E-Commerce em Ascensão no Brasil

Oportunidades para ecommerce noBrasilAs vendas pela internet estão fazendo a cabeça do brasileiro, aliam comodidade, agilidade e conforto, além da facilidade de pesquisar preços e decidir pela compra em poucos cliques. Em 2009 esse mercado movimentou cerca de R$ 2 bilhões e a estimativa é que esse número cresça até 30% em 2010. Datas comemorativas como o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e Dia dos Pais alcançam picos de vendas e batem recordes anualmente. Este ano, a média no incremento das vendas nestas datas tem sido de 40%.

Na opinião de Gerson Rolin, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, um pequeno empresário não corre o risco de falir se não tiver um braço para vender na internet, mas estará perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas. A dica do diretor ao pequeno e médio empresário é apostar no atendimento aos nichos de mercado. “O pequeno tem essa vantagem, pois consegue entregar um produto personalizado com um preço adequado”, explica. Demanda que grandes empresas muitas vezes não possui flexibilidade para atender ou não tem interesse por falta de escala.

Se você está interessado em abrir um ponto de venda eletrônico, mas não sabe por onde começar, Gerson explica que há três pilares fundamentais para estruturar a sua operação:

  • Definir um plano de ferramentas de web marketing a serem utilizadas, bem como reservar um orçamento específico para esta ação;
  • Estabelecer uma logística adequada para a entrega dos produtos;
  • Ter um sistema de compra por cartão de crédito, uma vez que no Brasil 80% das vendas são feitas por cartão de crédito.

“Muitas vezes essas ações não fazem parte da vida offline do pequeno empresário, mas ele não vai existir na net sem essas ferramentas”, alerta o especialista. A falta de planejamento – leia artigo –  é o erro mais comum do pequeno e médio empresário brasileiro ao iniciar uma operação de comércio eletrônico. “Não é porque é simples e o investimento é pequeno que não precisa planejar. É fundamental um planejamento estratégico bem feito com estudo de mercado e de aceitação de produto”, completa Rolin. O diretor destaca também a necessidade de uma estratégia de proteção contra fraude online. Para quem está começando, opções de gateways de pagamento como o PagSeguro Uol podem ser uma ótima alternativa.

De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, os custos para montar um ponto de venda eletrônico variam de acordo com número de produtos oferecidos, o tipo de plataforma de e-commerce utilizada entre outras variáveis. Para uma loja simples, o template fica em torno de mil reais além de uma manutenção mensal a partir de 100 reais.

Para auxiliar o empresário interessado em investir em e-commerce, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico realiza o Ciclo MPE.net, uma série de palestras gratuitas com especialistas no tema que percorrem o Brasil para esclarecer dúvidas, apresentar casos de sucesso e dar subsídios para que os empreendedores possam investir nesse setor com mais propriedade e segurança.

Para quem já se decidiu pela empreitada e quer conhecer mais profundamente o assunto, a opção é a realização de um curso especializado na área como o de planejamento de lojas virtuais, oferecido pelo Curso de E-Commerce, que já se tornou um referencial no setor.

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