Parceria Serasa Experian e ReclameAQUI

serasa“Confiei na marca e na reputação da empresa no mercado.” Foi assim que Tânia Ribeiro justificou o fato de ter pago – à vista, antecipadamente e seduzida por um desconto – cerca de R$ 5 mil para uma empresa especializada em organizar pacotes voltados a formandos. Mas a viagem de sua filha, Fernanda, para Cancún não aconteceu. E a notícia da falência da contratada chegou da pior maneira possível: no check-in do aeroporto. A empresa fechou as portas em julho de 2012, lesando dezenas de famílias. Caso, na época da contratação a consumidora contasse com a possibilidade de verificar o CNPJ da operadora turística, teria pensado duas vezes antes de assinar o contrato: segundo dados da Serasa Experian, a empresa já tinha várias pendências financeiras e ações judiciais.

A frustração e os prejuízos de fatos como esse agora já podem ser minimizados para o  consumidor. A Serasa Experian desenvolveu um serviço que fornece informações sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, telefone, participação societária, faturamento, falências e a existência legal da companhia consultada. Dessa forma, o consumidor terá respaldo para tomar uma decisão de compra consciente. Por R$ 29,00 a consulta, os consumidores passam a contar, desde já, com um serviço inédito para verificação de empresas.

Pesquisa realizada pelo site ReclameAQUI junto aos usuários revelou que 81% das queixas registradas seriam evitadas se o consumidor verificasse a reputação da prestadora antes de contratar – e pagar – por produtos e serviços. O ReclameAQUI, um dos maiores sites brasileiros de reclamações sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços, é o primeiro distribuidor do novo serviço ao consumidor. ”O motivo que aproximou o ReclameAQUI da Serasa Experian foi a oportunidade de poder dar mais uma opção ao consumidor de se proteger na hora da compra”, afirma o presidente do ReclameAQUI, Mauricio Vargas

O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, aponta que a nova solução abre uma via de acesso entre consumidor e empresa. “Vai permitir aos usuários complementarem suas pesquisas, verificando também a reputação financeira da empresa antes de fechar negócio. Da mesma forma que as companhias avaliam as informações cadastrais e as referências de seus compradores, estes ganham uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, afirma o presidente.

Para Maria Zanforlin, superintendente de Serviços ao consumidor da Serasa Experian, “o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compra de pacotes de viagem, contratação de buffets, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias, etc. O investimento do comprador para realizar as pesquisas é pequeno se compararmos com o prejuízo que uma compra às cegas pode representar”, analisa Zanforlin.

Segundo o presidente do ReclameAQUI, a possibilidade de consultar dados sobre as empresas e obter mais segurança nas compras é uma conquista inigualável do novo consumidor. “O cruzamento das reclamações de milhares de usuários do site com os dados da Serasa Experian deve diminuir em 50% os problemas dos consumidores que consultarem um CNPJ por meio do novo serviços”, afirma o executivo.

Avalie este artigo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA