O que os brasileiros comprarão em 2013

O que os brasileiros comprarão em 2013O IBOPE acaba de divulgar os resultados de uma nova pesquisa sobre os hábitos de compra dos brasileiros que abrangeu 27 milhões de domicílios no país.

De acordo com os resultados dessa pesquisa, os produtos que os brasileiros afirmaram mais terem comprado nos últimos 12 meses são os seguintes:

  • Celulares – 20%
  • Televisores – 11%
  • Computadores de mesa/notebooks – 9%
  • Câmeras digitais – 6%
  • Refrigeradores – 5%
  • Aparelhos de DVD – 4%

Veja o que os brasileiros pretendem comprar este ano:

  • Televisores – 8%
  • Celulares – 5%
  • Computadores de mesa/notebooks – 5%
  • Refrigeradores – 5%
  • Máquinas de lavar roupa – 5%
  • Fornos de microondas – 4%
  • Câmeras digitais – 3%

Acompanhando a onda

No entanto, esses não foram os únicos produtos incluídos nas listas de compras dos brasileiros em 2013. A pesquisa revelou que 29% dos 71 milhões de brasileiros que vivem em áreas metropolitanas pretendem comprar um carro em 2013. Em termos de classe socioeconômica, 37% dos brasileiros das classes A/B planejam comprar um carro em 2013, enquanto 25% dos pertencentes à classe C e 17% dos incluídos nas classes D/E têm planos de comprar um carro este ano.

Mídias mais influentes para compradores brasileiros de carros

No que se refere às fontes de informações que têm um impacto sobre a decisão de brasileiros da classe A/B de comprar um carro, as principais mídias citadas na pesquisa são as promoções por mala direta (76%), as revistas (74%) e a internet (70%). Curiosamente, o rádio (57%), os jornais (56%) e a publicidade exterior (56%) influenciaram mais as decisões de compra de automóveis de brasileiros das classes A/B que a televisão (47%).

Para a classe C, atualmente composta por 103 milhões de pessoas cujo poder de compra em 2015 será maior que o das classes A e B combinadas, a publicidade exterior foi o meio que mais influenciou a decisão de comprar um carro (44%). O rádio (43%) ficou em segundo lugar, seguido pela televisão (42%), pelos jornais (41%), pela internet (30%) e pelas revistas (23%).

Para as classes D/E, a televisão foi o meio que mais impactou a decisão de comprar um automóvel (11%), enquanto as demais formas de mídia geraram resultados de um dígito apenas.

Fonte: US Media Consulting

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