Precificação Inteligente: Conheça o mercado, a concorrência e conquiste os clientes

Precificação inteligente no e-commerce
Precificação inteligente no e-commerce

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas”.

Uma das mais célebres frases de Sun Tzu retrata uma grande realidade do mundo dos negócios: É preciso haver um conhecimento balanceado entre você e seus concorrentes para se destacar no mercado.

E, com todos os holofotes voltados para o e-commerce, um segmento com potencial ainda em desenvolvimento que movimentou R$ 24,12 bilhões em 2012, estar atento à concorrência é um diferencial para disputar a preferência dos consumidores.

A partir disso, muitas lojas virtuais começaram a monitorar a concorrência. Preços, estoques e promoções eram constantemente observados. No entanto, simplesmente acompanhar não é o suficiente. É preciso agir em cima das informações obtidas sobre o seu mercado, sua concorrência.

Mas para atender essa demanda, a necessidade de algo completo e automatizado era evidente. Havia a necessidade de algo que levasse inteligência para as lojas virtuais reagirem à concorrência de forma 100% automatizada. Eis que surge a Reprecificação Inteligente. Mas, afinal, o que é essa tecnologia?

O conceito da Reprecificação Inteligente

O lojista captura e acompanha em tempo real as informações dos produtos dele e dos concorrentes através dos respectivos sites, comparadores de preço, e-mail marketing, entre outros canais. São analisados preços, promoções, e disponibilidade em estoque.

A partir daí, a loja virtual pode configurar a reprecificação automática, alterando os preços dinamicamente através de critérios pré-definidos, baseados nas ações da concorrência. Além disso, é possível sincronizar alertas que indicam oportunidades.

Porém, diferentemente do que muitos podem supor à primeira vista, reprecificação automática não serve apenas para “baixar preços”. O varejista deve usar tecnologia para melhorar a rentabilidade, através de regras inteligentes por ele aplicadas. As variações de regras são inúmeras e dependerá da estratégia de cada um, desde a diminuição do preço até um aumento, de acordo com a oportunidade e o momento.

Uma das grandes virtudes é a agilidade na tomada de decisão, uma vez que de forma automática, ela aplica a alteração de preços em seu e-commerce juntamente com as campanhas de Google Adwords, por exemplo. Imagine poder aumentar o budget das suas campanhas digitais quando um produto que ele tem esgotar na concorrência ou, também, retirar os investimentos quando faltar um produto dentro da própria loja.

Em resumo, a reprecificação inteligente permite que você tenha agilidade diante do mercado, reduza os seus custos com mão de obra e aumente a sua receita.

“Em operações militares, o terreno é um aliado importante do comandante. Avaliar corretamente a situação do inimigo, criando condições favoráveis para a vitória, e analisar os tipos de terreno e distâncias com muito cuidado são os deveres básicos de um comandante sábio. Aquele que avalia corretamente esses aspectos e sabe aplicá-los, vencerá; aquele que é ignorante nestas normas e não sabe como empregá-las em guerra, será derrotado”.

Parafraseando mais uma vez o sábio Sun Tzu, a reprecificação inteligente pode ser a chave para conhecer o mercado, a concorrência e ganhar destaque frente aos clientes.

Por Ricardo Ramos, CEO da Precifica

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