O Que É Landing Page – Estratégias de SEM

Landing Page, que pode ser traduzida como “página de pouso”, é mais literal do que pode parecer em princípio. A landing page é a página de destino de qualquer campanha de marketing digital seja qual for o ponto de partida. Pode ser uma página alcançada através do clique em um banner, um e-mail marketing, um anúncio de link patrocinado entre outras tantas e infinitas possibilidades oferecidas por técnicas de SEM. O mais importante é que a  landing page tem que representar em seu conteúdo exatamente a expectativa do usuário quando clicou, afinal de contas ela foi criada com este único propósito.

A conversão de um click é o objetivo de toda e qualquer campanha de marketing on-line. Pode ser uma venda, o preenchimento de um cadastro, a resposta de uma enquete, acesso ao site ou qualquer outra ação que satisfaça o objetivo da campanha. A landing page tem a função de aproximar o usuário da conversão, estimular a ação pretendida na campanha de marketing on-line.

Se você realiza uma campanha de links patrocinados, por exemplo, para “Celulares XYZ a partir de R$ X”, o clique não pode levar o usuário para a pagina inicial do seu site ou para a seção de vestuário da sua loja. O clique no anúncio deve levar o usuário diretamente à sua página de celulares, já hierarquizada do menor para o maior preço, supondo que a campanha tenha sido montada na possibilidade de valores mais baixos. A landing page é pontual e deve satisfazer exatamente à curiosidade do internauta no item específico que você anunciou.
Se a sua campanha de marketing digital supostamente fosse para “Impressora da Marca Y, por apenas R$ X” o clique deve levar o usuário diretamente à página da Impressora da Marca Y. Caso haja a ganância de vender algo de maior valor e você tentar levar o usuário para uma página com toda a variedade de impressoras de diferentes tipos, marcas e preços, você não entregou a seu usuário o conteúdo que implicitamente prometeu e a chance de distração e da conseqüente não efetivação da compra aumenta exponencialmente.

Repare na sutileza da diferença entre as duas campanhas. Enquanto no primeiro caso você, em função do que colocou no anúncio pode levar o usuário para uma página com várias ofertas, no segundo caso você deve ser mais pontual ainda, levando o usuário para a página específica do produto anunciado. tentar iludir o consumidor, além de desonestidade é um verdadeiro suicídio comercial, principalmente em se tratando de e-commerce. Se você ofereceu a oferta de um celular, não tente vender uma calça ou sabonete, o e-consumidor não está interessado nisso no momento. Não seja chato.

O responsável pela administração de um e-commerce deve considerar que tudo na landing page deve ser minuciosamente planejado para que o usuário realize a conversão, ou seja, tudo que possa distraí-lo deste objetivo, deve ser suprimido.

As landing pages são muito importantes para o sucesso de uma campanha de marketing via internet e por isso mesmo ganham cada vez mais destaque nos cursos sobre marketing digital em todo o mundo, pois as técnicas são muitas e o poder de conversão destas páginas é imenso quando bem elaboradas.

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