Oportunidades no e-commerce de moda plus size

Oportunidades no e-commerce de moda plus size
E-commerce de Moda Plus Size

Quando se fala em e-commerce de moda plus size deve-se estar preparado para entender esse mercado que já é considerável no Brasil. Embora esse nicho de mercado no comércio eletrônico ainda seja pouco explorado por aqui, as lojas virtuais voltadas para o publico que usa modelos tamanho GG estão se expandindo e representam uma ótima oportunidade para os novos empreendedores digitais.

Muito embora o e-commerce de moda plus size possa parecer apenas uma questão de numeração, ele na verdade é um mercado que possui diversas peculiaridades. Não se trata apenas de pegar o modelo tradicional aplicado ao e-commerce de moda e montar uma loja virtual que trabalha com tamanhos de 48 a 56 e pronto. A moda GG tem características próprias que precisam ser muito bem analisadas e entendidas.

E-commerce de moda plus size cresce no país

O público-alvo desse segmento do comércio eletrônico, principalmente as mulheres, está cada vez mais exigente e sofisticado, o que cria uma ótima oportunidade para os novos empreendedores. E por se tratar de um nicho de mercado, esse ingresso fica ainda mais fácil, já que não contará com a concorrência dos grandes varejistas já estabelecidos.

É o caso, por exemplo, da Posthaus que no primeiro quadrimestre de 2012, segundo matéria matéria publicada aqui em nosso site, registrou um incremento de nada mais nada menos que 296% no segmento de moda plus size de sua loja virtual, muito a frente do segmento de vestidos, o segundo colocado em desempenho com 92% de incremento nas vendas.

As vantagens oferecidas pelas lojas virtuais para tamanhos maiores

Uma das grandes vantagens do e-commerce de moda plus size está justamente no fato de ser ainda um segmento incipiente no Brasil. No mundo físico, até mesmo nas grandes capitais, ainda é muito difícil encontrar lojas especializadas nessa faixa de numeração.

A situação de entrar em uma loja e pedir por um número e receber a resposta da vendedora que a loja não trabalha com tamanhos de 48 a 56 é tremendamente constrangedora para muitas mulheres. A própria situação de provar a roupa, é relatada como um obstáculo para compras nas lojas físicas. No e-commerce de moda plus size esses constrangimentos são eliminados e a situação transformada em um ótimo diferencial em relação às compras no mundo físico.

Os segredos do e-commerce plus size

Como em outros nichos de mercado, o sucesso no e-commerce plus size depende da compreensão sobre o público com o qual estamos lidando. Entender as necessidades e anseios do seu público-alvo é essencial para conhecer a fundo seus e-consumidores. E-commerce de moda plus size não significa simplesmente “roupa grande”. As mulheres precisam de roupas não apenas do tamanho do seu corpo, mas do tamanho da sua vaidade.

Uma loja virtual de moda plus size precisa pensar e oferecer roupas projetadas para a mulher cheinha. Isso inclui uma modelagem especialmente voltada para esse público e não somente uma questão de aumentar em alguns centímetros a modelagem oferecida para outros manequins.

Um dos grandes segredos para que está pensando em montar uma loja virtual voltada para o público plus size está em oferecer produtos dedicados, ou seja, moda e acessórios projetados para atender a esse público e não apenas adaptações de outras linhas. A dedicação do mix de produtos é sem dúvida um grande diferencial no e-commerce voltado para esse público.

Outro segredo está no relacionamento. Nesse tipo de loja, é preciso entender que mais do que em outras lojas, o relacionamento com o público precisa de uma atenção especial. Contar com um SAC engajado e uma política de trocas e devoluções ágil é, mais do que em outros segmentos, essencial para o sucesso de uma loja virtual.

Fica lançada a sugestão. Se você está pensando em abrir uma loja virtual de moda e acessórios, a opção pelo e-commerce de moda plus size é uma ideia a ser avaliada com carinho.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce

Oportunidades no e-commerce de moda plus size
Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here