diferente de resultado para empresas e indivíduos em todo o mundo. Aplicativos – Os benefícios da utilização da tecnologia de cloud computing na hospedagem de sites ajudou a reduzir os custos de muitas empresas, já que eles não têm de lidar com os custos de manutenção, licenças e hardware necessários para rodar tudo em um servidor local. As empresas estão mais propensas a executar este de forma mais produtiva a partir de uma perspectiva mais abrangente dentro da computação.

Plataformas – Essa tecnologia de web hosting permite que os usuários finais possam chegar às aplicações que estão em servidores centralizados, servindo como uma ponte que liga o aplicativo diretamente ao usuário.

Infra-estrutura – Esta é como o centro de todo o conceito. Ela permite ao usuário construir aplicações: como o Google Gears. Outra rede que a utiliza é a Amazon.com (AMZN) – “Armazenamento da nuvem”

Cloud computing é uma ótima maneira de economizar dinheiro quando se trata de provedor de hospedagem, tendo em vista que este tipo de tecnologia garante praticidade e versatilidade para os sistemas na maioria das pequenas e grandes empresas. O mercado de hosting brasileiro não parou no tempo, mas em se tratando de hospedagem profissional, ainda temos muito a evoluir.

O Que é Cloud Computing – Computação em Nuvem
Avalie este artigo

5 COMENTÁRIOS

  1. “Gmail e Yahoo são bons exemplos de computação em nuvem, já que não há uma necessidade de um servidor ou software para utilizá-los:” não precisa de servidor não. Eles estão na nuvem! qta abobrinha

  2. Quando eu era revendedor de hospedagem podia usufruir de todas estas vantagens, meu provedor tem API, então todos os sites de meus clientes possuíam diversos recursos ricos e este era o meu diferencial.

    Bom, como a hospedagem começou a ficar mais cara do que o meu ganho, então passei os clientes pra frente e estou apenas como freelancer, então perdi tudo isso ;/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here