Pesquisas sobre e-commerce no Brasil

Pesquisas sobre e-commerce. Disponibilidade de dados estatísticos sobre o comércio eletrônico no BrasilAs pesquisas sobre e-commerce e comportamento dos usuários da Internet que costumam acessar sites de comércio eletrônico no Brasil ainda são muito poucas, mas felizmente vemos um movimento mais intenso neste sentido. Comento isso porque sem dúvida alguma, os dados estatísticos do desempenho do segmento do e-commerce são fundamentais para traçarmos estratégias de médio e longo prazo.

As pesquisas sobre e-commerce no exterior

No exterior, em especial nos Estados Unidos, temos acesso a pesquisas sobre e-commerce de variados tópicos relativos ao segmento, criando assim um terreno fértil para os gestores de e-commerce fazerem suas consultas e atualizações. Em função do tamanho do mercado, as pesquisas sobre e-commerce são realizadas por diversas agências e consultorias, que em sua maioria, recebe alguma forma de remuneração pelo acesso aos dados completos. Isso acabou criando um verdadeiro mercado de “pesquisas sobre e-commerce”. E isso gerou um problema.

Qualquer pesquisa sobre dados estatísticos do e-commerce deve seguir uma metodologia coerente e com uma base de pesquisa ampla, o que nem sempre encontramos nelas. Pela necessidade de abastecer o mercado de informações, algumas empresas de pesquisas se desviam das melhores práticas em estatística e acabam apresentando resultados com uma base de dados para pesquisa muito reduzida ou com amostras não bem classificadas.

Portanto, é aconselhável avaliar a metodologia usada na pesquisa analisada para poder determinar o grau de confiabilidade dos resultados.

No Brasil as pesquisas sobre e-commerce crescem

Até pouco tempo, as pesquisas sobre e-commerce no Brasil tinham como único referencial a e-Bit que publica seus resultados no relatório Web Shoppers. Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, outras empresas e institutos de pesquisas, como o Ibope Media passaram a realizar pesquisas sobre comércio eletrônico focadas no mercado brasileiro.

Esse novo momento é importante, porque muitas vezes temos necessidade de buscar informações sobre e-commerce tendo como base, estudos realizados fora do Brasil, o que por vezes enfraquece a confiança nos resultados em função de diferenças sócio culturais e estrutura do próprio mercado.

Ao passarmos a ter um bom número de pesquisas sobre o e-commerce realizados no mercado brasileiro, teremos oportunidade de trabalhar com dados que correspondem a nossa realidade e portanto, bem mais dignos de confiança do que meras adaptações de pesquisas realizadas em um ambiente onde o comércio eletrônico funciona de forma diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here