O que é Webwriting e sua importância no desenvolvimento de conteúdo online

Se você ainda não sabe o que é Webwriting, não se preocupe, pois esse é um termo que realmente ainda provoca muitas dúvidas, principalmente por ser extremamente técnico e ainda restrito a um grupo de profissionais.

A dinâmica da Internet cria demandas de uma forma muito rápida e entre estas demandas estava a do desenvolvimento de conteúdos que se adaptassem a este novo formato de mídia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting.

Talvez, parte da confusão sobre o que é Webwriting venha do fato de que a tradução literal do termo remeta a escrita, o elemento texto do conteúdo publicado na Internet. O problema é que na verdade, as técnicas e ferramentas envolvidas vão muito além do texto.

Como já discutimos em outros artigos aqui no site, a criação de conteúdo para o ambiente o ambiente online, envolve além do texto, outros elementos que compõem o conjunto da informação digital.

Entre estes elementos, podemos destacar a disposição do conteúdo, formato da página, elementos de imagem e questões relativas à facilidade de ser encontrado pelas ferramentas de busca, como no caso do SEO.

Webwriting é justamente isso, a união de todos estes aspectos da produção online em um conjunto de procedimentos que visam conseguir o máximo em termos do que é publicado em sites de conteúdo, portais de notícias, blogs e lojas virtuais.

Definição do que é Webwriting

O que é WebwritingAgora que você já tem uma ideia inicial de o que é Webwriting vamos mergulhar um pouco mais a fundo nesta questão e estabelecer sua definição e princípios.

A definição de Webwriting vem mudando nos últimos tempos, acompanhando a evolução da comunicação online. O consenso, entre todas as definições existentes na Internet seria:

“Webwriting é um conjunto de técnicas aplicadas ao texto e demais elementos digitais, que têm como objetivo a produção de conteúdo online de qualidade, objetivo, organizado e de fácil acesso.”

Se você analisar bem, a definição de Webwriting apresentada aqui, é uma versão adaptada ao mundo digital, do que seriam as melhores práticas de redação e escrita. A única diferença é que foram incorporados elementos e exigências para que estas práticas se adaptassem ao ambiente digital.

Os princípios do Webwriting

Baseado na definição sobre o que é Webwriting, podemos definir claramente os quatro princípios deste conjunto de técnicas:

  • O princípio da Acessibilidade
  • O princípio da Objetividade
  • O princípio da Navegabilidade
  • O princípio da Encontrabilidade

O princípio da Acessibilidade no Webwriting

O princípio da Acessibilidade passa muito mais pela diagramação do que pelo conteúdo do texto em si. Nesse item, cuidamos da forma como o nosso conteúdo pode ser facilmente acessado pelos visitantes de um site.

O Webwriting não diz respeito exclusivamente a redatores, mas também a designers e especialistas em usabilidade. Sabemos que um site poluído é desanimador para quem o visita, por isso devemos tornar a informação facilmente acessível.

O princípio da Objetividade no Webwriting

O princípio da Objetividade diz respeito a entrega rápida e objetiva da informação através de textos claros e objetivos que de certa forma saciam a curiosidade do internauta já em suas primeiras frases.

Para entendermos o que é Webwriting precisamos analisar o ambiente atual da comunicação. As pessoas são bombardeadas por informações e na pressa, exigem que ela seja disponibilizada de forma muito rápida.

O princípio da Navegabilidade no Webwriting

O princípio da Navegabilidade se confunde de certa forma com a arquitetura da informação de um site. O conteúdo precisa ser organizado de forma a seduzir o visitante do site a consumi-lo em maior profundidade e por isso, é preciso estar atento também a esse critério.

A questão da navegabilidade não se refere apenas à estrutura do site, com suas seções e categorias de assuntos, mas também a forma que você distribui a informação durante o desenrolar do texto e como essa informação se conecta a outras através de links distribuídos pelo conteúdo.

O princípio da Encontrabilidade no Webwriting

O princípio da Encontrabilidade é o mais novo integrante da turma e foi agregado a este conjunto em função da crescente importância que o marketing de busca vem ganhando no cenário da comunicação online.

O velho ditado “quem não é visto não é lembrado” se faz presente nos dias de hoje no mundo online. Se as pessoas não conseguem localizar o seu conteúdo nas ferramentas de busca, dificilmente ele conseguirá ter o alcance desejado, e em pouco tempo cairá no esquecimento.

Por isso, podemos incluir neste item, as técnicas de SEO aplicadas ao desenvolvimento do conteúdo jornalístico e editorial, como elemento fundamental das boas práticas do Webwriting.

Agora que você já sabe o que é Webwriting e conhece seus princípios e aplicações, o que acha de incorporar esse conjunto de técnicas ao seu trabalho para melhorar a qualidade e sua exposição nos meios digitais?

Por Alberto Valle no blog da Livraria do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here